quarta-feira, 18 de novembro de 2015

"Nortristeresina"

será lançado no "Genu Moraes"
por maneco nascimento

É nesta quinta, 19, que boas novidades pairam sobre o anexo do Theatro 4 de Setembro, no Espaço Cultural Café Literário "Genu Moraes". 

A partir das 19 horas será tempo de festejar cultura. A cidade, os amigos, artistas, amantes da MPBPI e fãs incondicionais da música local se encontram ao Lançamento do cd "Nortristeresina".

"Nortristeresina", viaja no tempo, abre um resgate da cultura e arte da música popular brasileira, que por aqui se pratica. 

Registrado em cd, os guardados na manga da memória do movimento musical local e interpretações de quem sabe como é bom cantar, acompanhado de músicos e instrumentos. 

A história deste disco se afunila em dois festivais, o de Música Universitária da UFPI e o Festival Aberto de Londrina, no Paraná, que exportou a música piauiense em novembro de 1974. Há 41 anos, direto do túnel do tempo da canção brasileira dos festivais da canção, uns artistas se reuniram e conspiraram arte e cultura musical e foram para a galera paranaense. 

O Festival de Música Universitária da UFPI aconteceu para auditórios e plateias no ano de 1974. E, logo após, lembra Geraldo Brito, "Rubens Lima e Assis Davis tiveram a ideia de reunir algumas canções do festival, com textos de poetas ainda desconhecidos, outros já conhecidos e algumas canções folclóricas nordestinas", aponta.
(o músico, compositor, violonista e cantor GB/reprodução web)

Segundo GB,  Rubens Lima, Assis Davis e Viriato Campelo selecionaram os textos e convidaram Pedro Guerra Bastos, o famoso Pierre Baiano para a direção de cena. "Assis Davis e eu, muito mais ele do que eu, fizemos a direção musical e Rubens Lima arcou com a direção geral", recorda. 
(dr Viriato Campelo, produtor de "Nortristeresina"/reprodução web)

O grupo de atores que compôs "Nortristeresina" era "Pierre Baiano, Rubens Lima, Fátima Lima, Viriato Campelo, Laureni França, Laurenice França, Marlene, Paulo Batista, Geraldo Brito e Márcio Thé, eram os atores. Rubens Lima, Laurenice França, Márcio The e Pierre Baiano eram os cantores", conta Geraldo Brito. 

Como resposta do show bem articulado e a cara das inquietações e verves artísticas setentonas "Nortristeresina" foi levado a Londrina e,  para virar história, tipo exportação cultural. A Banda, formada por Assis Davis, na guitarra; Geraldo Brito, guitarra; Almir Marques, no baixo, e Carlinhos Menezes, na bateria. 

Também desenhava a equipe de trabalhos do show, Assaí Campelo, na fotografia e iluminação; José Inácio, também na fotografia; Catarina de Sena, na administração do show e a participação especial de Paolo de Lima, com uma mostra de esculturas produzidas por ele. 

Brito reativa as boas memórias, daquele momento, "foi Paolo de Lima quem trouxe o convite para participarmos do Festival Aberto de Londrina. Ele tinha ido à Londrina fazer uma exposição de seus trabalhos esculturais e foi avisado do festival. Jamais poderei esquecer aqui a participação do maestro Emílio Terraza que era o coordenador do Setor de Artes da UFPI, e foi quem intercedeu junto à Reitoria, a nossa participação no devido festival. Terraza nos acompanhou até Londrina para assistir ao evento", diz.

Show realizado, registro captado da parte musical em cd, numa produção de Viriato Campelo e Rubens Lima e direção musical de Geraldo Brito

"Me sinto contente, aliás, completamente contente em ter participado e contribuído para a feitura deste cd do espetáculo Nortristeresina, que aconteceu em Londrina em novembro de 1974, dentro da programação do Festival Aberto que rolava naquela cidade", finaliza.

No lançamento do cd "Nortristeresina", haverá show de dr. Rubens Lima acompanhado por Geraldo Brito.
(dr. Rubens defende as músicas de "Nortristeresina"/ foto reprodução)

Serviço:
Lançamento do cd "Nortristeresina"
dia 19 de novembro
às 19 horas
Café Literário "Genu Moraes"
Informações: (086) 9 8828 6872

fotos/imagem (arte visual convite/George Mendes PLUG)
(dr. Rubens; dr. Viriato e GB/reprodução web)

Nenhum comentário:

Postar um comentário