quarta-feira, 29 de março de 2017

Lúdico

em "História de Lenços e Ventos"
por maneco nascimento

O Projeto "Cena Aberta" faz temporada nas quintas feira, 30 de março, e 06 de abril, no Teatro "Torquato Neto", às 18 horas, com o espetáculo "História de Lenços e Ventos", com texto de Ilo Krugli, sob a tutela da Escola Técnica Estadual de Teatro "Gomes Campos". A Entrada é Franca.
A montagem é resultado de finalização de curso técnico em Teatro e vem preencher as agendas do Projeto "Cena Aberta" planejadas para ocupar as quintas feira do ano de 2017.

As práticas de montagem que se tornam repertório da Escola de Teatro "Gomes Campos" ganham uma ponte de diálogo, com a comunidade, quando se tornam peças em temporada no Teatro "Torquato Neto" e
demonstram os resultados da práxis escolar que são desenvolvidos no curso de Teatro da instituição.

"História de Lenços e Ventos" poderá ser visto dia 30 de março e, mais uma vez, em 06 de abril, quando sairá de cartaz para ceder espaço a outra peça, do repertório da Escola de Teatro, à ocupação de pauta da Casa de espetáculos.

O espetáculo "História de Lenços e Ventos" - 1974, tem texto do artista plástico, educador, diretor, autor e ator de teatro Ilo Krugli, argentino naturalizado brasileiro, desde 1962, traz toda a magia e complexidade do universo infantil, recriando momentos de surpresa, medo, coragem, amor e solidariedade.
Nos anos da ditadura militar, Ilo está no palco com "Histórias de Lenços e Ventos", peça que marcou a trajetória do teatro para crianças no Brasil. Utilizando bonecos, lenços, latas, instrumentos musicais e
objetos, a peça conta a história de Azulzinha (um lenço) e seu amigo Papel (um pedaço de jornal) que enfrentam o poder do rei Metal Mau.

Sem impostação e ambientada nos quintais da infância, a peça fala de liberdade, afetividade e uma vida melhor, baseando-se em textos de autores, como Federico García Lorca e Victor Hugo.

A peça criada toda a partir de objetos reciclados conta a história feérica de personagens em busca de autoconhecimento e crescimento pessoal, da realização de sonhos e busca pela liberdade.

Nesta montagem realizada pela Escola Técnica Estadual de Teatro Gomes Campos "por alunxs atores/atrizes do módulo III noite, 'História de Lenços e Ventos' busca por uma estética inconformada com o eurocentrismo e vícios do “grande Teatro naturalista oitocentista”, celebra a liberdade do jogo cênico e uma revolta aos processos alegóricos infantis do brincar-de-ser, neste sentido, o processo de desespetacularização do teatro é, portanto, assumidamente o anti espetáculo em cena", declara Edinho do Monte.

Na ficha Técnica, o Professor orientador, Edinho do Monte e os intérpretes Aracélya Jardiele, Cairo Bruno, Cleide Nascimento, Ewerton Moraes, Franciellen Lustosa, Gilssimar Araújo, Kaio César, Marlúcia Meneses. A parte musical leva a assinatura de Vanda Queiroz e Jardel.

O "Cena Aberta", partiu de uma ideia de Chiquinho Pereira, diretor da Escola Técnica Estadual de Teatro "Gomes Campos". A ação tem apoio do Governo do Estado e Secretaria de Estado da Cultura, e parceria de recepção logística do Complexo Cultural Club dos Diários/Theatro 4 de Setembro.

"História de Lenços e Ventos", acervo de memória de repertório das montagens, realizadas pela Instituição de ensino, em práxis de montagem-finalização do curso técnico em Teatro, é resultado final da Turma "Ivonildes Verçosa", Ano 2016/2.
Serviço: 
"História de Lenços e Ventos"
quinta, 30 de março
quinta, 06 de abril
às 18 horas
Teatro "Torquato Neto" (Club dos Diários)
Entrada Franca
Classificação Livre.

fotos/imagem: acervo (ETETeaGomes Campos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário