quinta-feira, 16 de março de 2017

Hoje é dia d'As MalDitas

no Lançamento da SenThe
por maneco nascimento

Hoje é dia de estreia, hoje é dia de "As MalDitas". A apresentação acontece durante o lançamento da Semana Nacional de Teatro de Teresina - SenThe.


"Duas irmãs com nomes de flores e almas de espinhos" é frase chave e define o drama de relações, perigosamente, conturbadas, entre as irmãs, Rosa (vivida por Franklin Pires) e Margarida (na pele de Carlos Anchieta).

Texto do paraibano Saulo Queiroz e direção de Arimatan Martins, a estreia será às 20 horas, desta noite, 16 de março, no palco do Theatro 4 de Setembro.
E a Entrada é Franca.

Com diversas montagens já realizadas Brasil afora. Chegou a hora de Teresina mostrar a sua cara, em olhar de teatro brasileiro por aqui expressado. O Texto tragicômico enreda duas irmãs que não se suportam, Margarida é analfabeta, viúva, pobre e fanática religiosa e, Rosa é deficiente física, professora universitária aposentada, com ouvidos afinados à música clássica.

O ódio alimenta o cotidiano das irmãs. Vivem juntas, a contragosto, numa difícil relação de dependência mútua.

O destino, ao pregar uma boa dose de ironia, as obriga a dividirem o mesmo teto. Estão, há sete anos, presas às circunstâncias de dependência que as mantém, incondicionalmente, ligadas.

Rosa é financeira e profissionalmente bem sucedida, mas vítima de um acidente, que a deixou paraplégica, vai precisar de Margarida, uma viúva, que jamais ambicionou um espaço maior que a própria cozinha, porém em situação de quase abandono teve que dobrar-se à convivência com a irmã deficiente.

Submetidas a dividirem um velho casarão, vão terminar seus dias imprimindo, às vezes, ou quase sempre, uma companhia infernal de uma à outra. A narrativa dramatizada, seria a da última noite que passam juntas, e quando trocam maldições por tudo que fizeram, ou deixaram de fazer.


Com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura do Piauí, o espetáculo, após a estreia de Teresina, percorrerá municípios piauienses e deve romper as fronteiras do estado.

Carlos Anchieta, um dos intérpretes da tragicomédia ao declarar impressões sobre a montagem defende que "o espetáculo vem com um texto muito rico, que passeia pelo drama, mas com umas pitadas de comédia". E numa boa expectativa para a estreia, finaliza "Esperamos que o público goste".

Compõem o espetáculo, Carlos Anchieta e Franklin Pires, como Margarida e Rosa. Arimatan Martins, na direção; no texto Saulo Queiroz; cenário, Bid Lima e Manu Andrade; caracterização e maquiagem, Danilo França; sonoplastia, Márcio Brytho; iluminação de Pablo Erickson e fotografia de Victor Gabriel.

Serviço:
estreia "As MalDitas"
16 de março
às 20h
Theatro 4 de Setembro
Classificação: 14 anos

Entrada Franca.
Informações: 3222 7100

Nenhum comentário:

Postar um comentário