sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Cor de metais dinamizada

Cor de metais dinamizada
por maneco nascimento

O Museu do Piauí- Casa de Odilon Nunes abriga exposição de artista plástico mexicano, iniciada em 26 de julho e com permanência preservada até dia 12 de agosto de 2013. A exposição “As cores de metais” pode ser conferida em duas salas, à esquerda, no pavimento inferior, logo após o miniauditório do Museu.

Fernando Nunez apresenta acrílico numa série de pequenos abstratos ao olho receptor da visitação. Cores terrais, ferrais, prata, ouro, bronze et all vão se mimetizando com as pinceladas expressivas e bem definidas ao sóbrio caliente dos matizes aproximados e bem aproveitados às sugestões que se vão aquecendo de quadro a quadro.

O artista apresenta 30 obras da escola abstrata aplicada na técnica acrílica em madeira e pretende levar essa expressão revelada às capitais nordestinas. Nesse curso itinerante de visitação ao público dessas capitais, a próxima parada será São Luis, do Maranhão. 

Do artista se tem que “Nunez mora no Brasil há 37 anos, e desenvolve projetos sociais que ajudam crianças e adolescentes de famílias carentes e oriundas de situações de risco. Grande exemplo desse trabalho desenvolvido pelo artista mexicano é “Picasso não pichava”, realizado com apoio da Secretaria da Segurança de Brasília e autoridades municipais. O projeto tinha como foco acabar com a pichação que a cidade estava sofrendo, dando aos jovens que faziam isso oportunidades de transformar a depreciação da cidade em arte.” (divulgação)

Do material exposto, peças delicadas e que, segundo o autor de obra inspirada, detêm-se na busca do retrato de partes de ontem e hoje, pedaços do tempo afastados por anos, obras que radiografam coisas boas 
espíritos ruins.
(As cores de Fernando Nunez/fotos: Francisco Gilásio)
A exposição “As cores de metais” surge como fruto de uma parceria entre a Casa da Cultura de Teresina – CCT e a Casa de Odilon Nunes (Fundac). Na sedimentação da parceria aparecem Jôsy Brito (CCT), Gabriel Archanjo (Coordenador de Artes Plásticas do município) e Dora Medeiros (Museu do Piauí). O artista plástico, bem recebido em Teresina, leva consigo uma ótima recepção da cidade e, deixa ao acervo da Casa de Odilon Nunes uma de suas obras.
“As cores de metais”, de Fernando Nunez, um rico manuseio de pincéis e tintas matizadas ao abstrato direcionado e expressionismo da cor revelada ao conceitual do autor.

Aos curiosos e amantes das artes visuais, a Exposição fica em cartaz até 12 de agosto, no Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes, Praça Marechal Deodoro da Fonseca (Parque da Bandeira), S/N – Centro Velho da cidade verde.
 (as cores de Fernando Nunez/fotos: Francisco Gilásio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário