sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Aberto o FestRabeca de Bom Jesus

Aberto o FestRabeca de Bom Jesus
por maneco nascimento

Aberta a temporada de rabecas, sons, oficinas, espetáculos de teatro e dança, shows musicais e recitais tradicionais de amantes de rabecas e rabequeiros indispensáveis. O que começou dia 22, segue até 24 de agosto, quando Daniela Mercury encerra os serviços abrigados na cidade de Bom Jesus, com grande show a céu aberto na Praça da Catedral.

O Festival tem a realização da Associação dos Filhos e Amigos de Bom Jesus e Governo do Estado/ Fundac e encontra patrocínio do Governo Federal, SIEC Sistema de Incentivo Estadual à Cultura, OI Cultural, Caixa Econômica, Banco do Nordeste, Prefeitura de Bom Jesus, Coca –Cola e Comercial Carvalho.

 Os parceiros facilitadores do Evento, através de apoios muito bem vindos, são contas certas da Universidade Estadual do Piauí – UESPI, Secretaria da Educação do Piauí – SEDUC, Secretaria Municipal de Cultura de Bom Jesus, Rádio Voz do Gurgueia, FM Cidade e Unidade Escolar Franklin Dória.
(Autoridades e promotores do VI FestRabeca de Bom Jesus/divulgação)

As ações culturais do Festival da Rabeca envolvem Oficinas temáticas de Musicalização e Construção de Rabeca; de Teatro e Dança; Exposições Fotográficas; Lançamento da Cartilha da Rabeca; Palestras e Debates, com direcionamento para Arte Santeira, História, Memória e Cultura Popular no Piauí, e a Mesa Redonda “A importância do Festival de Rabeca para a região do Gurgueia e sua influência às futuras gerações.” e Mostra da produção das oficinas.

Sons, instrumentos, cordas, arco e a fala da Rabeca. Instrumento este cunhado pelas mãos artesãs do lutier. A madeira se transforma em peça sonora e, dessa, a arte através de cordas tensionadas, beliscadas, percutidas ou friccionadas transformam em magia aos ouvidos o que a natureza humana construiu a sons naturais de cordas em cultura musical popular.
(Rabequeiros em praça de ação/divulgação)

Na noite de 22 de agosto, abertura do Festival, as atrações ficaram por conta de espetáculos de dança, teatro e shows de cultura de raiz, numa demonstração da razão de Gaudí, ao declarar que “a verdadeira arte está na raiz.”. Shows de expressão e reinvenção da cultura tradicional.

Na Praça do Fórum. A Escola de Dança do Estado “Lenir Argento”, com A Dança das Laranjeiras; O Grupo Harém de Teatro, de Teresina, desceu o gogó em plena praça e apresentou a saga das ex-primeiras damas Maria de Castro, Maria Fernanda e Maria Francisca, no espetáculo “Abrigo São Loucas” e a Dança do Grupo Kizomba, de Imperatriz, no Maranhão, com Ciranda Cultural.
(Rabeca, rabequeiro e tradição musical popular/divulgação)

No Palco Principal, na Praça Nossa Senhora das Mercês, se apresentaram os Grupos Dá-lhe Samba, de Bom Jesus; os Mestres da Rabeca (PI) - Mestre Erandino, Mestre Mundico Silva, Mestre Joaquim Carlota, Mestre Pedro da Rabeca, Mestre Valdeci Araújo, Trio Chamego Mais; Jefferson Leite e Trio Gavião (GO); Iracema Teles - Um canto a Clara (PI); Ricardo Herz e Trio (SP); Claudio Rabeca e Seu Luiz Paixão (PE) e  Xenhenhem (PI).

No desempenho de demonstração da cultura popular e à transversalização das artes renovadas, o VI FestRabeca de Bom Jesus busca integrar escolas, comunidade, artistas, pesquisadores da cultura de um modo geral, os mestres dos saberes da Rabeca e suas falas musicais de cultura popular, interagir a cultura da Rabeca e valorizar os conhecimentos musicais da Brasil do diverso criativo e artístico.
Até dia 24 de agosto, muitas novidades de manifestação cultural ainda passarão pelo VI Festival de Rabeca de Bom Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário