sábado, 28 de novembro de 2015

Melhor do Ano

Teatro piauiense!
por maneco nascimento


A noite do dia 27 de novembro foi de premiação aos melhores do teatro local.

Evento promovido pela A&C Assessoria e Promoções Culturais e Grande Otelo Cia. de Teatro o Troféu "Os Melhores do Teatro Piauiense aconteceu, a partir das 20 horas, no palco do Theatro 4 de Setembro.

Na abertura, a citação das categorias concorrentes ao Prêmio, em apresentação elegante, e as falas do mentor do Projeto de agraciar atores e atrizes piauienses da área artística e técnicos de teatro.

Aci Campelo falou da insistência em manter o Projeto, mesmo que, àquela noite, houvesse um público tão pequeno para prestigiar a solenidade.

Lembrou, Aci Campelo, da valorização dos profissionais da área em destaque e de como esta oportunidade seria necessária para que se mantivesse uma prática de premiar quem se sobressaiu no ano em final de curso. Saudou a todos, apontou os colegas que compuseram a Comissão de escolha dos finalistas e de como seu papel seria o de desfazer dificuldades, caso houvesse casos de empate, nas escolhas.

Deixou claro que não escolhe os nomes dos vencedores. A Comissão reunida, em alguns encontros, é quem sempre dá o tom dos resultados. Registrou, ainda, que para o ano de 2016, se estaria abrindo a perspectiva para que haja uma premiação em dinheiro.

A Comissão 2015 do Troféu foi composta por Lorena Campelo (diretora de teatro e atriz); Siro Siris (ator, cenógrafo/aderecista e diretor de teatro); Jesus Viana (ator e professor de teatro); Maneco Nascimento (ator e articulista) e o Aci Campelo, como presidente da Mesa de trabalhos, para definir com voto de Minerva, caso haja entrave.

Também foi chamado ao palco, o homenageado do Troféu. Amauri Jucá, ator e humorista, que falou da felicidade de receber a homenagem. Lembrou do começo da carreira, do convite para fazer teatro, feito por Arimatan Martins, do curso de contador que foi substituído pela profissão de ator, dos prêmios conquistados como ator em festivais nacionais e locais. E da satisfação de estar, naquela noite, em meio ao movimento da profissão que escolheu.

Ainda foi exibido um vídeo/entrevista em que destacava o começo de tudo e a vida de show de humor que o alçou ao sucesso. Após as falas oficiais, foi dada a largada para a abertura dos envelopes de premiação.

A plateia composta por concorrentes, amigos, familiares, fotógrafos e alguns convidados, acompanhou atenta aos anúncios dos concorrentes e resultado final. O pequeno público, vibrou a cada nova apresentação de premiado. Quem estava no evento, esteve para participar da noite de premiação e concorreu para a alegria do momento.

Foram agraciados com Troféus de Melhor do Ano do Teatro Piauiense, os artistas, nas categorias:
:

Produtor do Ano, João Vasconcelos, que saiu na frente de Vitorino Rodrigues e Franklin Pires. O Melhor Iluminador, Assaí Campelo, pelo espetáculo "Um Bico Para Velhos Palhaços (Harém de Teatro). Os outros concorrentes, Pablo Erickson, espetáculo "Casimira Quietinha" (Mosay de Teatro) e Renato Caldas, espetáculo "Zumbeats, Escola de Monstros" (Conexão Street Cia de Dança e Teatro).

Melhor Sonoplasta, Zé Dantas, por "A República dos Desvalidos" (Grutepe), concorreu com Avelange Amorim, de "Casimira Quietinha" e Alexandre Brito, de "Os Cegos" (Floriano - Pi).

Melhor Cenógrafo do ano, Emanuel de Andrade, por "A República dos Desvalidos". O Melhor Figurino foi de Bid Lima, pelo espetáculo "Um Bico Para Velhos Palhaços". Desbancou Avelar Amorim e Edithe Rosa, de "Casimira Quietinha" e Stella Simpson, de "Cinderela - Um Musical".

Grupo Destaque do Ano, premiado, foi o Harém de Teatro. Seus concorrentes, Grupo Cabaça, de Parnaíba, Piauí, e VR Produções Artísticas (Vitorino Rodrigues). A Empresa Incentivadora que levou o Troféu de Melhor do Ano foi a FM Cultura de Teresina. As outras empresas que estavam no páreo eram TV Assembleia do Piauí e Armazém Paraíba.

Nos prêmios artísticos, os agraciados da noite: Melhor Atriz Revelação, Conceição Oliveira, da peça "Os Cegos", de Floriano. Concorreram com ela, Adelina Barbosa, por "Assombrações" e Cleide Fernando, também por "Assombrações". O Ator Revelação do Ano foi Alex Cruz, por "Zumbeats - Escola de Monstros". Seus concorrentes, Giordano Gabriel, de "Assombrações" e Fabiano Montenegro, de "A Princesinha e o Plebeu".

Os prêmios de Melhor Atriz e Melhor Ator, para o ano de 2015, ficaram com Vera Leite (a Melhor Atriz do certame), por "A República dos Desvalidos", que disputou a estatueta com Edithe Rosa, de "Casimira Quietinha" e Rafaela Fontenele, de "Causos e Contos do Interior".
E o Melhor Ator, escolhido, foi Roger Ribeiro, por "Casimira Quietinha". Seus concorrentes de peso, Francisco de Castro, de "Um Bico Para Velhos Palhaços" e Cleverson Rodrigues, por "Causos e Contos do Interior".

O Melhor Diretor de 2015 foi Arimatan Martins, de "Um Bico Para Velhos Palhaços". Os outros diretores, que estavam no páreo, eram Avelar Amorim (Casimira Quietinha) e Franklin Pires (Cinderela - Um Musical). 

O Prêmio de Melhor Autor ficou com José Afonso de Araújo Lima, por "Itararé, a República dos Desvalidos/A República dos Desvalidos". Seus concorrentes, Benjamim Santos, com o espetáculo "Mandu Ladino" e Waldílio Siso, por "Casimira Quietinha".

E o Troféu de Melhor Espetáculo do Ano de 2015 alcançou "Um Bico Para Velhos Palhaços" (Harém de Teatro). Seus concorrentes na disputa quente, "A República dos Desvalidos" (Grutepe) e "Casimira Quietinha" (Mosay).

Após a solenidade de entrega dos Troféus o público foi convidado para um coquetel e festejos no Bar do Club dos Diários. Onde, também, seria realizada a votação para a escolha da Cobra do Ano 2015, como tem ocorrido, sequencialmente, nos últimos anos.

Uma noite feliz, em que artistas e técnicos, de destaque do ano, às produções cênicas dividiram expectativas e encontro para a livre concorrência ao Melhor do Ano do Teatro Piauiense. Ao receber o Prêmio de Melhor Diretor, Arimatan Martins ressaltou a importância da permanência do Troféu que, para ele, não funcionaria como estímulo, porque estímulo e disposição para fazer teatro, todos têm na cidade.

O Prêmio funcionaria, disse Arimatan, como consagração do trabalho que os artistas da cena realizam em Teresina e no Piauí.

Que venham as produções, que nos surpreendam a todos, para que o Troféu Os Melhores de 2016 também possa deixar um gostinho de surpresa e disputa saudáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário