sábado, 24 de agosto de 2013

Identidade e Diversidade Brasil Portugal

Identidade e Diversidade Brasil Portugal

Dia 27 de agosto, às 19h, na Galeria do Clube dos Diários, Teresina receberá o Lançamento do livro-álbum "IDENTIDADES E DIVERSIDADE CULTURAL: patrimônio arqueológico e antropológico do Piauí-Brasil e do Alto Ribatejo-Portugal".

A obra, organizada por Marleide Lins e Síria Borges (Brasil); Síria Borges e Luiz Oosterbeek (Portugal), que tematiza pesquisa de patrimônio e bens tangíveis e intangíveis das nações envolvidas, é um livro-álbum, bilíngue, de dupla face, concebido a partir da perspectiva arqueológica e antropológica. Explora variados contextos sobre as questões identitárias e à diversidade cultural do Piauí-Brasil e Alto Ribatejo-Portugal. 

Os artigos científicos, na face Piauí – Brasil, são de autoria de renomados pesquisadores: Identidades gráficas na arte rupestre do Parque Nacional Serra da Capivara (Anne-Marie Pessis, Daniela Cisneiros, Demétrio Mutzenberg); Análise arqueométrica dos pigmentos das pinturas rupestres no Piauí - Piripiri, Piauí, Brasil (Luís Carlos Duarte Cavalcante, Ruan Nery Gonçalves, José Domingos Fabris); Arte rupestre no município de Valença do Piauí - Brasil (Síria Borges, Zozilena Fróz); Arqueologia e Paleontologia na UFPI: um panorama dos estudos em desenvolvimento e novas perspectivas (Maria Conceição Soares Meneses Lage, Sonia Maria Campelo Magalhães, Ana Clélia Barradas Correia, Jacionira Coelho Silva).
(Ciência e literatura/divulgação)

O livro-álbum "IDENTIDADES E DIVERSIDADE CULTURAL: patrimônio arqueológico e antropológico do Piauí-Brasil e do Alto Ribatejo-Portugal", por ter a CHANCELA do ANO BRASIL – PORTUGAL, a realização do primeiro lançamento se deu na Embaixada de Portugal/Camões – Instituto de Cooperação e da Língua, em Brasília, no dia 14 de junho de 2013, às 19h.  

A parceria entre o Governo do Estado - Fundação Cultural do Piauí – FUNDAC (Brasil) e o Instituto Terra e Memória – ITM (Portugal) reforça, neste sentido, a opção pelo debate em nível global, reflete sobre as condições regionais, propositiva que é linha condutora dos estudos interdisciplinaridades que compõem o corpo da obra, sob a perspectiva do reconhecimento e valorização da identidade e diversidade cultural desses dois lados do Atlântico.
(Em dia de Lançamento da obra/divulgação)

A realização do Projeto foi importante na contribuição científica das instituições: no Brasil, Fundação Museu do Homem Americano – FUMDHAM, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN e a Universidade Federal do Piauí. Em Portugal, Instituto Terra e Memória, Museu de Arte Pré-histórica e do Sagrado do Vale do Tejo, de Mação, Centro de Interpretação de Arqueologia do Alto Ribatejo e Instituto Politécnico de Tomar. 

O projeto conta com o substancial apoio do Governo do Estado do Piauí; das Prefeituras de Valença, Castelo do Piauí, Buriti dos Montes; Caixa Econômica Federal e do SINDILOJAS – Lojas Dragão, através do SIEC – Sistema Estadual de Incentivo à Cultura.

Escrito, e olhado, a várias mãos e sensibilidades, a obra é um convite para que o Piauí e o Alto Ribatejo, Brasil e Portugal, descubram-se mutuamente, através de suas complementaridades e diversidades. É um exemplo prático de como a aproximação entre várias áreas do saber pode agir em benefício da construção do conhecimento pelo viés da alteridade.

O lançamento do dia 27 de agosto, na Galeria do Clube dos Diários, durante a semana do Festival de Teatro da Língua Portuguesa – FestLuso 2013.
(Identidades e Diversidade Cultural:...)

Na ocasião do Lançamento refirmado o intercâmbio intercultural entre os dois países, contará com a participação do Dr. Nelson Almeida (Instituto Terra e Memória – Portugal) que ministrará a oficina de “Organização e educação patrimonial em museus”. A programação prevê, ainda, uma exposição: “Imagens e narrativas de vivências” (iconográfica), que versa sobre a referida temática do livro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário