terça-feira, 6 de agosto de 2013

Agosto retrospectivo e muito +

Agosto retrospectivo e muito +
por maneco nascimento

Quem puder, ou se dever acompanhar a semana de aniversário do Bar do Clube dos Diários, que ocorre de 12 a 17 de agosto, estará só sentindo um gostinho de quero sempre +. Quando a semana do dia 12 chegar, saudade já não mata a gente. Virá quente, pois estará fervendo. Shows, Lançamento do Lusófono 2013, Boca da Noite especial de 16 anos, Festival Transsex – Prêmio “Isabelita Kennedy de Perfomance” e Clube do Samba serão são só uma pequena Mostra dos festejos do BCD.

Agora se é para fazer um revival das ações artístico culturais que passaram pelo BCD nos últimos sete meses, deste 2013, vai lá.

Em Janeiro, o “Tributo Elis Vive” reuniu amantes e aficionados pela maior cantora do Brasil. O evento abriu caminho para um grupo de artista escolher uma música, defendida pela cantora, e revivê-la em noite memorável. Em Fevereiro, mês que apontou o carnaval na cidade para idos de março, o BCD promoveu a Feijoada dos Artistas, com direito a chuveirada e Concurso de Fantasias que se representariam no Corso 2013.

Março foi Dia Internacional da Mulher e nessa data emblemática a noite foi regada com Show de Bebel Martins e Gislene Danielle. Duas vozes, dois timbres, duas gerações de talento comprovado. Na Semana da Mulher, os Radiofônicos homenagearam a mulher. O tema feminino, com repertório de cantoras e compositoras da música brasileira e alhures.

 Abril, com ações nos dias 21, 18h, Palco Aberto – Teatro, Dança, Circo (Espaço Cultural "Osório Jr." – BCD) e o III Festival de Cenas Curtas – Prêmio Edith Rosa, e 22, às 00h, com o Show da Virada Cultural. A Virada - OPEQ em parceria com BCD reuniu participações de diversos artistas da cidade. Bandas, Cias. de Dança, Grupos de Teatro, Palhaços, Malabares, Performances, etc., e Café da Manhã aos participantes.

Quando Maio chegou, o espaço foi palco para Show Exposição de Jandaia (BCD e Galeria do Clube dos Diários) e a volta do Boca da Noite 2013 com o retorno, à coordenação do Projeto, de Adélia Lima. Junho abrigou o "Ciclo de Leituras Dramáticas", Projeto da Piauhy Estúdio de Artes, com Adriano Abreu e Silmara Silva et all. O Boca da Noite inflamou maio com o diverso da música local. E para o rock da cidade, o Projeto "Rock Cultural" tornou-se residente do BCD, atraindo a atenção de roqueiros e amantes às bandas autorais locais.
 
(Sônia Terra e Adélia Lima em memórias do Boca/foto: A. Lima)

Junho foi para Lançamento de livro ("Exsicata" - Pedro Alencar) e o grande show do Regaplanta em noite inesquecível. Público saltando pela orelha. Julho lançou para o centro em ebulição cultural o Grupo Lego (Música, Poesia, Dança Contemporânea). O Grupo da região do Dirceu Arcoverde, veio, viu e venceu o espaço aberto do BCD. Lançamento da Banda Lado Blues, do Gildásio foi “must!”. O Show tão bom que foi incluído na Programação do Lusófono 2013.
 
(Público do "Osório Jr"/BCD//foto: Adélia Lima)

No intervalo do Boca da Noite, de dezembro 2012 a maio 2013, foi incrementado o Projeto "Enquanto o Boca não volta". Shows de artistas locais em parceria com o Sindicato dos Músicos do Piauí. As terças cênicas, “Eu, você e o teatro da minha vida”, só estrelas da cena.  “Apareceu a Margarida” (Edith Rosa/Avelar Amorim); “17 Minutos Antes de Você” (Vitorino Rodrigues e Júnior Marks/Truá Cia. de Espetáculos); “Diário de uma Feirante” (Shana de Souza); “Chuva Ácida” (Jean Pessoa); “Salão de Beleza” (Cleverson Rodrigues); All Street Songs – ASS (Márcio Felipe et all/bairro Dirceu Arcoverde). Na literatura, Lançamento do poeta de crônicas urbanas, Rodrigo M. Leite (Dia da Poesia).

Projeto que muito vingou nas noites do Bar, "Tributo à Legião Urbana". O Clube do Vinil foi mantido, uma vez por mês, sempre na última sexta feira, e incorporou o Clube do Samba. O Boca da Noite vingou horrores com artistas como Radiofônicos, Roraima, Severino Santos, Regaplanta, Cochá, só para lembrar de algumas estelares, entre tantas que marcaram o palco "Osório Jr.”
 
(Roraima e Zaqueu do Acordeon, no Boca/foto: Adélia Lima)

Para quem acha que já viu tudo, agosto é mês de aniversário e a Semana de 12 a 17 vai render muiiito! Segundo o administrador do BCD, João Vasconcelos, agosto vai ser ótimo. Mas o doce, mesmo, vem em Setembro, a partir do dia 02. A novidade é que será lançado o "Mostra THE", projeto com entrada franca, patrocinado para 15 atrações.

Cinema, música, cartoon, dança, teatro, comida de boteco (com a beleza do chef Jorge Carlo), vernissage (Exposição de Artes Visuais) de lançamento de novo artista da cidade. E no aniversário do Theatro 4 de Setembro a parceria se confirma com o BCD. A Semana de Aniversário do 4 de Setembro começa dia 2 e o Bar não se fará de rogado, estará rente e reto como boca de bode, em dobradinha com a Casa de espetáculos.

Agosto já vinga memórias planejadas. Lançou o Projeto "Clube da MPB" - Cicy Arcangelo convida, dia 5. A semana dos Monólogos começa a mostrar a cara das noites teresinenses no cento da cidade. Se agosto já promete, que dirá quando setembro chegar. Então, é marcar presença e curtir a vida que é bela e não é pequena porque a alma é fernandopessoana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário