domingo, 19 de julho de 2015

O milagre em peixes

Esperantina é dos peixes
por maneco nascimento

A cidade de Esperantina conclui hoje, 19, um Festival que divulga uma das identidades sócio culturais, pisciculnegócios e, naturalmente, como produto final, que cai na panela a assunto de culinária (coxinha, empada, minipizza, bolinho, lasanha, torta, costelinha, espeto com patê, peixada, peixe recheado, creme, etc.), sua majestade o Peixe.


Evento que começou dia 16 de julho, conclui os bons negócios de futuros e mercados e cultura na Praça que é nossa, é do povo, é da cidade que abre atenção a sua cultura de atração, através do I Festival do Peixe de Esperantina, com o mote "A Terra do Peixe é Aqui - Negócios, Ecoturismo e Cultura. 


Até a noite, deste dia 19 de julho (domingo,) e rompendo a madrugada, em felicidade festejada na Praça Prof. Wagner (de Sousa) Campos, as festividades se assentaram e reuniram milhares de pessoas, entre comunitários, convidados, artistas e bandas, visitantes, barraqueiros e sua diversidade de iguarias à base do peixe e empreendedores da piscicultura.

Numa realização da Prefeitura de Esperantina, em parceria com o Sebrae, o I Festival do Peixe recebeu o apoio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural - SDR; Secretaria de Estado do Turismo - SETUR.

E, da recém criada, Secretaria de Estado de Cultura - SECULT, habilitação de aporte governamental e a coordenação pontual da atrações artísticas. O Governo do Estado + Caixa Econômica Federal - CEF, também, respondem à indispensável parceria .

A programação, para uma semana (quinta feira a domingo), cheia de assuntos voltados a arte de criar peixes e atividades afins de produção no município e atrações artístico culturais,

Na área sócio cultural, Feira de Agricultura Familiar; Intercolegial de futebol; Exposições de Produtores e Piscicultores; Escolha da Rainha, Princesa e Miss Longá; Canoagem no rio Longá; Motocross - Trilha do Peixe; Rodada de negócios; Competição Mountain Bike; Balança de Ouro e, no Encerramento, as Premiações, de  esforço cavado por quem saiu à frente.

Para as ações artísticas, consta no folder de programação, uma maratona de shows, na passagem pelos palcos 1 e 2, montados na Praça Prof. Wagner Campos.

Na Abertura, Lene Silva e Lilly Araújo. Depois ainda vieram, Dorgival Dantas e Banda Forró Demais; Show de Humor com Dirceu Andrade; Bell Lima e Banda, Janaína e Banda [Forró das Antigas]; Orquestra Sinfônica da UFPI, Vagner Ribeiro e Grupo Valor de PI, e os novos hits sertanejos universitários rebola e quebra, Fabrício Reno e o carismático Leo Cachorrão.

Na noite do dia 19, previstos + diversidade e mix musical, Forró Balanço de Primeira, Dandinha; Banda Encantus e Banda Eskala Livre. Uma escalada do Peixe e musical, em quatro dias de festa, na Praça e o público lá, em plena interação de felicidade.

Aos assuntos de negócios e empresa, aos lucros sócio educativos financeiros, as Palestras marcaram futuro empreendedor. Manejo de Piscicultura em Tanque Escavado, conduzida por Patrócollo Silveira (Sebrae PI); Reprodução de Tilápia, por Erivelto César (DNOCS); Produção de Tilápia em Tanque Escavado, facilitada por Tone Everton (Emplanta); Produção de Silagem e Feno para Ovinocaprino, Patrócollo Silveira (Sebrae PI) e Potencial de Produção de Atividade Agrícola, ministrada por Paulo Alexandre Cruz (Sebrae PI).

Em Esperantina, o hit da semana de 17 a 19 de julho foi cultura e arte do Peixe e das expressões artísticas trazidas à Praça do Povo.

Na noite do sábado (18), a Diretora de Articulações Culturais da Secult, Bid Lima, esteve na cidade, representando o Secretário de Estado de Cultura do Piauí, Fábio Novo.

A noite dobrou o brilho, com a apresentação de Vagner Ribeiro e o bom valor da Valor de PI.  Afinados com a pesquisa da cultura popular, em transversal da nova música produzida ao viés da raiz da aldeia local, Vagner e Valor de PI encantaram a Praça atenta , em seu grande público de quermesse na festa rural.

Os causos contados, os poetas populares lembrados por Vagner e a rica música orquestrada por voz de Ribeiro e o(a)s músico(a)s do Valor orgulharam a assistência, em se ver representada e aproximada, através da arte e cultura musical e de valor de imersão popular. Vagner e Valor de PI foram estrelas do céu em chão do interior.

Ainda na noite, de celebridades midiáticas e das indústrias culturais praticadas, Fabrício Reno e o Leo Cachorrão foram o frisson da juventude feminina ali reunida. Leo Cachorrão, por si só em sua performance sensual, do quebra e requebra e joga  pra plateia, foi delírio registrado na galera fascinada e de tietagem assumida. Valeu o esforço da espera para show iniciado já em sinais de anúncios da madrugada e, consequente, romper da manhã.

(arte publicitária/foto: divulgação)

O I FestPeixEsp - Ano 2015 - foi de natureza do sucesso. Esperantina emergiu bem da ideia e, sobre os campos de produção sócio cultural, realizou o seu Milagre em Peixes, pois garante que a cidade é do pisciculnegócios de força e expressão industrial e cultural. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário