segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Cartas... em ficção V

Cartas de memórias, histórias em ficção
por maneco nascimento


[Cartas para a cidade, agosto 2013]
- Quinta carta –
(Do Conselheiro Saraiva ao Imperador Dom Pedro II)

“Vossa Majestade fidelíssima El Rei Dom Pedro II,
Oeiras, 21 de julho de 1852

As confirmações que acompanham esta carta são para que também o Piauí deve acompanhar os processos de reestruturar a política e a economia do Brasil. O Piauí é a província que caminha para integrar a economia do Brasil e para esse procedimento a transferência da capital se faz em total atendimento dos novos rumos que por esta região também se toma em confirmação a mudanças necessárias e urgentes de ocorrer.

Não há como desconsiderar que os interesses dos donos de terras e grupos da região se chocam com os assuntos dos novos rumos e mudanças porque passam a província do Piauí. As eleições convocadas, da Assembleia Provincial, para 15 de janeiro de 1852 cuidaram para as eleições de deputados favoráveis ao projeto da mudança da capital.

Em 20 de julho 1852 foi aprovada a Resolução número 315 que autoriza a transferência da Capital para a Vila Nova do Poti, com a condição de que a nova sede seja construída em local a salvo das enchentes que assolam a Vila e que estas não possam prejudicar a convivência da população e negócios do governo.

Graças as diligências amparadas na observação e escuta dos pros e contra na tarefa da mudança, agora se confirma então a instalação da capital que erguida na Nova Vila do Poti traz ventos de progresso e desenvolvimento ao local indicado como a chapada do Corisco. A localização recebe a denominação por ter a planta nos campos para quais os raios e trovões ocorrem com uma boa queda pelos tempos de inverno, na grande época das chuvas.

Também ocorre que a nova capital receba uma homenagem que ocupe a família de Vossa Majestade, na pessoa venerada de Vossa esposa a Imperatriz Dona Teresa Cristina de Bourbon.

Do desígnio das atenções sempre muito bem recebidas de Vossa Majestade Dom Pedro II, na conclusão dos negócios da nova capital a ser plantada, na orgulhosa aceitação dos serviços a que me foram confiados, agradeço todo empenho que soprou dos lados de Vossa Casa.

Adeus! Aos dias de graça de Nosso Senhor, estimo que vossa família se encontre na perfeita forma de saúde e cômoda convivência dos vossos parentes e amigos mais próximos.
                                                     Do Conselheiro
                                                 José Antônio Saraiva"






Fonte de Pesquisa:
·         História (São Paulo)
História (São Paulo) v.30, n.1, p.90-113, jan/jun 2011 ISSN 1980-4369
Teresina: a Capital sonhada do Brasil Oitocentista1
Teresina: Dreamed capital of Brazil in the nineteenth-century
. piauihp.com.br
www.meionorte.com/blog josé fortes/a-tranferencia-da-capital-do-piaui
(Conselheiro José Antônio Saraiva/foto: jchistorybrasil.webnode.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário