sábado, 4 de julho de 2015

Ave, Medeias!

"Exercício Sobre Medeia" no Rio
por maneco nascimento
O teatro piauiense apresenta "Exercício Sobre Medeia", com estreia, em Sala de Cultura nacional, a dias que seguem ao mês de julho, de 09 a 12. 

(Medeia/Silmara//acervo Piauhy Estúdio das Artes)
Em curta temporada, no Teatro Glauce Rocha, de 09 a 12 de julho. Quarta a sábado, às 19 horas, e, no domingo, às 17 horas, com Classificação indicativa a 16 anos, o espetáculo do Coletivo Piauhy Estúdio das Artes (Teresina/PI) faz carreira de ocupação de Equipamento Cultural, na cidade maravilhosa.
Depois de carreira muito bem sucedida, obrigado, nos palcos de Teresina, norte e nordeste do país, ao exercício de atriz sobre desdobramentos e recriações, a partir da obra clássica, posterizada em texto de Eurípedes, a montagem do Piauhy Estúdio das Artes chega aos palcos cariocas.
O espetáculo deve cumprir tempos de tragédia revisitada para a curiosidade de novos gregos, troianos, moicanos, cariocas de Paris, New York e da própria cidade de estado fluminense, porque com garras estamos aí abrindo atenção da recepção do Rio de Janeiro ao teatro brasileiro de feição piauiense.

[“Exercício Sobre Medéia” reconta a história da mulher-mãe-feiticeira que num ato premeditado de vingança contra a infidelidade do marido, assassina sua rival e os próprios filhos. Em seis fragmentos a ação teatral se desenvolve através de escritos visuais e vibracionais, nos quais a condição da MULHER é revelada em uma narrativa única que vai ao encontro do teatro mito poético.] (do Coletivo Piauhy Estúdio das Artes)
O exercício de atriz e método para o "Exercício Sobre Medeia" tem Atuação de Silmara Silva, que também assina Concepção e Figurinos. 
Adriano Abreu corresponde à Concepção, Direção Geral e Sonoplastia. A Dramaturgia do espetáculo Solo é construída por Adriano Abreu e Silmara Silva, a partir de textos originais de Cecília Meireles; Chico Buarque de Holanda e Paulo Pontes; Ritual de Invocação de Hécate e Silmara Silva.
Aos cuidados técnicos de, Adriano Abreu e David Santos (Cenário e Adereços); Pablo Erickson (Iluminação); Mikael Dackson (Maquiagem); Ieda Gabrielle (Preparação Corporal); Coletivo Piauhy Estúdio das Artes (Programação Visual); Francisvaldo Sousa e Doroteu Filmes (Vídeo); Ana Cândida Carvalho e Vítor Sampaio (Fotos) e o Apoio técnico de Érica Smith, Carlos Aguiar, David Santos, Luã Jansen e Arnaldo Pacovan, o espetáculo contém reunidas estética e plástica em afinado resultado de dramaturgia de (re) criação do drama à linguagem e linguísticas de fazer contemporâneo.
"Exercício Sobre Medeia" tem uma Produção e Realização do  Coletivo Piauhy Estúdio das Artes, com Projeto viabilizado pelo SIEC (Sistema de Incentivo Estadual à Cultura), a partir de renúncia fiscal do Governo do Estado, sob o patrocínio do Armazém Paraíba e SINDLOJAS.
Abrindo as fronteiras de expansão da arte dramática piauiense aos territórios em franca conquista, o espetáculo, após concorrer à pauta no Projeto Ocupação Grandes Minorias - Teatro Glauce Rocha - Rio de Janeiro, prepara as baterias e segue àquele estado para cumprir seu ritual de tragédias encenadas.
A Casa de espetáculos fica localizada na Avenida Rio Branco, 179, 20040 - 007 Rio de Janeiro e faz parte de um dos bens intangíveis e + representativos do movimento de construção do teatro brasileiro e das vezes da formação sócio artística do fazer teatral no país.
Mas, quem é Glauce Rocha, essa mulher que tem seu nome empenhado a Casas de espetáculos?


(Glauce Rocha/reprodução)
"Glauce Rocha (Campo Grande16 de agosto de 1930 — São Paulo12 de outubro de 1971) foi uma atriz brasileira.Seus pais eram Leopoldino de Araújo Rocha, soldado que veio de Alagoas muito jovem, e Edelweiss Ilgenfritz Rocha, gaúcha que foi criada em Campo Grande. Se casaram em Campo Grande e tiveram cinco filhos, dois homens e três mulheres, sendo Glauce a caçula.


(Glauce, a atriz campograndense/foto Intervalo/reprodução)
No colégio Júlio de Castilhos teve como colega de sala o futuro ator Walmor Chagas. No Conservatório Nacional de Teatro teve aulas com Ester Leão, Maria Clara Machado e Luísa Barreto Leite. Começou apresentando peças teatrais infantis. 
No início, entre 1950 e 1951, era uma das integrantes do Grupo Os Fabulosos. Sua primeira aparição profissional no teatro foi com a Companhia de Teatro de Alda Garrido, em 1952, no Rio de Janeiro
Interpretou Rosinha na peça Madame Sans Gene. O filme Rio, 40 graus, de Nelson Pereira dos Santos(1955), do qual ela participou, foi proibido em todo o território nacional pelo conteúdo "comunista". E ficou gravada uma frase de Glauce, dita ao coronel Meneses Cortes, responsável pela proibição do filme:
- 'Olha, o Sr. me dá licença de acreditar na natureza humana?' (...)" (www.wikipedia.com.br/acesso 04.07.2015 às 15h44) 
A artista do Centro-Oeste recebe homenagem em seu território de nascimento. Em Mato Grosso do Sul, como no Rio de Janeiro, também detém-se um equipamento cultural que leva seu nome. Na capital do estado, Campo Grande.
(Teatro Glauce Rocha/acervo: www.famed.ufms.br)
"Teatro Espaço cultural da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul apresenta concertos, dança, seminários e mais. Endereço: Rua Ufms, S/N - Universitário, Campo Grande - MS, 79070-900 Telefone:(67) 3345-7262" (www.famed.ufms.br/acesso 04.07.2015 às 17h04 )
No Rio, um dos centros efervescentes do teatro brasileiro, a atriz empresta seu nome, à Casa de teatro, em local charmoso e de memória à agitação de noites cariocas.
"Teatro Glauce Rocha tem uma localização privilegiada – na Avenida Rio Branco, principal artéria empresarial do Rio de Janeiro, vizinho à boêmia da Cinelândia e da Lapa, e em frente à Estação Carioca do Metrô.

Palco, por quase cinco décadas, de peças de vanguarda, o Teatro é um importante espaço cultural do Rio, administrado pela Funarte, e disponível para companhias e grupos teatrais, mediante edital." (www.funarte.gov.br/espaco-cultural/teatro-glauce-.../Fundação Nacional das Artes funarte Portal das Artes/acesso 04.07.2015 às 15h23)
(Glauce Rocha, fachada/foto Luciana Avellar)

A artista da cena, Glauce Rocha, tornou-se verdadeiro mito da arte de interpretação no Brasil. Da atriz Glauce Rocha ao Teatro Glauce Rocha memória e história construídas. E, é neste Templo dramático, com seu nome, na cidade carioca, que outra atriz, a piauiense Silmara Silva marca encontro para somar forças na energia do teatro e firmar-se no centro do furacão do universo conspirador das cênicas. 
De mulher sobre mulheres para mulher, Silmara para Glauce Rocha (a Casa de espetáculos), um exercício do fingimento à persuasão da recepção em "Exercício Sobre Medeia", "en cuerta e imblemática scéna", de teatro mediterrâneo/ibérico, para plateias cariocas. De 09 a 12 de julho, às 19 horas (quarta a sábado) e 17 horas (domingo).

(a arte, na guerra do palco, em Silmara/Medeia//acervo Piauhy Estúdio das Artes)
Para o diretor do espetáculo, a peça é recomendável.
"Exercício Sobre Medeia discute uma questão peculiar em relação a essa personagem tão conhecida e representada mundialmente. A estrangeira, mãe, feiticeira, humilhada, traída pelo homem a quem ofertou toda sua existência, cometendo matricídio, tema tabu, infelizmente recorrente até hoje. Esse 'Exercício' produziu uma cena que une o contemporâneo ao clássico, uma estética que busca algo que vai além da forma teatral, investiga as energias invisíveis que dão vida ao que o espectador vê. O trabalho, também, é uma oportunidade do público carioca conhecer uma atriz muito festejada no Norte e Nordeste, porém desconhecida do teatro sulista. Vale a pena conferir.", confirma o diretor da montagem, Adriano Abreu. (Adriano Abreu há 1 hora IN ocupação grandes minorias/www.facebook.com/acesso 04.07.2015 às 15h20)

Serviço:
Informações ao público
(21) 2220-0259
Local: Av. Rio Branco, 179 - Centro, Rio de Janeiro
CEP 20240-007

Nenhum comentário:

Postar um comentário