sábado, 17 de agosto de 2013

Luiza...

 Luiza...
por maneco nascimento

O Projeto deu a volta por cima no reinício da temporada 2013. Explico. No último dia 15 de agosto, o Projeto Seis & Meia retornou com a força de sempre. Manteve o nome que cunhou durante todos os anos em que surgiu para alegrar o palco do 4 de Setembro e deleitar o público. Impôs-se para arte expandida e aprovada. Os sócios, de cadeira, do Seis & Meia que o confirmem, sem medo.
(Luiza Possi é show/fotos: divulgação)

Para a primeira edição do Projeto, desse ano, a convidada nacional foi a afinada Luiza Possi e olha que ela é tão cantora, quanto divertida. Na atração local tivemos a presença caliente de Dandinha
(Dandinha se garante/divulgação)

Dandinha enfrentou seu público com o talento já provado e um repertório pop a toda prova e prosa poética, sob licença da canção, sem deixar ninguém insatisfeito. Uma hora de show da pimentinha da terra. Ela se garante!

Depois de Danda, veio um furacão da casa de Zizi. Luiza Possi com seu repertório diverso e empolgante. Afinada, com um fraseado vocal invejável e uma variação para melodias entre tradicionais, novidades de sua cepa de intérprete ousada e desejada de se ouvir. Apaixonante, carismática, sem frescuras e, com frescor de aconchegar o público que correspondeu muito bem, obrigado. 

Se não fosse Luiza Possi, que apaixona, seria a de Tom, em que se entrega os pontos à amada da canção de amigo. “Rua,/Espada nua/Boia no céu imensa e amarela/Tão redonda a lua/Como flutua/Vem navegando o azul do firmamento/E no silêncio lento/Um trovador, cheio de estrelas/(...)“ (Luiza/Tom Jobim)

(Luiza Possi em refinada canção/fotos: divulgação)

E eu lhe dizer e repetir ao ouvi-la cantar “Escuta agora a canção que eu fiz/Pra te esquecer Luiza/Eu sou apenas um pobre amador/Apaixonado/Um aprendiz do teu amor (...) Vem cá, Luiza/Me dá tua mão/O teu desejo é sempre o meu desejo/Vem, me exorciza (...) Como um brilhante que partindo a luz/Explode em sete cores/Revelando então os sete mil amores/Que eu guardei somente pra te dar Luiza/Luiza/Luiza" (Idem)

Luiza variou de “Over the rainbow”; “Caso sério”; “Miss Celie’s Blues”; “Folhetim”; “Nascente”; “Coração de Papel”; “Azul”; “Desculpe o Auê”; “I’ll Always Love You”entre outras letras em músicas afinadas e modulações vocais nada desprezíveis. 

Rita, Chico, Flávio Venturini, Djavan, Vander Lee e, não pasmem, porque ela é poderosa. Brindou a cidade e o excelente público que a ouvia, com grande sucesso de Whitney Houston e garantiu só cantar a canção em shows muito especiais e, em Teresina, afirmou ser uma noite muito especial.

Com aquela voz, traquejo vocal limpo e, economicamente, ajustado, sendo acompanhada por piano (Ivan Teixeira) a toda prova e ainda, de quebra, uma tranquilidade humorada de conversar, interagir com o público e abrir picardias para relaxar em show de maturidade de cantora que não se vê em programas de tevê de varejo. 

No meio de seu repertório, saltou com uma virtuose de cantar blues, amalgamada na tradição incondicional das grandes intérpretes e divas da canção de domínio do mundo. Ao fim, pediu desculpas, de brincadeira, e alegou que de vez em quando baixava alguém assim, a que deliberou toda a técnica de cantar um bom blues.

Essa Luiza, se não é a de Tom, talvez seja a de Chico. Mas com certeza é a dela mesma porque aprendeu a cantar e brincar com a voz que Deus lhe deu. Homenageou a mãe com um sucesso da canarinho Zizi e também cantou um samba que poderia ser na medida experimentada ao funk, mas veio como tango para “Maneiras” (Zeca Pagodinho)

Luiza Possi não brinca de cantar, canta brincando de vocalizar talento e herança aprimorada, com a técnica que ninguém consegue com um milagre.

 Apura seu cantar, desenvolvendo o saber “falar” o instrumento da voz premeditada. E já que o Chico também declara seu amor à mulher amada, então quero reproduzir o meu amor através do poeta de canções do amigo declaradas. 

E “(...) Por ela é que o show continua/Eu faço careta e trapaça/É pra ela que faço cartaz/É por ela que espanto de casa/As sombras da rua/Faço a lua/Faço a brisa/
Pra Luísa dormir em paz
.” (Luísa/Chico Buarque)

O Projeto Seis & Meia nasceu de frente pra lua e mantém seu histórico de pé quente. Luiza Possi e Dandinha que o digam. Eu, digo que foi um showzaço! E faço minhas as palavras delas, durante as horas de bom exercício da MPB. É um prazer estar no Seis & Meia. Enquanto espectador, um ótimo privilégio de ouvir uma canção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário