terça-feira, 17 de setembro de 2013

As cores brasis no Museu do Piauí

Primavera dos Museus à vista
 (Casa de Odilon Nunes receberá a 7a. Primavera dos Museus/divulgação)

O Museu do Piauí prepara-se para compor a 7ª. Primavera dos Museus que, em Teresina, acontece nos dias 25, 26 e 27(quarta, quinta e sexta feira) de setembro de 2013, no Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes.

Exposições, atrações culturais, palestras e mesas redondas, exibição de documentários, oficinas e parcerias com as universidades públicas piauienses.

Com o mote “Museu, Memória e Cultura Afro Brasileira”, que contempla também Exposição temática, a 7ª. Primavera dos Museus é um evento nacional, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM e envolve os equipamentos culturais de memória e história e traquejo sócio culturais em todo o país. Na programação do Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes, muitas surpresas e um diverso da temática que será apresentada.

Na abertura da Semana, será instalada ainda a Exposição local sobre Religiosidade Afro Brasileira, com desenhos de Gabriel Archanjo. Também concorre na abertura a apresentação de manifestação religiosa de um grupo de umbanda de Teresina, que acontece na recepção da Casa de Odilon Nunes.

A apresentação do Grupo de Capoeira do Mestre Corujão e do Grupo Coisa de Nêgo preenchem de mais cores o evento. Na semana, serão desenvolvidas atividades da Oficina “As cores da África”, no dia 26 (quinta feira), turno manhã e tarde. Também serão exibidos filmes, numa parceria do IPHAN e ABD - PI, com a temática da cultura Quilombola e raízes afro brasis.

Historiadores das Universidades Federal e Estadual do Piauí darão sua contribuição nesse grande encontro da primavera da memória e história do Brasil e da constituição sócio cultural afro brasileira.

No interior do estado está sendo estimulada a participação simultânea dos Museus regionais ao evento da capital e nacional. Os inscritos no IBRAM terão sua programação integrada à 7ª. Primavera dos Museus.

Em Amarante, a Casa de Cultura Odilon Nunes realizará uma Exposição sobre a Vida e Obra do sociólogo Clóvis Moura, natural da cidade amarantina. O evento, em Teresina e interior do estado, tem a realização do Governo do Estado, através da Fundac, em parceria com os órgãos nacionais de cultura envolvidos na empreitada.

A diretora do Museu do Piauí, Dora Medeiros, informa que estão sendo feitos contatos com outros municípios do estado para que, ligados ao sistema de Museus, incorporem a Semana. O Museu do Vaqueiro, em Alto Longá, também deverá confirmar participação no evento, já que se inscreveu no IBRAM.
(A Casa de Odilon Nunes e a comunidade transeunte/divulgação)

Para Dora Medeiros, a sétima edição da Primavera dos Museus enriquece as ações desenvolvidas no Museu do Piauí- Casa de Odilon Nunes e repercute “a cultura da memória e história de nossa cidade e país. É momento de interação com a comunidade, escolas e instituições construtoras do acervo patrimonial cultural brasileiro”, completa.
(Museu do Piauí - Casa de Odilon Nunes/divulgação)

A diretora recomenda às escolas que façam seu agendamento de visita, pois a Casa está de portas abertas para receber toda a cidade e suprir todas as curiosidades do público visitante. E acrescenta que as Exposições ficam em agenda até o dia 6 de outubro, quando seguem a outros espaços de visitação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário