sexta-feira, 10 de julho de 2015

Bailou na cena escolástica

teatro da Gomes Campos
por maneco nascimento

A Escola Técnica de Teatro "Professor Gomes Campos" demonstrou + uma ação escolástica de seu quadro de aluno (a)s em resultado final, conclusão de Curso da prática de formação em ator/atriz. 


O exercício trazido ao público foi a montagem de "Bailei na Curva", dirigida por Marina Marques, para texto de Júlio Conte. O espetáculo deu-se no palco do Theatro 4 de Setembro, dia 08 de julho, às 18 horas.

Os concludentes deram seu tempo de atuar e compor fingimento, com arte facilitada para a cena por uma das professoras da  Escola, Marina Marques, que imprime um início quente e musical sessentão e deixa uma margem de boa expectativa para o que virá. 

O grupo, de atores iniciados na arte de representar, dá seu recado e depõe em próprio favor, enquanto sujeito da/na cena, para contexto datado de histórico do Brasil de exceção. 

O texto conta da passagem de tempo de adolescentes e jovens estudantes que comungam amizade e, de como algumas das personagens sobrevivem à ressaca dos dias de chumbo, e outras desaparecem. 

"Um dos maiores clássicos do teatro gaúcho, Bailei na Curva foi escrita por Júlio Conte em 1983 e encenada pela primeira vez no mesmo ano, sendo um grandioso sucesso de crítica e de público, havendo diversas montagens desde então, passando por inúmeras cidades brasileiras, emocionante e divertindo o público há 30 anos.

Ambientada em Porto Alegre entre as décadas de 60 e 80, a peça remonta a estória de um grupo de amigos desde a infância até a vida adulta, tendo como pano de fundo a ditadura militar, as lutas sociais, os modismos, os dilemas da juventude, a repressão política e os acontecimentos históricos daquela época.

O ingrediente para o sucesso e a vitalidade de Bailei na Curva é misturar doses altas de comédia com um drama bem emotivo, em algumas montagens tendo inclusive números musicais, moldando-se conforme a passagem do tempo, sem tirar o charme e a mensagem principal da peça." (blogdoprofessorandrio.blogspot.com.br/sexta-feira, 31 de janeiro de 2014/acesso 10.07.2015 às 19h30)



Na leitura de teatro estudantil, meninos e meninas da Gomes Campos estão à vontade para contar o começo de sua história de teatro, a partir de leitura aplicada à cena de teatro engajado e de denúncia e crítica de momento sócio político nacional, na linguagem de estética dramática.

A direção de Marina Marques fica na média à aprovação de teste de aptidão de prova final. 

Os testados também conseguem média aprovativa, sem que se exija maior engajamento de maturidade de interpretar, haja vista estarem realizando o rito de passagem à práxis de melhor fingir. 

Alguns com maior tranquilidade em deslizar sobre o texto, outros em esforço concentrado para não deixar a peteca cair.

Na forma de musical entremeado com os diálogos de costura da narrativa, "Bailei na Curva", da Gomes Campos, se defende e defende bem seu tempo ritual de compor ato e desatos para a persuasão da recepção.

Os figurinos guardam aproximação de época e as coreografias de abertura e fechamento do espetáculo deixam um brilho de juventude, alegria e energia positiva do universo conspirador ao tempo de drama e comédias experienciados no exercício.

A Escola Técnica de Teatro "Professor Gomes Campos" bailou na cena escolástica e deixa seu brilho de iniciados e de esperança de renovação do "mètier" da cena local, plantada na juventude que apresentou a conclusão do exercício para ofício da profissão dramática de Ser ou não Ser, eis o artista lançado à cena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário