domingo, 7 de dezembro de 2014

Voz, versos, canções

Patrícia &Torquato a anjos e tortos
por maneco nascimento

Ela vem ai. Canta, recita o poeta e conta, em licenças poéticas, a obra musicada do poeta gauche e anjo e torto, com asas de liberdade consentida, com sentido de visitar as falas e vozes do Poeta da Cidade que não tem + fim.

Patrícia Mellodi canta "Anjo Torto", o Show.  Dia 15 de dezembro, às 20 horas, no Theatro 4 de Setembro. Em única apresentação, Mellodi faz o caminho de volta à casa santa, terra que detém como sua mátria de coração fibroso na emoção de aprender a cantar e ser feliz, enquanto crescia a artista. 

Na cidade de Teresina, onde correu ruas e calçadas, ouviu falar da São João, Pacatuba, da rua do Barrocão, viu deslizar o curso do Parnaíba e o movimento de vida, espiada, do outro lado, no Maranhão. Seu mundo dava voltas em busca da mulher que se tornou na trilha da canção.

Numa homenagem a Torquato Neto, a cantora mergulha no universo torquatiano das melodias em versos de "pronome pessoal intransferível" e diz em Show que, ao perder-se "entre a cozinha e o corredor" achou + que a intérprete e mãe, também aprendeu a "desvendar fibra por fibra os corações dos filhos" e concedeu-se a ser feliz ao desmembrar na voz uma canção, iniciada "na medida do impossível" às memórias da música popular brasileira.

E sendo como é, às vezes do poeta, se inspira e canta "sem grandes segredos dantes, sem novos secretos dentes, nesta hora (...)" que volta-se ao artista da poética  prosa de ironias e devassadas harmonias de textos, palavras, discurso crítico social e anarquias, permitidos ao verso e à canção. E, amante do poeta, é como é também "presente", desferrolhada "indecente feito um pedaço (...)" do poeta enquanto solta a própria voz.

E, em "Anjo Torto", o Show, Patrícia Mellodi e Banda, dirigida por Márcio Trigo, está à vontade para viver Torquato numa Geleia Gerada à geração que ouviu a canção, a voz pregoeira do Anjo (de)caído na primeira e última hora de viver a felicidade na cidade que não tinha + fim.

Cantando pode até ser "vidente (...)" e, na canção, viver "tranquilamente todas as horas do fim." Porque esta é a emoção desejada na revisita ao Poeta e Anjo Torto.

(imagem divulgação)

Serviço:
"Anjo Torto", o Show
com Patrícia Mellodi e Banda
dia 15 de dezembro
às 20 horas
no Theatro 4 de Setembro
Única apresentação. Ingressos limitados. Cadeiras Numeradas.
Informações: (86) 3222 7100/9974 1937

"(...) eu sou como eu sou
vidente
e vivo tranqüilamente
todas as horas do fim.
" (Cogito/Torquato Neto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário