quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Teatro e Marionetes

É no Sesi Bonecos do Mundo
por maneco nascimento

A contagem é regressiva, vem aí o Maior Espetáculo da Terra! Sesi Bonecos do Mundo - 10 Anos (Ano 2014). Depois de dez anos, + outra e uma vez + os dias serão de alegria e felicidades do riso e do entretenimento que ganham força de arte, cultura, memória e história dos fazeres e falas sociais de bonecos, marionetes, mamulengos, títeres, fantoches, et al.


 (as mãos que contam, através dos dedos, encantos e magias/divulgação)

 Dias 22 (sábado) e 23 (domingo) de novembro, das 16h30 às 22 horas, na Praça Pedro II (Aquidabã Sem Número), o Corredor Cultural da Cidade recepciona o ânima títeres: Sesi Bonecos do Mundo. Espetáculos, Exposições, Show,  Oficinas, Feirinhas temáticas, culinária típica e popular e muito, muito pano p'ras mangas do teatro de fantoches e cia.

(a fuga das caixas mágicas e a vida animada/divulgação)

"Sesi Bonecos do Mundo 10 Anos. Espetáculos de 8 países, Show do Pato Fu com Bonecos do Giramundo, de Graça. Sesi Bonecos do Mundo. Suas Mãos vão querer aplaudir. As mãos que dão vida aos bonecos vão ganhar um significado ainda mais especial. Dez anos do maior festival de marionetes do Brasil. Sesi Bonecos do Mundo. Para celebrar, espetáculos teatrais do Peru, da Itália, da Holanda, da Hungria, da Rússia, da República Tcheca, entre outros países, e de mais oito estados brasileiros. Performances, exposições, intervenções cenográficas, feirinha de mamulengos e exibição de curta-metragens. Participe. A gente conta nos dedos uma festa assim. Show da banda Pato Fu com bonecos do Giramundo. De graça! sesibonecos.com.br" (as letras da publicidade do Projeto de encantos, encantamentos, magias, fantasias e toda a alegria do mundo de bonecos)

(ânima títeres é toda alegria/divulgação)

Com produção local da Navilouca Produções e Eventos (Soraya Guimarães), o Sesi Bonecos do Mundo - 10 Anos tem o luxuoso Patrocínio do Sesi, numa iniciativa da CNI - Confederação Nacional da Indústria. 

Para o grande cerco cultural que arma a tenda e o circo da alegria na Praça Pedro II, o Sesi Bonecos do Mundo recebe o Apoio da Prefeitura Municipal de Teresina, Governo do Estado do Piauí/Fundac e a inciativa local da Fiepi - Federação das Indústrias do Estado do Piauí. Essa Festa é toda nossa e Teresina festejará as entradas e bandeiras dos Bonecos que recebem as chaves da cidade.

"O teatro de fantoches, de bonecos ou de marionetes é a expressão teatral que caracteriza as encenações realizadas, respectivamente, com fantoches, marionetes ou bonecos. É ainda mais autêntico aquele no qual seus elementos – palco, cenários, cortinas, entre outros – são estritamente criados para determinada representação.


O fantoche remonta aos tempos ancestrais e tem executado um papel significativo na história das civilizações. Ele está especialmente ligado aos primitivos cultos animistas, os quais consideram que tudo no Universo é portador de alma e, por extensão, de sentimentos, desejos e até mesmo de inteligência. Assim, determinados objetos eram considerados sagrados, entre eles as máscaras e os fantoches.

Este instrumento teatral conferia aos seres que os utilizavam poderes mágicos, caracterizando-os como personas intermediárias entre os povos primitivos e seus deuses. As pessoas conferiam tal sacralidade ao fantoche que ele realmente parecia sustentá-las espiritualmente.

Ao se tornar portador do fantoche, o personagem adquiria poderes que o convertia em um profeta, um ser sagrado, um exorcista. Portanto, somente um iniciado nos conhecimentos sacros poderia usar suas mãos para dar vida ao fantoche, em uma cerimônia especialmente preparada para essa encenação.

Na era clássica os fantoches estavam dispostos principalmente dentro dos templos; eram bonecos de grande porte conduzidos igualmente durante as procissões de iniciação. Eles se desenvolvem particularmente a partir do século VII, com a adoção de estátuas semelhantes ao Homem. Estes fantoches que imitam as feições humanas são então escolhidos cada vez mais para estes eventos religiosos, assumindo um estilo que ainda hoje marca as representações do teatro de fantoches.

Como esta modalidade lembrava demais os antigos ritos animistas, a Igreja começou a proibir as encenações dentro dos templos. Esta atitude deu origem aos teatros itinerantes, os quais reduziram o porte de forma a poder circular aqui e ali com suas representações, especialmente pelas ruas e em festas empreendidas no interior dos palácios.

Ao longo do Renascimento eles são novamente resgatados no seio das Igrejas, apresentando-se também nos pátios residenciais e nas festas realizadas durante as feiras. A platéia se populariza e o teatro de fantoches assume uma postura mais satírica, impregnada de humor. Ele tem um papel importante nesse período, chegando até mesmo a preservar o Teatro Inglês quando este é interditado durante 18 anos.

Seguindo a evolução histórica, os fantoches foram se transmutando conforme as necessidades de cada época, não se atendo jamais ao passado. Assim, eles estão sempre em metamorfose, constantemente assumindo novas formas. Esta modalidade teatral preserva sempre, porém, seu caráter ambulante, ao encenar seus espetáculos não só nos teatros convencionais, mas também nas ruas, nas praias, nos espaços ao ar livre diante das Igrejas." (Teatro de Fantoches, por Ana Lucia Santana IN www.infoescola.com/artes-cenicas/teatro-de-fantoches//acesso 05.11.2014, às 11h28)

A arte, a vida, a história e memórias de ancestres e contemporâneos do teatro de fantoches e cia serão revisitadas no Sesi Bonecos do Mundo - 10 Anos. Dias 22 (sábado) e 23 (domingo) de novembro de 2014, a partir das 16h30, na Praça Pedro II.

Essa história de alegria será contada nas mãos e pontas dos dedos que animam a vida de Bonecos do Mundo. Sesi Bonecos do Mundo - 10 Anos. Ninguém pode perder essa Rota da alegria!
(ninguém quer perder essa Rota dos Bonecos/divulgação)

Serviço:
Sesi Bonecos do Mundo - 10 Anos
dias 22 (sábado) e  23 (domingo) de novembro
das 16h30 às 22 horas
na Praça Pedro II (Aquidabã Sem Número)
Contatos/Informações: (86) 3233 9367//(86)- 9946-2613//(86)-9514-8466//(86) 95191902.

Nenhum comentário:

Postar um comentário