terça-feira, 21 de março de 2017

SenThe

Aqui é terra do Teatro!
por maneco nascimento

Abertas as fronteiras brasileiras ao teatro que por aqui e alhures se produz, às falas e vozes que reiteram a Semana Nacional do Teatro de Teresina – SenThe. 

A Semana começa hoje, nesta terça feira, 21 de março e segue até dia 27. Serão 24 espetáculos, 27 apresentações em diversos espaços da cidade e um mundo de alegria, lúdico e fantasia invadem Teresina.
Já às 17 horas, de hoje, na Praça Pedro II, a primeira ação chama para Teatro de Rua. Às 17 horas, o Grupo de Teatro Jovens em Cena - CotJoc apresenta o espetáculo "A Verdadeira História de Romeu e Julieta", com texto de Jean Pessoa e  direção de Alinie Moura. 

E, às 19 horas, no palco do Theatro 4 de Setembro, será hora da solenidade de Abertura oficial da Semana Nacional do Teatro de Teresina - SenThe. 

De 21 a 27 de março a cidade estará dominada pela cena teatral brasileira, com espetáculos acontecendo na Praça Pedro II; Theatro 4 de Setembro; Galeria de Arte "Nonato Oliveira" (Club dos Diários); Teatro "Torquato Neto"; Shoppping da Cidade e Parque da Cidadania. 

A Semana também gera ação de interação solidária, a SenThe Social às apresentações nas instituições filantrópicas, Casa Frederico Ozanan, AMA e Lar da Esperança. Vale lembrar que os espetáculos no Theatro 4 de Setembro também contarão com o recurso de interpretação de LIBRAS.

As linguagens da cena viva voltam-se ao Teatro de câmara, comédias e dramas; de Formas animadas; Teatro de Rua, Dança nova(teatro e dança); leituras Dramáticas; as licenças dramáticas traduzidas na cultura popular e de tradição às dramaturgias que operam o teatro brasileiro. Também acontecem os diálogos de interações estéticas, através das Oficinas que serão ministradas, no período. "Duas vias: do corpo ao texto do texto ao corpo", facilitada por Gero Camilo e Victor Mendes e "Teatro de Lambe-lambe", ministrada por Renan Eichel. 

O Projeto Semana Nacional do Teatro de Teresina aplica-se à prerrogativa livre e democrática de aproximar, dialogar, interagir e dar nova margem de recepção a espetáculos, companhias e grupos de teatro nacionais, empenhados em fazer, manter a cena viva e, que, nem sempre estão no domínio das mídias, ou de circulação em amplitude maior, sejam montagens de Teresina, municípios piauienses e de capitais de outros estados brasileiros.

Os espetáculos chegam de São Paulo e Campinas, Pernambuco, Rio de Janeiro, Ceará, Maranhão, Brasília – DF, Piauí - capital e interior, e os convidados que chegam do além mar, Holanda e Porto-Portugal.

Na noite de hoje, na Abertura , além da Solenidade oficial, haverá a apresentação do Projeto "Suíte - Homenagem ao Amigo - Eleonora Paiva", que traz a atriz, coreógrafa e cantora piauiense e seus amigos envolvidos no Projeto. 

A Suíte reúne ato de Dança, com resultado de Oficina ministrada pela própria Eleonora, na Escola de Dança "Lenir Argento"; o segundo ato de Teatro, em que a atriz homenageada imerge em personagens que fizeram carreira, em suas interpretações de montagens piauienses, como "Os Dois Amores de Lampião Antes de Maria Bonita, Só Agora Revelados", de Chico Pereira da Silva, pelo Grupo Harém de Teatro e "Itararé, A República dos Desvalidos", de José Afonso de Araújo Lima, peça encenada pelo Grutepe. Já ato 3, de Música, "Suíte Musical", em que Paiva faz as vezes de cantora.

Após as apresentações no Theatro 4 de Setembro, ocorre a
Programação Musical, a partir das 22h30, no Espaço Cultural "Osório Jr." (Área de Convivência "Rubens Lima"). Para o primeiro dia da SenThe, a presença de um Quarteto de Violões, do Projeto Música Para Todos, e um Recital Erudito e Popular, com o violonista Erisvaldo Borges.
 
A Semana Nacional do Teatro de Teresina – SenThe amplia as fronteiras democráticas às comunicações e interações estéticas ao teatro, à música, à dança, às festas e folias felizes das personas de formas animadas e gera encontros nas Oficinas que confrontam saberes, arte e técnicas, teatro-experiência.

O Projeto SenThe acontece graças ao Sesi  70 anos; Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado de Cultura;  Fundação Cultural Monsenhor Chaves e tem a efetivação de realização prática e logística de apresentação dos espetáculos da Navilouca Produções e Complexo Cultural Club dos Diários/Theatro 4 de Setembro.

A SenThe exercita, ainda, a cultura solidária e as bilheterias dos espetáculos terão os ingressos trocados por (01) uma lata de leite ou (01) pacote de fraldas descartáveis, que beneficiarão as instituições filantrópicas AMA, AMHOR, Lar da Esperança e a Vila do Ancião (Abrigo de Idosos).
 
SenThe aqui, do nosso lado e cumpra-se cultura de teatro. Teresina Saúda a todos e a todas que compõem a SenThe e diz, Evoé, Teatro brasileiro!

Serviço:
"Abertura Senthe"
dia 21 de março
às 19 horas
no Theatro 4 de Setembro.
Entrada: 01 lata leite em pó ou 01 pacote fraldas descartáveis
troca de ingressos: na bilheteria do Theatro 4 de Setembro, a partir das 14 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário