sábado, 24 de agosto de 2013

Ao Som de Gaitas e batuques

Ao Som de Gaitas e batuques
por maneco nascimento
 
Rabecas, gaitas de fole, batuques de latas, tambor e alhures, dança, teatro e gentes, em ocupação nas Praças do Fórum e de Nossa Senhora das Mercês, no centro de Bom Jesus do Gurgueia, alegraram a segunda noite do VI Festival de Rabeca de Bom Jesus. Às contagens, milhares de partícipes na festa de rabecas, rabequeiros, gaiteiros e batuqueiros, brincantes e bumba meu boi e mais artistas que a cena colheu em uma noite para registros e memória da cidade piauiense das rabecas.

As atrações vão ganhando fôlego a partir das 17h, com as atrações da Oficina de Teatro (PI); Escola de Dança Lenir Argento (PI), com o espetáculo O lago do cisne; Grupo Teatro Extremo (PORTUGAL), com a peça A lenda das amendoeiras em flor, atuação do ator e diretor Fernando Jorge; Bumba Meu Boi Lelelê de Bom Jesus (Bom Jesus – PI) e um Grupo de senhoras da comunidade de Bom Jesus que também se representou, através de danças populares.

No palco principal, a animação ganhou força, na entrada com a Banda Pressão Total (Bom Jesus - PI). Os Mestres rabequeiros em sua valiosa musicalidade; o projeto Patubatê, de Brasília-DF, que ganhou o público nessa segunda noite do FestRabeca, numa salada de percussão e música eletrônica a estilos Goa, Trance, Dubstep, Minimal, dentre outros registros experimentados.
 
(Patubatê, de Brasília DF/divulgação)


Sons traduzidos a sonoridades extraordinárias. Da Índia para Bom Jesus, os integrantes do grupo Patubatê não bateram fofo, só não bateram a noite porque o brilho esteve sempre equilibrado. Ainda fizeram espécie Lilia Diniz (MA) & Chinelo de Couro - Festejo das comadres no terreiro de Marinês (DF), depois Chinelo de couro - Forró de Rabeca (DF).
 
(Lilia Diniz [Ma] e Chinelo de Couro Festejo das Comadres de terreiro de Marinês [Bs -DF])

E teve, ainda, os foles aveludados de A Velha Gaiteira, manifestação musical de raiz portuguesa, legitimada à tradição das velhas gaiteiras, identidade cultural de Portugal. Uma tomada mix na sonoridade da gaita, bombo e da caixa. O grupo define a beleza da música repercutida como de Trance Rural Orgâncio. UmA Velha Gaiteira para transe que se aproxima de batidas da música eletrônica transmutadas na instrumentalização das origens rurais do gaita e seus sons.
 
(A Velha Gaiteira, de Portugal/divulgação)

E é claro que não podia faltar o suing caprichado da querida Lene Silva e o Groove da menina.
Então quem está curtindo o VI FestRabeca ri de orelha a orelha,  pois o negócio tá luxuoso. Quem ainda não curtiu e estiver por perto, a última noite do dia 24 fecha com Show de Daniela Mercury, não sem antes apresentar outras chamadas para shows locais e regionais, dança, teatro, mestres da rabeca e rabequeiros, oficina de Rabeca e olha, que se mexer, estraga.


VI Festival de Rabeca de Bom Jesus já começa a deixar saudades. Mas pra frente, que na esteira musical mais Rabecas vêm quentes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário