sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

O Milagre do Teatro

Teatro de Bolso "Maria de Nazaré Néri"
por maneco nascimento

Fazer teatro, à prática do fingimento, nunca foi e nem será uma ação fácil, não para quem acredita na arte de interpretar e persuadir, convencer de verdade, na mentira cênica. Então fazer uma Casa de espetáculos, às próprias custas, é ato hercúleo, gesto olímpico para 13 trabalhos em efígie do Operário em Construção da cena e Casa santa, templo de encenar.

A boa nova, na cidade, nestes dias que antecedem o natal de 2014, é o presente que Teresina receberá. Será entregue à comunidade da zona sudeste, bairro Extrema - Parque Jurema, o Teatro de Bolso "Maria de Nazaré Néri". 

A ferro e fogo, o ator, diretor de teatro e agora proprietário de Casa de espetáculo, Wilson Gomes de Sousa, que é de nossa + cara afeição por ser ator que muito nos orgulha na cena, na vida e na ousadia, investe em outro ato dramático. Lega-nos um espaço para manifestações de salvaguarda do espírito humano, + um equipamento cultural às artes cênicas local.  À determinação e pertinácia, vencemos!

 (camarim do Teatro Nazaré/foto acervo Wilson G.Sousa)

Deficiente auditivo, o artista venceu todas as barreiras impostas da dificuldade de comunicação e comunica muito bem, obrigado, na cena e fora dela. Dirige, monta, atua e ganha prêmios pelo ótimo desempenho da arte de escolha e concorre em categoria de igual para igual, nada de premiações especiais por conta de ser especial. Ator amador e profissional de teatro há muito + de trinta anos, Wilson Gomes ousou +, se formou em Comunicação Social - Jornalismo e debelou, de vez, qualquer ruído que pudesse existir entre o ato e o pacto com o público, e entre a nova profissão e a comunidade que urge comunicar e reiterar vasos comunicantes.
(Silmara Silva e Wilson Gomes na Batalha do Jenipapo/foto acervo W. G. Sousa)

Do exemplo da escola de Palo Alto, que apregoava que seria impossível não comunicar, Wilson comprou a briga contra a deficiência, formou-se ator na escola da vida e da arte do teatro de carreira e acumulou louros, respeito dos colegas locais e nacionais e logrou diversos prêmios, em confirmação de que é impossível não comunicar. Na peça O Diário de Uma Feirante, em que representa uma senhora, deslizando entre quarto, sala e solidão, consegue o ator uma sublime comunicação, retroalimentada pela recepção concentrada. Um luxo de atuação.

Esse bom rapaz convida à inauguração, neste sábado, 13, e domingo, 14, do Teatro de Bolso "Maria de Nazaré Néri", a partir das 19 horas. O mapa de chegada, é que está situado na Rua Desembargador Antero Resende, 4535, bairro Extrema - Parque Jurema, em frente ao Mercadinho São Braz, próximo à Cavalaria do Comando da Polícia Militar do Estado do Piauí. 
(palco do Teatro Nazaré/foto acervo W. G. Sousa)

O Teatro Nazaré, no encurtamento do nome de identidade da Casa de espetáculos, abrirá suas portas, neste sábado e domingo próximos, para não + desistir da atração de repercutir dramas e comédias às comunidades do Extrema - Parque Jurema e entorno.
(plateia e, palco ao fundo, Teatro Nazaré/foto acervo W. G. Sousa)

Para o artista, é um grande sonho em fase de conclusão. + de duas décadas, "tijolo com tijolo num desenho lógico..." o ator foi montando sua estrada de tijolos amarelos para garantia da passagem de fábulas, lendas, lúdico, fantástico, risos, dramas e fantasias da ciência dramatúrgica e seus operários amantes da profissão. 

O Teatro Nazaré é uma realidade. E real sempre foi a ideia, a metida dos peitos, o patrimônio imaterial erigido e o patrimônio material arquitetônico edificado ao fogo da paixão de "la vida es un sueno" que garante ir aonde se quiser. Wilson foi muito além e a prova de fogo é o Teatro de Bolso feito Milagre do Teatro. 
(camarim Teatro Nazaré/foto acervo W. G. Sousa)

E confessa "O Teatro, há tempos tive a ideia de construir, já que quase não temos lugar pra ensaiar, pautas sempre lotadas, construí com recursos próprios. Tem ADAM, Plateia, Palco, Camarim, Banheiro, Depósito de guardar meus figurinos, a plateia tem 70 lugares, o Nome Teatro de Bolso "Maria de Nazaré Neri". Uma justa homenagem a minha mãe, já falecida, e a mim, aos meus 37 anos de palco pelo país afora. Pisei no palco pela primeira vez aos 12 anos de idade, no Bairro Cristo Reis, cantando num Show, e no Teatro, aos 19 anos, em 1978. Quando fiz um curso de Teatro com o Professor Ivo Mesquita, Rio de Janeiro - RJ. Sou formado em comunicação social, área jornalismo, pela faculdade CEUT, e, também, o primeiro ator deficiente auditivo a fazer teatro, no Brasil, desde 1978, já com 37 prêmios em todas mostras e festivais de teatro pelo Piauí, Maranhão e Brasil afora."

É paixão à toda obra e gerou um grande resultado que poderá ser conferido, dias 13 e 14 de dezembro. Mas, nem tudo são flores de primavera que se despeça. Wilson diz que a inauguração chega com algumas novas dificuldades, que podem ser deixadas para depois, senão não se completa um ciclo que já está + que na hora de se firmar como espaço de sobrevivência e permanência de teatro. 
(plateia e, palco ao fundo, do Teatro Nazaré/foto acervo W. G. Sousa)

Para a entrega da Casa à comunidade, ainda não há recurso próprio "nem de luz, nem ventilador, nem cortinas. As cadeiras foi a FMCMC que me emprestou até 2ª Feira. Só tenho o espaço e a luz comum", garante o artista para que não sobre dúvida das condições reais a que o Teatro de Bolso "Maria de Nazaré Néri" estará sujeito, quando abrir as portas ao público. "Ah, falta comprar 06 ventiladores também", finaliza em informação mantida comigo, através do msn.

Mas está de pé e será arena, ou circo de palco italiano, para receber os colegas, grupos de teatro amadores e suas produções e interagir arte e cultura da cena que Teresina lança ao mercado e mercadores de Veneza, ao público contumaz e ao que será de formação em potencial, quando o Teatro Nazaré erguer-se de vento em popa. 

Aviso aos navegantes: está decretada a temporada de abraçar a causa do Teatro de Bolso "Maria de Nazaré Néri". Se o estado está em estado de letargia e agonia indisfarçada e nega políticas públicas de arte e cultura, a ação cidadã toma a frente e diz que a arte do artista resiste, persiste e banca-se, quando necessário, porque a humanidade não vive só de política useira e viseira de negócios de políticas de cultura de governos.

Evoé, Wilson Gomes de Sousa. Ave, Teatro de Bolso Nazaré!

Serviço:
Inauguração do Teatro de Bolso "Maria de Nazaré Néri"
dias - 13 e 14 de dezembro de 2014
horário - a partir das 19 horas
local - Bairro Extrema - Parque Jurema
em frente ao Mercadinho São Braz, próximo à Cavalaria do Comando da Polícia Militar do Estado do Piauí. 

Um comentário:

  1. Belas palavras Maneco. Estamos todos nós teresinenses de parabéns. Vamos ao teatro de bolso Nazaré Neri festejar o teatro piauiense com o querido ator Wilson Gomes e todos os seus amigos.

    ResponderExcluir