Sinais dos tempos
por maneco nascimento
Ao ler esse comentário é que podemos reaprender o que nos pode causar uma notícia da agenda de informação e comunicação. Os dados e estratégias da comunicação social, com a teoria do gate keeper (que pressupõe que as notícias são como são porque os jornalistas assim as determinam), escolhas, filtros, pautas, direcionamento e notícias.
A técnica da isenção, imparcialidade, ao construir, forjar, a notícia, também impõe direcionamento para fruir informações com ética, respeito e distanciamento para compor notícias + livres. Com, ou sem isenção, se tem a premissa que a imprensa é que detém o poder do quarto poder.
As construções sociais são humanas e, logo, impactantes de natureza humana. As notícias são forjadas por humanos, a recepção é que deveria ser, estar isenta da opinião do construtor da notícia. Como interpretar as notícias da agenda poderia ser livre, não viciada na opinião discursiva do noticiário.
Informar e abrir reflexão, eis o princípio basilar da notícia? Então replico essa notícia, do Tribuna do Norte, para espaço de reflexão em tempos de guerra surda entre sociedades da fé religiosa dos escolhidos e sociedades dos não eleitos. Discurso do bem e do mal interferindo em estéticas de arte e cultura universal. Sinais dos tempos.
"A seminudez castigada de Carmina Burana
Publicação: 30 de Maio de 2014 às 00:00 | Comentários: 4
Itaércio Porpino
repórter
Regente e diretor artístico da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte desde junho de 2012, o maestro Linus Lerner já viajou o mundo – dos Estados Unidos a China, do México a República Tcheca – e com mais de 20 anos de batuta e toda sua bagagem internacional nunca se viu diante de uma situação tão embaraçosa como a vivida às vésperas da montagem do espetáculo “Carmina Burana”, que será apresentado no Teatro Riachuelo nesta sexta-feira (30), reunindo os músicos da OSRN, 11 bailarinos da Companhia de Dança do Teatro Alberto Maranhão e grupos de canto coral do Estado, além de cantores do Recife, México e, possivelmente, uma soprano dos Estados Unidos.
Um dia antes do primeiro ensaio geral do espetáculo, realizado na tarde da última quarta-feira (28), Lerner foi obrigado por um promotor de Justiça a retirar o coro infantil da apresentação. O mais surpreendente é que a Promotoria foi acionada por um músico da própria OSRN. “Ele é evangélico e se recusou a tocar, dizendo que o espetáculo ‘era coisa do diabo’. Tudo por que tem seminudez em uma parte da apresentação do balé, como se isso não fosse arte. E ainda procurou um advogado e conseguiu tirar o coral infantil. O promotor disse que se tivesse criança aqui, fechava o show”, contou o maestro, com ar de perplexidade e indignação.
A TRIBUNA DO NORTE acompanhou o primeiro ensaio geral de “Carmina Burana”, ainda sem figurinos. Durou pouco mais de duas horas e já não contou com o coro infantil, que viria de Goianinha, interior do Estado. Por conta de outros compromissos, alguns bailarinos também não puderam participar, mas o grupo completo (assim como todos os outros envolvidos) tem ensaiado separadamente e vai estar na apresentação.
Dos participantes de fora, somente a soprano Christi Amonson (EUA), com problema de vista, não pôde estar presente. Caso a americana não tenha como vir, a cantora lírica e professora de canto Hilkélia Medeiros, que a substituiu no ensaio de quarta, será a solista. Um coral feminino fará as vozes do coro infantil.
“É uma pena pelas crianças, que vinham ensaiando e estavam muito empolgadas com a apresentação”, disse Linus Lerner. Ele conversou com o VIVER assim que terminou o ensaio e fez questão de escancarar o problema criado pelo músico da OSRN.
O maestro argumentou que não dá para misturar religião com arte.. “Carmina Burana é uma obra escrita por monges. Sim, é profana, fala de sexo, mas isso não é natural? Que eu saiba ninguém aqui nasceu in vitro. É uma hipocrisia muito grande!”, disse ele. Ainda vale ressaltar que a música é toda cantada em latim e seu “conteúdo erótico” só é mostrado, implicitamente, através de uma representação artística dos bailarinos.
Ópera para o Papa
Quando lembramos ao maestro que em 1991 a OSRN apresentou um trecho de “Carmina Burana” para o papa João Paulo II em sua visita a Natal, ele comentou: “E é claro que o papa sabia do que se tratava. Não tem nada demais. Agora, é uma pena que um músico de uma orquestra sinfônica, que trabalha com arte e é pago para tocar, misture as coisas desse jeito e faça essa confusão, atrapalhando um espetáculo tão grande e bonito, que vai ter a participação de três cantores do México e cinco de Recife mais 1 trompetista, além da solista americana – se ela puder vir. E todos eles vêm bancando suas passagens”, disse Lerner.
repórter
Regente e diretor artístico da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte desde junho de 2012, o maestro Linus Lerner já viajou o mundo – dos Estados Unidos a China, do México a República Tcheca – e com mais de 20 anos de batuta e toda sua bagagem internacional nunca se viu diante de uma situação tão embaraçosa como a vivida às vésperas da montagem do espetáculo “Carmina Burana”, que será apresentado no Teatro Riachuelo nesta sexta-feira (30), reunindo os músicos da OSRN, 11 bailarinos da Companhia de Dança do Teatro Alberto Maranhão e grupos de canto coral do Estado, além de cantores do Recife, México e, possivelmente, uma soprano dos Estados Unidos.
Joana LimaO espetáculo vai ao palco do Teatro Riachuelo hoje, às 21h
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A TRIBUNA DO NORTE acompanhou o primeiro ensaio geral de “Carmina Burana”, ainda sem figurinos. Durou pouco mais de duas horas e já não contou com o coro infantil, que viria de Goianinha, interior do Estado. Por conta de outros compromissos, alguns bailarinos também não puderam participar, mas o grupo completo (assim como todos os outros envolvidos) tem ensaiado separadamente e vai estar na apresentação.
Dos participantes de fora, somente a soprano Christi Amonson (EUA), com problema de vista, não pôde estar presente. Caso a americana não tenha como vir, a cantora lírica e professora de canto Hilkélia Medeiros, que a substituiu no ensaio de quarta, será a solista. Um coral feminino fará as vozes do coro infantil.
“É uma pena pelas crianças, que vinham ensaiando e estavam muito empolgadas com a apresentação”, disse Linus Lerner. Ele conversou com o VIVER assim que terminou o ensaio e fez questão de escancarar o problema criado pelo músico da OSRN.
O maestro argumentou que não dá para misturar religião com arte.. “Carmina Burana é uma obra escrita por monges. Sim, é profana, fala de sexo, mas isso não é natural? Que eu saiba ninguém aqui nasceu in vitro. É uma hipocrisia muito grande!”, disse ele. Ainda vale ressaltar que a música é toda cantada em latim e seu “conteúdo erótico” só é mostrado, implicitamente, através de uma representação artística dos bailarinos.
Ópera para o Papa
Quando lembramos ao maestro que em 1991 a OSRN apresentou um trecho de “Carmina Burana” para o papa João Paulo II em sua visita a Natal, ele comentou: “E é claro que o papa sabia do que se tratava. Não tem nada demais. Agora, é uma pena que um músico de uma orquestra sinfônica, que trabalha com arte e é pago para tocar, misture as coisas desse jeito e faça essa confusão, atrapalhando um espetáculo tão grande e bonito, que vai ter a participação de três cantores do México e cinco de Recife mais 1 trompetista, além da solista americana – se ela puder vir. E todos eles vêm bancando suas passagens”, disse Lerner.
SERVIÇO
Espetáculo “Carmina Burana”, com a Orquestra Sinfônica do RN, Cia de Dança do TAM, Coral Canto do Povo, Coral Harmus e Grupo de Ópera Canto Dell'Arte
Direção artística e regência: Maestro Linus Lerner
Solistas: Soprano Christi Amonson (EUA) ou Hilkélia (BRA), Tenor Adriano Pinheiro (BRA), Barítono Wladimyr Carvalho (BRA)
Dia: sexta-feira (30/05)
Horário: 21h
Local: Teatro Riachuelo
Classificação: 18 anos
Ingressos: R$100 (Balcão Nobre), R$120 (Frisa e Plateias) e R$160 (Camarotes)
Informações: 4008 3700
Atualizada em 14h30 de 30/05/2014"*