terça-feira, 4 de novembro de 2014

Voz "black is beautiful"

só Dr. Rubens Lima tem
por maneco nascimento


Quem disse que Prata da Casa não é Ouro? Quem pensou em dizer e, mesmo quem jamais diria, publicamente, o que pensa a respeito, há de encontrar poder contestatório. Porque o Projeto é Ouro e não é de tolo. 

A Fundac, através de seu DAC (Departamento de Ações Culturais), vide gerência de Soraya Guimarães, implementou uma nova proposta de acionar cultura, em dias e horas pouco concorridas, às segundas feira, no horário das 19 horas, no palco do Theatro 4 de Setembro.

A proposição é de abrir as portas da Casa 4 de Setembro ao "Prata da Casa", em reativação de espaço a cantores, compositores, músicos, intérpretes e amantes incondicionais da boa e sempre música local. 

Em dias de segunda, quando se iniciam a semana comercial e os burburinhos da vida cultural no corredor Theatro 4 de Setembro/Clube dos Diários/Praça Pedro II e imediações que abraçam o Centro Artesanal "Mestre Dezinho", ruas 13 de Maio e David Caldas, é no 4 de Setembro que se faz tempo e templo da canção brasileira, de cepa local.

Pela Edição do Prata da Casa - ano I passaram Naeno; Edvaldo Nascimento e Durvalino Couto (show " O poeta desfolha a bandeira", pelos 70 anos de Torquato Neto); Ensaio Vocal; Erisvaldo Borges; Silmara Castro e & Alcides Valeriano e, no dia 03 de novembro foi a vez e a voz "black is beautiful" de Rubens Lima, acompanhado de GB Geraldo Brito, Ivan do Acordeão, Bruno Moreno et al
 (Theatro 4 de Setembro em dias de Prata da Casa/divulgação)
.
Registro inconfundível, maturidade vocal nada desprezível, tranquilidade e calma em interpretar velhas roupas coloridas e sucessos de sempre. A homenagem canção aos compositores locais e aos dias em que nunca + fomos tão felizes assim, com dantes. Grandes compositores e parceiros de boas memórias musicais das canções que foram feitas pra nós e que encheram de alegria e contentamento os ouvidos do público das edições de cultura musical.

Doutor Rubens, como o conhecemos, cantou loas e encantos das letras bem ditas e cifradas por nomes como Abraão Lincoln; Machado Jr.; Pierre Baiano; Edvaldo Nascimento; George Mendes e Paulo José Cunha et al . Ao querido e saudoso amigo, companheiro dos festivais estudantis universitários, o bem lembrado Assis Davis, falou com emoção incontida e soltou a voz numa música de parceria como o músico compositor. 

O grande show soul black music swing bossa nossa encerrou em maior estilo. De novo Assis Davis e sua "Clave de Sol". Doutor Rubens está como sempre, como nunca poderia deixar de estar, soltando a voz em brinquedos sonorizados à força do registro vocal peculiar para Porter, Caetano, Chico Buarque e Edu Lobo e todos os nossos compositores que lembrou em canção, cobrou na plateia e registrou no caderninho as ausências.

Era uma canção, grave e encantadora canção que veio e foi pra viajar pelos corredores da memória e emoção que  contam e cantam o nome de Rubens Lima, no cancioneiro da música popular piauiense que por aqui se faz história e reverbera guardados da nossa pauta sonora, em Prata da Casa.

A Prata da Casa, na noite do dia 03 de novembro de 2014, a partir das 19 horas, no Theatro 4 de Setembro, recebeu uma plateia seleta, amiga, concentrada e de ouvidos trabalhados para receber boas emoções musicadas e a arte do artista Dr. Rubens Lima.

(a voz "black is beautiful" é Rubens Lima/divulgação)

Essa música que roubou nossos ouvidos gerou alquimia de Prata em Ouro del Sol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário