domingo, 23 de novembro de 2014

Terra de Bonecos

Gigante!
por maneco nascimento

A cidade de Bonecos que atende pelo nome de Sesi Bonecos do Mundo recebeu, com assomo de felicidade, abraço de pura alegria contagiante e toda magia que o cerco de marionetes e cia. poderiam dar em troca da recepção que Teresina, curiosa e expressiva, apresentou à Tenda do anima títeres, n’O Maior Espetáculo da Terra de Bonecos. Um circo de felicidade plena, dividida com quem não perdeu essa emoção.

(cortejo de bonecos no Sesi Bonecos 10 Anos: 10!/fotos m. nascimento)

Um mar de gente transitou pelos espaços das Exposições, exibição de filmes, feirinha de mamulengos, palcos de espetáculos a todas as propostas de teatro e linguagens de manipulares e vidas animadas, comida de bonecos e shows de “bola!”.

O público, em ativa participação, interagiu e se viu integrado nas intervenções cortejos de bonecos gigantes, mitológicos e representativos de culturas e histórias e memórias sócio culturais de terras estrangeiras de gigantes, pela própria natureza, sinal livre de compor, reviver, ativar o fantástico tempo e retroalimentar-se do tempo de arte e cultura de povos e línguas do teatro de títeres.

O público foi chegando de mansinho e quando se viu já eram homens, mulheres, crianças, idosos, pregoeiros, vendedores ambulantes, serviços públicos de proteção e agilização de transeuntes, profissionais envolvidos no evento, barraqueiros “bonecos”, bonecos expostos, bonecos vivos, bonecos falantes, bonecos rapers.

(na Praça, nos palcos, nos telões: Sesi Bonecos do Mundo 10 Anos e um mar de gente/imagem m. nascimento)

A Cidade de Bonecos foi invadida por um mar de gente, capitão! E o mar de gente foi tomado pelo vigor e overbonecos de expressão estéticos e plásticos de se fazer Ser, representar e estar teatro vivo.

Um mestre de cerimônias, o belo Bobo da Corte animada, o cortejo de carros, bonecos gigantes, artistas e artífices da alegria de aqui e alhures. O capitão Boneco pirata e seu ajudante imediato fizeram as vezes de abertura oficial de alegria cortejada e procissão dos grandes bonecos e suas cores de vida atraentes. Um Cavalo de Troia e seus piratas rapers invadiram a praia da Terra de Bonecos e, seguidos, por os “colonizadores” d’afelicidade. Vivos, misturaram-se entre o público cativo e preso na ação e emoção atomizadas.

Animado, o Gigante Boneco Minotauro, ou Deus Ades, em seu trono de atração. E bonecos e gentes e crianças e Estátua Viva (a grande Silmara Silva) com sua luz da vida, dada em porções ao público infantil de qualquer idade, através do tato e toque mágicos. Bonecos entre o público, bonecos nos palcos, bonecos nos telões, bonecos intervencionistas e expostos à curiosidade. Bonecos, viva!
(Boneca Lume [Silmara Silva] em luz, brilho e energia atomizada teatral/foto: m. nascimento)

Depois, de revividas histórias, memórias e falas sociais em línguas e linguagens diversas, era a vez de Pato Fu e Fernanda Takai e Grupo Giramundo dizerem: estamos aqui por toda a Cidade de Bonecos, trazendo em labor de suor e felicidade, música e voz afinada e econômica e pontual o tempo de show de praça reconhecido pelo + e mágico de rir, cantar e ser vida de bonecos artistas que vão aonde o povo está.

De sair de palhaços, caretas e máscaras e vidas ancestradas, modernos e contemporâneos sons e tons de quebrar a quarta parede e ser música, arte, teatro, vida de bonecos que cantam e dramatizam alegrias musicadas.

Giramundo show. Pato Fu e Fernanda Takai, sou show debruçado na janela escancarada da Casa e Terra de Bonecos. Noite imperdível, essa primeira entrada e bandeiras hasteadas no terreiro d’O Maior Espetáculo da Terra de Bonecos.

Sesi Bonecos do Mundo – 10 Anos! Um patrocínio Sesi, iniciativa da CNI – Confederação Nacional da Indústria e apoio logístico da Fiepi – Federação das Indústrias do Piauí. Na produção local, Soraya Guimarães em Navilouca Produções e Eventos.

A cidade de Teresina e seus órgãos de apoio ao evento (STRANS, Corpo de Bombeiros, SDU Centro Norte, Polícia Militar e Polícia Civil, Humana Saúde, Fundac, Governo do Estado, PMT e toda a gente bonecos envolvida), um + integrado ao Sesi Bonecos do Mundo – 10 Anos.

Quem não viu o Sesi Bonecos do Mundo – 10 Anos, nas tarde e noite do dia 22 de novembro (sábado), na Praça Pedro II (Aquidabã Sem Número), ainda tem tempo de recuperar essa alegria perdida. Neste domingo, 23, a partir das 16h30, a Terra de Bonecos estará aberta à visitação gratuita. Até às 22 horas, há muito tempo para ser feliz.

Os convidados russos, italianos, moçambicanos, croatas, holandeses, tchecos, húngaros, peruanos, entre outros tantos e + muito expressivos, também, se juntam a anima brasis de marionetes vindas de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Piauí, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e falam a mesma língua mãe. Oralidades em amizade de fronteiras estreitadas à Vida de Bonecos.

Hoje tem Espetáculo de Bonecos? Tem, sim senhor! E só hoje, a partir das quatro e meia da tarde, no Paço da Praça Pedro II, seu passo entra em compasso ritmado do Sesi Bonecos do Mundo – 10 Anos. Até às 22 horas, você é o nosso com vida e dado à festa especial de vidas animadas. Não se distraia dessa alegria contagiante.

É vida de Bonecos que vem, que segue e que vai sem deixar espaço para tristezas. Teresina nunca + será como antes, depois dessa nova passagem da Rota de Bonecos. É Sesi Bonecos do Mundo. Pra que te quero? Para toda felicidade.

Só hoje, domingo, 23, das 16h30 às 22 horas. Entre, visite e nunca + deixe de Ser Vida de Bonecos.
(luz e brilho de ser e amar teatro. Boneca Lume é Silmara Silva é Sesi Bonecos do Mundo 10 Anos/imagem m. nascimento)


Serviço:                                                                                           
Sesi Bonecos do Mundo – 10 anos.
Na Praça Pedro II (Aquidabã Sem Número)
Das 16h30 às 22h
Entrada Franca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário