terça-feira, 6 de agosto de 2013

Cartas... em ficção VI

Cartas de memórias, histórias em ficção
por maneco nascimento

[Cartas para a cidade, agosto 2013]
- Sexta carta –
(Resposta do Imperador Dom Pedro II ao Conselheiro Saraiva)

 “Digníssimo Conselheiro José Antônio Saraiva,
 Petrópolis, 05 de agosto de 1852

Não é sem muita alegria e confortável orgulho que retomo o assunto para agradecer todo empenho que Vossa pessoa incumbiu na tarefa de melhor ampliar a visão de governo da província a qual está responsável como bom administrador das terras do Piauí.
Toda a empreitada realizada já torna convincente que a transferência da capital para a beira-rio Parnaíba traz o que deve ao longo da implantação encontrar a unanimidade que ainda abriga resistência de alguns oeirenses. Seja também de vosso conhecimento o crédito sempre reclamado pelo empenho de todos os envolvidos para que esteja justificado na forma política e de atendimento ao povo que destina a transformação da nova capital em futuro polo econômico e resolver problemas crônicos apresentados que empurraram para a feliz mudança da capital.
Julgo crer no futuro da província que quebra o isolamento do governo e da população, comércio e negócios para que a futura capital determine espaço para a agricultura de exportação, conforme o planejado, e promova na eficiência de solução para navegação a vapor no rio Parnaíba e vestir a nova capital de prosperidade compartilhada dos interesses de todos que estão no empenho da mudança de sede do governo.
Também gesta orgulho a autorização da homenagem que finaliza ao nome de Dona Teresa Cristina de Bourbon. Muito nos felicita e engrandece tamanha lembrança que abre uma novidade de criação da nova Vila que há no tempo natural a ascensão a cidade.
Todo o sentimento que compartilho está dirigido para a coragem de implantar a mudança que encontra em esforço da Vossa pessoa e define as novas posições que devem acompanhar a empreitada de sentar o governo na Vila Nova do Poti.
Adeus! Com um abraço de felicitação pelo já alcançado, declaro afeição e respeitoso apego a pessoa do Conselheiro José Antônio Saraiva.
                                                        Amigo
                                                         Pedro."

  
Fonte de Pesquisa:
·         História (São Paulo)
História (São Paulo) v.30, n.1, p.90-113, jan/jun 2011 ISSN 1980-4369
Teresina: a Capital sonhada do Brasil Oitocentista1
Teresina: Dreamed capital of Brazil in the nineteenth-century
. piauihp.com.br
www.meionorte.com/blog josé fortes/a-tranferencia-da-capital-do-piaui
(Imperador Dom Pedro II/foto. deolhonacidade.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário