quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Diálogo de estéticas

Diálogo de estéticas
por maneco nascimento

A Casa da Cultura de Teresina abriu nova Exposição na Galeria Lucílio Albuquerque e Varandão da CCT. A novidade reúne dois grandes artistas plásticos que o estado e Teresina geraram ao panteão das artes visuais. Aberta no último dia 19 de agosto, a Exposição “Diálogo” converge Dora Parentes e Mestre Expedito para razão e sensibilidade praticadas..

Em dialogismo de estéticas e acento particular da arte dos pincéis de Dora Parentes e do formão de Mestre Expedito, a Exposição traz a refinada arte das tintas entre figurativo contemporâneo e abstrações coloridas e marcantes nas pinceladas da artista plástica e o cunho delicado e detalhista dos anjos, santos e perfis populares nascidos da magia do formão em madeira selecionada pelas mãos maduras de Mestre Expedito.

“Diálogo” cria comunicação dos artistas para a cidade que completa 161 anos de criação e fica à visita pública até dia 19 de setembro. Os anjos e santos de Mestre Expedito trocam companhia amizade estética com as telas de Dora Parentes.


Enquanto os visitantes vão se encantando pelos entalhes expressivos e de respeitosa devoção e fé às personagens divinas, de domínio do escultor, ou pelos mortais, a mulher fiandeira com seu olhar de natividade colhida no tempo, que também se assenta em sensibilidade apurada, se vai compreendendo os 50 anos de carreira dedicados a dar sopro de vida à natureza morta.
 
(Mestre Expedito/fotos: g1.com.br)

Das peças de Dora Parentes apresentadas há segmentos aplicados a Poesias de Cecília Meireles, homenagem à Teresina e Instrumentos Musicais. Do dialogismo da pintora com o escultor, há seus pincéis de vida quente aos instrumentos musicais e os anjos músicos com violão, flauta celeste e harpa, em correspondência respectiva. Ambos têm obras de reconhecimento nacional e internacional.


(Mestre Expedito erm seu ateliê/fotos: g1.com.b)

Dora já acumula o título de imortal na Academia Brasileira de Belas Artes, ocupando a cadeira de número 22, desde 2006. Para a Exposição “Diálogo” a artista apresenta a Série Ecologia – “Bromélias”, “Paisagem I, II”, e outras peças temáticas para “Consciência Ecológica”, Ipês no mês de agosto, “Porta para Ipês”, “Borboletas”, “Folha Seca I” intertextualizando Cecília Meireles com poesia inscrita na tela “Mas as folhas bailam/sacudindo saudades/e, um dia, cansadas cairão/e no chão hão de semear/numa nova primavera”.

Também apresenta “Cadeira Vazia”; “Folha Seca II, III” (Encontro poético com Cecília); “Encontro nos Ipês”; “Igreja São Benedito”; “Exaltação à Teresina”; “Monumentos de Teresina”; “Palácio da Cidade”; “Cânticos da Cultura”; Série “Cenas Nordestinas I, II” e Série “Instrumentos Musicais”.

Mestre Expedito, nasceu em 1933, no município de Domingos Mourão – PI. Autodidata na arte santeira, pintura e música. Uma das maiores expressões piauienses, tornou-se escultor de fama internacional. Aos 80 anos e com 50 anos de formão afinado, Mestre Expedito em sua produção intensa já expôs no Rio de Janeiro, São Paulo, Itália, Bélgica, Chile, Estados Unidos e Canadá.
 
(Mestre Expedito/fotos: g1.com.br)

Meio século de dedicação, numa carreira em ofício de paciência, toma forma no material esculpido, na fé serena talhada em arte popular para olhar erudito e universal. Assim é o grande Mestre Expedito, de anjos expressivos, de santos comedidos e populares humanizados, de presépios em epifania da memória cristã e de mesas, portas, altares, barcos e um formão gasto e mãos maduras na profissão de cunhar a madeira.

“Diálogo” de Dora Parentes e Mestre Expedito, uma grandeza aproximada na simplicidade e amor das esculturas ricas de bens intangíveis e o vigor acadêmico das tintas, traços e tons, cores e pincéis que abstraem o cotidiano comum e recuperam a arte da recriação do olhar da artista.
(Dora Parentes/fotos: g1.com.br) 


Expediente:
“Diálogo” com Dora Parentes e Mestre Expedito
De 19 de agosto a 19 de setembro
Na Casa da Cultura de Teresina - CCT
Das 8h às 18h
Praça Saraiva – Centro – Teresina – Piauí

Informações: 86 3215 7849

Nenhum comentário:

Postar um comentário