sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Nos Passos do Cariri

Nos passos do Cariri
por maneco nascimento

as histórias da dança no Brasil e do Brasil são dois universos que começam, aos poucos, a se tocar. Se a dança cênica neste país já se desenvolve há muito, a pesquisa sobre sua história e a iniciativa de preservar seus registros ainda são bastante jovens(Nora et al, 2008: 15 IN Souza, Alysson Amancio. Memórias da dança: recortes de um movimento. Fortaleza: Expressão Gráfica Editora, 2012. 168p. : il./pg. 34)

Alysson Amancio Souza, natural de Juazeiro do Norte, no Ceará, nasceu numa família de seis irmãos, no ano de 1979. Já no ensino fundamental manteve os primeiros contatos com as artes cênicas.  Em 1995 começa seu percurso rumo à dança quando resolve tomar as primeiras lições, em aula, na academia Corpus Alienum, na cidade do Crato. Aos 18 anos, 1997, parte para Fortaleza. Tentou a Faculdade de Administração Hoteleira e Jornalismo, mas desistiu e “Então resolvi assumir que o que eu sempre quis foi fazer uma faculdade de Arte. (Idem, pg. 18)
(Alysson Amancio em trabalho solo/imagem alysson amancio cia de dança)

Muitas experiências com academias, conservatórios, professores de dança até receber o incentivo certo de ir ao Rio de Janeiro. Formado em dança, na cidade maravilhosa. Com duas graduações na linguagem e vasta experiência trocada com seus pares na cidade carioca, resolve voltar para casa. Volta ao Juazeiro do Norte, em 2006, e monta a Alysson Amancio Companhia de Dança. Passa a ministrar aulas também em academias locais e inicia o Projeto Encontros da Dança.

(...) Na Academia RL, intensificaram-se os ensaios da companhia e foi lá que iniciei o Projeto Encontros da Dança, ministrando aulas gratuitas aos sábados para a comunidade, o que foi a primeira ação da Associação Dança Cariri. A Alysson Amancio Companhia de Dança e a Associação Dança Cariri, pelas inúmeras iniciativas em prol da dança caririense e, sobretudo, pela continuidade das mesmas, têm sido desde 2006 duas das principais responsáveis pela maturação da linguagem da Dança nessa região." (Idem, pg.20 – 21)
(imagem alysson amancio cia de dança)

Em 2008, Alysson Amancio começa a ministrar aulas em universidades. A disciplina, Metodologia do Ensino da Dança, no Curso de Educação Física da UVA -  Universidade Vale do Acaraú. Em 2009, torna-se professor substituto da disciplina Linguagem Corporal Vocal do Departamento de Teatro da URCA – Universidade Regional do Cariri. Em 2011 consegue, através de concurso público, o passe para professor efetivo deste mesmo departamento.
(Alysson Amancio em sala de aula/imagem alysson amancio cia de dança)

A trajetória desse professor, bailarino, coreógrafo, coordenador de academia e responsável por aglutinar o coletivo de dança na região do Cariri foi, talvez, o que o incentivou a dar vida à obra da memória e história da dança do Ceará e região do Cariri, mais especificamente.

A Dança é um fenômeno que sempre se mostrou como expressão humana, seja em rituais, como forma de lazer ou como linguagem artística. Neste sentido, ela é uma possibilidade de expressão e também de comunicação humana que, através de diálogos corporais e verbais, viabiliza o autoconhecimento, os conhecimentos sobre os outros, a expressão individual e coletiva e a comunicação entre pessoas." (BARRETO, 2005: 101 IN Souza, Alysson Amancio. Memórias da dança: recortes de um movimento. Fortaleza: Expressão Gráfica Editora, 2012. pg. 23)
(imagem alysson amancio cia de dança)

Nesses poucos + de 18 anos Alysson Amancio tem mantido, junto com os profissionais da região e intercâmbios com artistas das mais distintas praças, um resultado inquestionável e enriquecedor da dança na região e estado. E é nesse ponto em que a história e memória se transformam em obra literária para futuro objeto de pesquisa.
(imagem alysson amancio cia de dança)

O livro “Memórias da dança - recortes de um movimento” radiografa a linguagem na região em que escolheu para montar seu projeto cultural e amplia esse olhar para todo o histórico que antecede ao que hoje também já é história e memória da região do Cariri. A abordagem registrada em livro começa por A Dança, capítulo 1, em que registra “Minha Dança”, construção da própria memória; “A Linguagem da Dança”; “”A Diversidade da Dança”; “Dança e Educação”; “Dança e Educação Física”. Em cada tópico, vai-se desvelando a garimpagem praticada para identificar o objeto estudado.

No capítulo 2, História da Dança Cênica, as abordagens são para a importância da História da Dança, Recortes da História da Dança Universal, Surgimento da dança Cênica no Brasil, em Fortaleza, A Dança no interior do Ceará. A Dança Cênica do Cariri, tema do terceiro capítulo, aponta os nomes históricos da Dança do Cariri. Uma grande lista de profissionais da dança recebe carinho respeitoso pelo histórico construído por estes à região. Incluídos também a Alysson Amancio Cia. de Dança e a Associação Dança Cariri.
(imagem alysson amancio cia de dança)

O último capítulo, A Dança e a Profissionalização, detém-se para as áreas técnicas indispensáveis a melhores resultados, o mercado de dança, os editais de concorrência à sobrevivência da arte, as escolas, os festivais, os produtos e o curso superior de dança.

“Memórias da dança – recortes de um movimento”, de Alysson Amancio, consegue abraçar todo um caminho de comunicação, através da dança, em ardoroso trabalho de memória da região que demonstra saber dançar e empreende fidelidade à manutenção da cultura do movimento e linguagem de corpo e corpus cearense, como referência sócio cultural invejável.

(imagem alysson amancio cia de dança)


É livro para não só devorar com atenção, mas com sabedoria de apreender toda uma ação de artes cênicas para identidade e manutenção dos passos de dança do Cariri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário