quinta-feira, 23 de março de 2017

Nesta quinta, SenThe.

SenThe. É pra ver Teatro!
por maneco nascimento

Nesta quinta feira, em dias que correm a Semana Nacional do Teatro de Teresina - SenThe, já há marcas registradas do Teatro que se faz aqui e alhures e reúne brais na cena de Teresina. Quinta feira, 23 de março, SenThe. 

Rolou umas grandes alegrias das cenas, um efeito de lúdico e fantasia e interações que ganharam a Praça Pedro II (SenThe-Teatro de Rua, 17h), os palcos do Teatro "Torquato Neto", 18h30 e Theatro 4 de Setembro, 20h (SenThe-Teatro de Câmara) e chegou também em instituições filantrópicas Casa Frederico Ozanan e AMA, 10h (SenThe Social)

A Semana grita Teatro! E, pede passagem porque mais cena vem por ai. A Semana segue até dia 27 de março (Dia Internacional do Teatro e Dia Nacional do Circo) e SenThe, que vem muito Teatro.

SenThe. E veja Teatro. A cena brasileira tá na Rua, da Praça P2, nas Casas de espetáculos, na cidade de Teresina, que só respira cena viva. 

No dia de hoje, quinta feira, a agenda  SenThe Social percorreu a instituição AMA, às 10h, com o espetáculo "Um buraco no Céu" do Teatro Balbinas e Beduínas, de Campinas, São Paulo.

E, à noitinha, vem humor e dramas chamando à cena no "Torquato Neto", 18h30, e no Theatro 4 de Setembro, às 20h.

No horário das 18h30, o Humanitas Grupo de Teatro, de Timon, Maranhão, corta o palco e ganha a cena no Teatro "Torquato Neto", com o espetáculo "As Sete Irmãs", dirigido por Junior Marks, para texto de Walden Luiz.

A ausência de tramas paralelas faz com que a história ganhe uma velocidade devastadora na vida das personagens, tragadas pelo jogo dos pecados. A narrativa da peça uma sequência continua de fatos que determinam onde há o clímax, em contraponto à dramaturgia tradicional. 

A dramaturgia, de enredo linear prepara, com coerência, as ocorrência desse momento factual do cotidiano das Irmãs de fé e filha de Jesus. A dramaticidade de "As Sete Irmãs" imprime uma velocidade na dinâmica de sucessões de situações-limites, em provocativo a efeito imediato do espectador. Um choque estético à promoção instantânea de emoções. 

No elenco, Junior Marks, Iarla Ribeiro, Sandra Lima, Marcelo Rego, Flávia Souza, Solange Santos, Vitorino Rodrigues, Maycon Douglas e Luiz Gonzaga. A assistência de direção é de Sandra Lima. A classificação é de 14 anos. "As Sete Irmãs" inspira humor, ironias e um fecho de crítica dos cotidianos das fantasias presas aos institutos de fé, religião e costumes de convenção.

E no horário das 20 horas, no Theatro 4 de Setembro, Floriano vem representar o sul do estado, com o espetáculo "Fiéis". 

O Grupo Cangaço de Teatro apresenta a proposta dramática em que o enredo é de um perfume que embriaga, mãos que acariciam, gestos que simbolizam amor e, para este caso, uma flor. O que alguém seria capaz de fazer por amor. Há fidelidade nas relações? 

O espetáculo retrata o grande amor familiar que rompe gerações unidas por uma sina. As personagens creem serem perseguidas por uma sina, que não poderia ser impedida de se manifestar. A dramaturgia discursiva indaga sobre fidelidade e o quanto esta exista, sobreviva para manter o amor familiar fortalecido.

O texto é de César Crispim e a direção de Rosivaldo Olliveto. Os intérpretes que dão vida à encenação são Alisson Rocha, Denis Silva, Everk Amorim e Kassyo Leal. Drama, 55 minutos. Classificação, 16 anos.

E depois dos espetáculos tem SenThe - Programação Musical, com "Carlos B. Filho Show", no Espaço Cultural "Osório Jr."(Espaço de Convivência "Rubens Lima", às 22h30.

Um repertório requintado da MPB bossa nova, nossa e os ritmos que fizeram carreira na voz de B. Filho, que canta porque não aprendeu a voar, mas se precisar dança e atua.

Faz na noite, de hoje, um show alegre e cria uma conversa franca musicada e cheia de dengos e meneios de bem cantar a canção brasileira.


Serviço:
hoje, 23 de março
quinta feira
***às 18h30/Teatro "Torquato Neto" - "As Sete Irmãs" (Timon Maranhão)
***às 20 horas/Theatro 4 de Setembro - "Fiéis" (Floriano Piauí)
(a apresentação no 4 de Setembro tem interpretação simultânea em LIBRAS)
ingressos: (01) um a lata de leite em pó, ou (01) pacote de fraldas descartáveis.
***às 22h30/EC"Osório Jr."(Espaço de Convivência "Rubens Lima") - Carlos B. Filho Show.
Entrada Franca.

fotos/imagem: (divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário