da cena e palco piauienses
por maneco nascimento
“(...) aquele que
descobriu a geometria e se reconhece mortal, aquele que experimentou a extrema
tensão de seu ser e conhece seus limites, esse, somente esse, possui a têmpera
trágica (...) Os gregos foram os primeiros a ver que o Destino, para se
cumprir, exige a ação da liberdade. O Destino se apoia na liberdade dos homens;
melhor dizendo: a liberdade é a dimensão humana do Destino. Sem os homens, o
Destino não se cumpre e a harmonia cósmica se rompe.” (Paz, Octavio. O Arco e a lira. Tradução de Olga Savary. Rio de
Janeiro: Nova Fronteira, 1982. 370 p. [Coleção Logos]. pag. 252)
Na matemática em ciência dramática a construção da
personagem vem carregada de memórias afetivas e experiências que o fingidor
reapropria à cena e arma o exercício do exercício de persuasão e, quando em
melhor performance, toma de sobressalto a atenção da recepção envolvida.
Liberdade e Destino de compor destinos das personagens em busca de ator/atriz,
incentivadas aquelas pelo autor das carpintarias dramáticas.
“A tragédia é uma
imagem do cosmo e do homem (...) Todos os atos trágicos, todos os conflitos,
podem ser reduzidos a isto: a liberdade é uma condição da necessidade (...)
Para o grego a vida não é sonho, nem pesadelo, nem sombra, mas gesta, ato no
qual a liberdade e o destino formam um nó indissolúvel. Esse nó é o homem. Nele
se atam as leis humanas, as divinas, e as leis não escritas que regem as ambas.
O homem é o fiel da balança, a pedra angular da ordem cósmica, e sua liberdade
impede o regresso do caos original. “ (Idem)
Todo novembro, já há três edições, artistas da cena se reúnem para
conhecer os premiados do ano em concurso. Em 2014, o Prêmio Os Melhores do Ano
do Teatro Piauiense teve palco de acontecimento no dia 17, a partir das 19h30,
no Theatro 4 de Setembro. Ali, reunidos, atores, atrizes, iluminadores,
figurinistas, sonoplastas, cenógrafos, diretores e autores piauienses, ou
radicados no estado e produtores, incentivadores, grupos em destgaque e homenageado.
Prospectar destinos, revisitar conflitos, engendrar ações de
dramas e comédia de caráter político aristofânica, ou de livre arbítrio de
cumprir ritos de cena, o intérprete do teatro vagueia entre o próprio caos, na
emergência de assuntar ao cosmo e transmigrar aos divinos da dramaturgia
primitiva, mímesis da própria condição de ser e estar em vida de teatro. Assim
se propõe o artista da cena e, em reconhecimento, se inscreve no livro de concorrência e premiados.
Era noite de renovar os premiados, atuantes durante o ano de
2014. A Comissão selecionadora acompanha as montagens e, quando entra novembro,
se reúne e lança a Tábua dos Indicados à concorrência de premiados.
Na
sequência, em ritual de finalização das discussões que levam às indicações,
chega a hora de apontar os finalistas entre os concorrentes. Sai então, no dia
em que acontecerá a entrega do Prêmio, os nomes laureados ao MeATeaPi 2014.
(Exercício Sobre Medeia[Silmara Silva], imagens acervo Piauhy Estúdio das Artes)
Levaram para casa,
este ano, o Troféu de Melhores da cena estadual, os seguintes artistas:
Melhor Ator –
Adalmir Miranda – por Palha Assada (Grupo Oficinão)
Melhor Atriz –
Silmara Silva – Exercício sobre Medeia (Coletivo Piauhy Estúdio das Artes)
Melhor Ator Revelação
– Romário Ferreira – por Palha Assada (Grupo Oficinão)
Melhor Atriz
Revelação – Érika Jump – por A Caixa de Vinícius (Coletivo Cabaça, de Parnaíba - PI)
Melhor Diretor –
Wander Lima – por Secante (Épica Cia. de Criação)
Melhor Autor –
Walfrido Salmito – por Umas e Outras de João Trancoso (Cia. Pé de Moleque)
Melhor Figurinista
– Iraci Costa, Everk Amorim e Ianês Silva - por Quem Roubou a Minha Luz (Os Tais de Teatro, de Floriano - PI)
Melhor Sonoplastia
– Criação Coletiva – por Secante (Épica Cia. de Criação)
Melhor Iluminação
– Renato Caldas – por Secante (Épica Cia. de Criação)
Melhor Cenografia
– Wilson Costa - por Secante (Épica Cia. de Criação)
Produtor Destaque do Ano - Vitorino Rodrigues (VR Produções)
Grupo em Destaque – Coletivo Piauhy Estúdio das Artes
Grupo em Destaque – Coletivo Piauhy Estúdio das Artes
Homenageado – César Crispim (de Floriano - PI)
Empresa Incentivadora do Teatro – Sesc Regional (Piauí)
(Prêmios: Grupo em Destaque 2014 e Melhor Atriz 2014[Silmara Silva], imagens acervo Piauhy Estúdio das Artes)
(Vitorino Rodrigues - Produtor Destaque 2014 - sanduichado pelos colegas de cena Antoniel Novayz e Márcio Felipe/imagem acervo VR Produções)
(Vitorino Rodrigues - Produtor Destaque 2014 - sanduichado pelos colegas de cena Antoniel Novayz e Márcio Felipe/imagem acervo VR Produções)
Com um público de artistas e concorrentes e a ausência de
uma boa parte da classe que deve ter tido melhor agenda para a noite, o evento
deu-se com ritos e rituais às formalidades e glamour de festa de premiação.
Entre as presenças destacáveis, Lari Sales, atriz e presidentes do SATED-PI;
Vera Leite, atriz piauiense, radicada atualmente em São Luís do Maranhão; Roger
Ribeiro, ator e diretor de teatro em Teresina e Timon (MA); Luiza Miranda,
cantora de erudito e popular e facilitadora de técnica vocal da “Gomes Campos”;
Josy Brito, diretora da Casa da Cultura de Teresina; Francisco Pellé, ator e
produtor cultural; Airton Martins, ator e presidente emérito do Grupo Harém de
Teatro; atores e atrizes da Escola Técnica de Teatro do Estado “Professor Gomes
Campos” e o público da plateia dos cem.
Entre os discursos de recebimento do Troféu, um mereceu
destaque. César Crispim, ator, diretor, produtor executivo de teatro e agitador
cultural da região da Princesinha do Sul, a velha e charmosa Floriano, falou da
encolhida integração entre o teatro da capital e o do interior. Lembrou que, em
anos passados, havia + espetáculos visitando o interior, especialmente sua
cidade às margens do Velho Monge.
Também lembrou, Crispim, do encolhimento dos incentivos a
projetos culturais e das indicações à cabeça de cargos chaves, como a cadeira
da Fundac (estado) e a da FMC (fundação municipal de cultura), que são
entregues a representantes de acordos políticos, em detrimento de pessoas
melhor afinadas com as políticas públicas de cultura, que ficam sujeitas a
políticas de cultura de governos.
Representantes destas duas instituições, Fundações culturais
do estado e da cidade de Teresina, devem ter encolhido nas cadeiras em que
assentaram seu poder indicado de política de coalizão e acomodação de acordos
de gabinetes políticos. Diga-se, que segundo o senso comum dos acordos de troca de mandatos por secretarias, é o que garantem os chefes de executivos eletivos, seria a garantia de
administração do mandato.
Nas palavras à maior reflexão dos artistas da cena, regurgitadas
por César, cargos culturais entregues a determinadas “figuras que ajudaram a
eleger o político" que passa a ser gestor do executivo estadual, ou municipal.
Houve quem creditasse o discurso do artista ser de caráter
apreciativo, ou de natural indicação às mudanças que possam ocorrer na
cultura do estado, quando janeiro chegar. Prefiro acreditar que o crédito deva
ser dado à preocupação de revitalização artístico cultural do Piauí e
integração de maior penetração do fazer artístico, enquanto chegue em maior
escala nas praças interior adentro, que também querem consumir cultura.
Aci Campelo, um dos criadores do Prêmio, através da A&C
Assessoria e Promoções Culturais, em parceria com a Grande Otelo Cia de Teatro
(Jesus Viana e Edson Jr.), ainda, na abertura do evento, agradeceu as parcerias
e amigos contribuintes ao sucesso daquela noite. E afirmou a necessidade, já
praticada nas edições da premiação, que abre visibilidade aos profissionais da
cena local.
Premiados e indicados do palco piauiense deixaram, então, a
Casa Templo da Cena (4 de Setembro) e seguiram ao Bar do Clube dos Diários,
onde armavam-se preparativos à eleição ao Prêmio Cobras do Ano 2014.
Evoé, artistas de dramas e comédias piauienses!
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