domingo, 4 de agosto de 2013

Cartas... em ficção IV

Cartas de memórias, histórias em ficção
por maneco nascimento

[Cartas para a cidade, agosto 2013]
- Quarta carta –
(Resposta da Imperatriz Teresa Cristina ao Conselheiro Saraiva)

“Digníssimo Conselheiro José Antônio Saraiva,
Petrópolis, 02 de novembro de 1851

Vossas palavras que chegam nas mãos dessa que vos devota amizade e respeito, encontram no mútuo da devoção a alegria e dignidade do encontro feliz. Também posso compartilhar das boas atenções de negócios de governo e política de intenções de mudanças necessárias.
 Não é desmedida a vossa arguta defesa do ato de mudança que considera os inconvenientes de uma Província marcada por distâncias consideráveis, segundo vossas apresentações, somado com as dificuldades de transportes para escoamento das riquezas e a localização da capital situada distante das grandes regiões do Brasil.
Também estão na vossa defesa da mudança o fato de Oeiras não ter condições de desempenhar papel ativo como polo de desenvolvimento do Estado, sem criar dúvidas no respeito do isolamento físico da província que desmereça a eficácia puramente administrativa do trato dos negócios do governo.
A Oeiras, encravada no sertão da província, perde a defesa de permanência como sede, a partir das enumeradas argumentações que são apresentadas para interpretações da região, documentos oficiais, relatos de governantes provinciais que a tornam isolada e atrasada na geografia regional de melhor localização como centro que adquira característica de urbano.
No maior entendimento dos argumentos apresentados pela pessoa do Conselheiro Saraiva, faço meus os créditos de que vosso governo possa encontrar o estilo de vida mais satisfatório para termos de localização, de comunicação e de economia na busca de fronteiras para configurar novas condições do povo em lugar venturoso para futuro promissor. Todavia é de bom entender que aspire junto com os de defesa da mudança a novo centro das decisões de atos políticos e administrativos.
Do informado por meio das comunicações mantidas da Vossa pessoa conosco, para qual amplia o aconselhamento para decisões que toma ao melhor andamento administrativo da função a Vós designada é que destina discussão que muda o papel que exerce Oeiras e este seja transferido a nova sede destinada a localização de poder administrativo e político do Piauí.
Adeus! Que a graça de Nosso Senhor encontre em condições de saúde desejáveis e aconselhe os rumos de trabalho no exercício da função do senhor Conselheiro José Antônio Saraiva.
                                                  Imperatriz
                                                Teresa Cristina de Bourbon"



Fonte de Pesquisa:
·         História (São Paulo)
História (São Paulo) v.30, n.1, p.90-113, jan/jun 2011 ISSN 1980-4369
Teresina: a Capital sonhada do Brasil Oitocentista1
Teresina: Dreamed capital of Brazil in the nineteenth-century
piauihp.com.br
www.meionorte.com/blog josé fortes/a-tranferencia-da-capital-do-piaui
(Imperatriz Dona Teresa Cristina de Bourbon/foto: museuhistoriconacional.com.br)

2 comentários: