segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Era o Dia da Cultura

e das culturas nacionais
por maneco nascimento

Por Rui Barbosa, por arte e cultura conspiradas em qualquer canto ou recanto brasileiro, era o Dia da Cultura, o Dia da Cultura Brasileira, Dia Nacional da Cultura, ou como cunhou o ator Francisco Pellé, "o Dia das Culturas, de negros, brancos, pardos, índios", enfim.

E o Complexo Cultural Club dos Diários/Theatro 4 de Setembro abrigou ações comemorativas que, no finzinho da tarde do dia 05 de novembro, começaram na Praça Pedro II, às portas do Theatro 4 de Setembro.

Ali armado um palco,  recebeu o Projeto Música Para Todos, através da Orquestra Infanto Juvenil Música Para Todos e Monte Castelo Música Para Todos (Grupo de Flauta Doce), a partir das 18h, para preparação, ensaios de espaço, afinação de instrumentos e um grande concerto realizado por jovens músicos assistidos pelo Instituto Santa Rita/Música Para Todos.

Antes, na extensão do passeio e calçada da Casa de espetáculos, às 17h30, a Escolinha de Circo da Organização Ponto de Equilíbrio OPEQ apresentou seus novos artistas de circo, os jovens Palhaços Pernas de Pau e o Palhaço monociclista, com suas cores, alegria, equilíbrio e destreza na fantasia circense, representada à arte do picadeiro e do maior espetáculo da Terra, sua majestade o Circo.

Ainda na PII, a apresentação da cultura popular de tradição do bumba meu boi. O Boi Imperador da Ilha (Associação de Bumba Meu Boi Imperador da Ilha) na ativa desde 1934, assentado no bairro Monte Castelo, e que constrói história de resistência e renova suas gerações e mantém também um Bumba Meu Boi Mirim Imperador da Ilha.

Essa agremiação enfeitou, coloriu e encantou com sua arte de brincantes, caboclos de pena, vaqueiro, Catirina, apitos, tambores, miçangas, laços e fitas e sua personagem principal o Boi encantado.

Da Praça para o Café Literário "Genu Moraes", onde foram lançados livros infanto juvenis. A literatura, o desenho, os quadrinhos intertextualizados com narrativas infantis geraram belas obras de autores Marleide Lins, Assis Brasil e Danilo Almeida e ilustrações de Avelar Amorim, Caio Oliveira e Bernardo Aurélio e Danilo Almeida. As obras servidas aos convivas:

"A Galinha desamorosa", de Marleide Lins e ilustrações de Avelar Amorim; "A fala da cor na dança do Beija-Flor", de Assis Brasil, adaptado para quadrinhos por Marleide Lins, com ilustrações de Caio Oliveira e Bernardo Aurélio e "Lendas do Piauí em quadrinhos", de Danilo Almeida."

Anda ali no Café "Genu Moraes" a música de recepção, a quem prestigiou o evento, foi orquestrada pelos artistas Wannya Sales, Beto Boreno e Wellington Torres. Música afinada e refinada para endosso do momento cultural.

Nos discursos de abertura do Lançamento dos livros, Francisco Pellé fez o cerimonial, passou a palavra para Marleide Lins. Bid Lima, em suas falas, saudou os presentes, em nome da Secult.
Dona Marlene Pessoa também foi provocada a falar, haja vista sua fotografia ter sido instalada, àquela noite, na Sala dos Diretores do Theatro 4 de Setembro.

No texto lido por Bid Lima, vindo da Secretaria de Estado de Cultura do Piauí, uma saudação a José da Providência Pinto de Carvalho e ao Dia da Cultura. A ocasião também era de inauguração, com descerramento de placa e fotografia iconográfica de José da Providência. 

A cunhada do Provi, dona Cícera Carvalho, convidada a se pronunciar como representante da família, deu um depoimento sobre a pessoa do homenageado, e contraparente, e falou de como aprendeu a gostar daquele homem silencioso, mas muito generoso e amigo.

O público foi convidado a subir ao pavimento superior, sobre o Café "Genu Moraes", onde deu-se o descerramento de placa e inauguração da Sala de Técnicos do Theatro 4 de Setembro "José da Providência".

Das gentilezas e parcerias criadas entre o Complexo Cultural Club dos Diários/Theatro 4 de Setembro e artistas da cidade, uma se efetivou na Sala "José da Providência".

A arte em cartum que identifica a Sala, a partir de uma fotografia do homenageado, é obra doada pelo cartunista Dino Alves. Quem visita a Sala, visita o Provi e, Dino Alves na extensão das homenagens ao nosso querido Providência.

Da Sala inaugurada ao Café "Genu Moraes" para + música com a trupe Wanya, Beto e Wellington e, em seguida, assistir ao espetáculo musical "Sonhos", da Companhia de Dança e Teatro EnCena Capitão de Campos (Capitão de Campos - PI).

Momento emocionante de jovens artistas do interior, em sua primeira apresentação em palco profissional. Um sonho realizado, pisar o palco sagrado, e "Sonhos" expressados na noite de comemorações ao Dia das Culturas. 

Ainda na noite, a apresentação do Grupo AfroCultural "Coisa de Nêgo" que, à ocasião, lançava a Festa da Beleza Negra - 30 Anos e que, neste 2015, acontece no Espaço Cultural "Osório Jr.". Também comemorava, o Grupo, os 25 anos de surgimento à cena piauiense e ao movimento de educação, formação, resistência e beleza negra da cidade e do estado.

A última atração do Dia da Cultura Brasileira comemorada no Complexo Cultural aconteceu no Espaço Cultural "Osório Jr.", com o Projeto Cultural Quinta Rock, numa parceria da alTHErnativa Produções Artísticas e Movimento Autoral Rock com a Secult e Governo do Estado, estes que possibilitaram cinco edições do shows de rock autoral (de agosto a dezembro), com Bandas da cidade de Teresina.
(arte visual Projeto Cultural Quinta Rock/acervo alThernativa produções artísticas)

Era o Dia da Cultura, e os convidado (a)s, parentes de homenageado(a)s, artistas, parceiro(a)s, amigo(a)s da Complexo Cultural, da arte e da cultura e das manifestações de tradição, funcionário(a)s da Casa, envolvido(a)s diretos nas manifestações apresentadas e quem mais veio prestigiar o evento e se integrou nos festejos.

Todos dividiram a mesma emoção e alegria compartilhadas, nessa maratona cultural que começou pelas 17h30 e correu à noite inteira, até que todas as linguagens ali presentificadas pudessem dividir com o público sua arte manifestada. 













Foi + um dia de memórias e histórias às interações artísticas e integrações culturais do produto local que conspirado ao artista e sua arte em Teresina.

Evoé, Dia da Cultura Brasileira!


fotos/imagem: Marcos Montelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário