Cultura ProJovem
por maneco nascimento
Os dias 22 e 23 de agosto, no Salão de Festas do Iate Clube de Teresina, foram tema de ação socioeducativa, facilitada na Mostra ProJovem, com o Tema: Teresina promove Juventude sem drogas.
O evento aconteceu a partir das 8h até às 14h e demostrou as atividades desenvolvidas nos coletivos do Projovem adolescente, durante as oficinas de música, teatro, circo e dança. A Mostra Cultural fez parte dos ritos de homenagem ao aniversário dos 161 anos de Teresina.
Também na programação uma exposição arte visual com resultados em fotografias, pintura em tela, maquetes, materiais artesanais e reciclados, produtos da criação facilitada dos adolescentes e exibição de vídeos ao público sobre as atividades desenvolvidas.
A Mostra envolveu, na mesma ação educativo e cultural, os adolescentes e orientadores sociais do Projovem, membros dos CRAS de Teresina, numa promoção da PMT, SEMTCAS e Fundação Educare.
(ProJovem em dia de ação/divulgação)
por maneco nascimento
Os dias 22 e 23 de agosto, no Salão de Festas do Iate Clube de Teresina, foram tema de ação socioeducativa, facilitada na Mostra ProJovem, com o Tema: Teresina promove Juventude sem drogas.
O evento aconteceu a partir das 8h até às 14h e demostrou as atividades desenvolvidas nos coletivos do Projovem adolescente, durante as oficinas de música, teatro, circo e dança. A Mostra Cultural fez parte dos ritos de homenagem ao aniversário dos 161 anos de Teresina.
Também na programação uma exposição arte visual com resultados em fotografias, pintura em tela, maquetes, materiais artesanais e reciclados, produtos da criação facilitada dos adolescentes e exibição de vídeos ao público sobre as atividades desenvolvidas.
A Mostra envolveu, na mesma ação educativo e cultural, os adolescentes e orientadores sociais do Projovem, membros dos CRAS de Teresina, numa promoção da PMT, SEMTCAS e Fundação Educare.
(ProJovem em dia de ação/divulgação)
O
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Adolescentes e Jovens
de 14 a 17 anos (Projovem Adolescente) se estabelece ao fortalecer a
convivência familiar e comunitária, o retorno dos adolescentes à escola e sua
permanência no sistema de ensino.Desenvolver atividades de estímulo à
convivência social, à participação cidadã e uma formação geral para o mundo do
trabalho é o que abaliza a ação realizada.
Um coletivo de 1200 alunos das zonas norte, sul, leste e sudeste da capital que se representaram através da música, dança, teatro, cultura popular do Reisado e do circo.Entre os facilitadores, Siro Siris orientou seus alunos para a performance “Movimentos para um Palhaço”. Alcides Valeriano trouxe o grupo de Reisado, do NAI Dirceu. Beth Bátalli, entre outros resultados artísticos apresentados, manifestou coreografias com seus alunos.
Os temas desenvolvidos às variações artísticas foram Drogas e Homofobia, com textos de criação livre dos próprios alunos e alunas. Destaque para a encenação de Crispim - a Lenda do Cabeça de Cuia, com texto bem humorado, atualizado e contemporâneo ao contexto do cotidiano irônico e inteligente dos jovens envolvidos na encenação.
As atividades se desenvolveram nesses dois dias, a partir da recepção ao café da manhã e, em seguida, o início dos serviços culturais e diversão acertada, como exercício estimulado pelo Projeto de interação com jovens das comunidades envolvidas.
Temas desenvolvidos para ação dramática, como “À beira do abismo”; “Crispim – a Lenda” e “Homofobia” conseguiram resultado tão satisfatório que, segundo o produtor executivo da Mostra, João Vasconcelos, merecia ser criado um Prêmio a novos autores, já que os alunos demonstram poder criativo para compor os textos que representaram.
Para Vasconcelos, criar um Prêmio aos criadores da Dramaturgia ProJovem seria de significante experiência de valorização do que esses novos artistas incrementam, durante a Mostra ProJovem.
(Público ProJovem, ano de 2012, no Teatro João Paulo II/divulgação)
Um coletivo de 1200 alunos das zonas norte, sul, leste e sudeste da capital que se representaram através da música, dança, teatro, cultura popular do Reisado e do circo.Entre os facilitadores, Siro Siris orientou seus alunos para a performance “Movimentos para um Palhaço”. Alcides Valeriano trouxe o grupo de Reisado, do NAI Dirceu. Beth Bátalli, entre outros resultados artísticos apresentados, manifestou coreografias com seus alunos.
Os temas desenvolvidos às variações artísticas foram Drogas e Homofobia, com textos de criação livre dos próprios alunos e alunas. Destaque para a encenação de Crispim - a Lenda do Cabeça de Cuia, com texto bem humorado, atualizado e contemporâneo ao contexto do cotidiano irônico e inteligente dos jovens envolvidos na encenação.
As atividades se desenvolveram nesses dois dias, a partir da recepção ao café da manhã e, em seguida, o início dos serviços culturais e diversão acertada, como exercício estimulado pelo Projeto de interação com jovens das comunidades envolvidas.
Temas desenvolvidos para ação dramática, como “À beira do abismo”; “Crispim – a Lenda” e “Homofobia” conseguiram resultado tão satisfatório que, segundo o produtor executivo da Mostra, João Vasconcelos, merecia ser criado um Prêmio a novos autores, já que os alunos demonstram poder criativo para compor os textos que representaram.
Para Vasconcelos, criar um Prêmio aos criadores da Dramaturgia ProJovem seria de significante experiência de valorização do que esses novos artistas incrementam, durante a Mostra ProJovem.
(Público ProJovem, ano de 2012, no Teatro João Paulo II/divulgação)
Um ótimo exercício de Cultura ProJovem se
estabeleceu nesses dois dias de ação sócio educativa, de integração e
transversalidade como pedagogia construtivista de valoração cidadã.
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