quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Música e tradição marcam Bom Jesus

Música e tradição marcam Bom Jesus
por maneco nascimento


A região do Vale do Gurgueia, ao sul do Piauí, recebe mais uma vez o Festival de Rabeca de Bom Jesus. De 22 a 24 de agosto, a cidade e região circunvizinha serão foco de tradição e memórias revisitadas, através da música e os tratados culturais que envolvem uma das mais belas peças de se colher o som de cordas e arco friccionado para efeitos musicais das culturas rurais.

O VI Festival de Rabeca de Bom Jesus, na atenção de garantir ações pedagógicas estruturantes, que envolvam a participação direta de estudantes e professores da rede pública de ensino, na cidade, se estabelece. Tem mantido, ao longo de todas as edições já realizadas, a valorização da Rabeca como instrumento regional, que visibilize os mestres populares e seus conhecimentos para confirmação de patrimônio cultural nordestino.

A cidade de Bom Jesus, localizada na região do Vale do Gurgueia que possui 87 municípios, em uma área de 155.568 km2, para 61,85% da área total do estado do Piauí, possui um contingente populacional de, aproximadamente, 645 296 mil habitantes. O Festival de Rabeca de Bom Jesus, em suas edições anteriores, movimentou uma média de 25 mil pessoas e abre respostas, também, à movimentação econômica do comércio e agrega valores inestimáveis no campo da cultura e da educação.

A Associação dos Filhos e Amigos de Bom Jesus, enquanto promotora do Festival prima pela valorização do patrimônio material, a rabeca, bem como do imaterial que sejam a revitalização do conhecimento dos mestres dessa prática centenária e o estabelecimento da articulação de diálogos entre o saber da cultura popular com estudantes e comunidade em geral. O dialogismo na prática do Festival estabelece ação aproximada entre o conhecimento empírico e conhecimento sistematizado, entre presente e passado e o encontro entre escola e fazeres culturais das comunidades, nem sempre percebidos como conhecimento transversais.
(Rabecas em prática/divulgação)

O Festival da Rabeca de Bom Jesus prepara, nessa ação sociocultural, propostas de abertura do ensino aprendizagem que articule o cotidiano, em preparação do futuro mergulhado nas raízes de passado e presente observados a efeitos de cultura e arte repercutida no social. O Evento tem a realização da Associação dos Filhos e Amigos de Bom Jesus e Governo do Estado/ Fundac e encontra patrocínio do Governo Federal, SIEC Sistema de Incentivo Estadual à Cultura, OI Cultural, Caixa Econômica, Banco do Nordeste, Prefeitura de Bom Jesus, Coca –Cola e Comercial Carvalho.

As ações culturais do Festival da Rabeca envolvem Oficinas temáticas de Musicalização e Construção de Rabeca; de Teatro e Dança; Exposições Fotográficas; Lançamento da Cartilha da Rabeca; Palestras e Debates, com direcionamento para Arte Santeira, História, Memória e Cultura Popular no Piauí, e a Mesa Redonda “A importância do Festival de Rabeca para a região do Gurgueia e sua influência às futuras gerações.” e Mostra da produção da oficinas.
(Rabecas de tradição/divulgação)

O espaço acolhedor das atividades do Festival da Rabeca será a Unidade Escolar Franklin Dória e a região central da cidade de Bom Jesus. Shows e espetáculos artísticos também ganham agenda para a comunidade. O espetáculo “Abrigo São Loucas”, do Grupo Harém de Teatro, estará entre as atrações culturais. O Festival da Rabeca de Bom Jesus será encerrado em grande festa, na praça da cidade, com Show de Daniela Mercury.
(Daniela Mercury fecha o FestRabeca com show/divulgação)

VI Festival da Rabeca de Bom Jesus, de 22 a 24 de agosto de 2013, o melhor eco de ações socioculturais na região do Vale do Gurgueia em revitalização da memória social e culturas revisitadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário