sexta-feira, 25 de outubro de 2013

O Menú para comuns

"Pão com Ovo" é nordeste do riso
 Quem dá vida ao espetáculo “Pão com Ovo”é A Santa Ignorância Cia. de Artes, uma entidade de produção artística que demarca cenário cultural, desde 1997, para teatro de grupo, pesquisas da arte do ator/dançarino, o teatro, a dança, a performance e a música à cena, como marca de tradição.
 E, nessa tradição desempenhada, traz um dos melhores motes do riso e do entretenimento do nordeste brasileiro a Teresina. “Pão com Ovo”, comédia maranhense de São Luís, se reapresenta dias 26 e 27 de outubro de 2013, às 20 horas, no Theatro 4 de Setembro.
 A Santa Ignorância Cia. de Artes atravessará o Parnaíba e aumentará a estatística de mais de 80 mil pessoas que já puderam conferir o riso saudável e o teatro inteligente para o menu de "Pão com Ovo".
 A Santa Ignorância é formada por Adeílson Santos, César Boaes e Lauande Aires. Mantém serviços artísticos prestados à comunidade, em um repertório de espetáculos de teatro, performances, oficinas continuadas, teatro corporativo, realização, coordenação e produção de eventos culturais.
No repertório de montagens, dramaturgias de Sílvia Ortoff (Cavalo Transparente), Maria Clara Machado (O Boi e o Burro a caminho de Belém) e, na aposta de textos locais, um saudável investimento, em dramaturgos maranhenses. César Teixeira, “A Morte do Boi desmiolado” e o “Miolo da História” de Lauande Aires.
 Para Teresina, nesses dias 26 e 27 de outubro, em crédito ao potencial do artista local, A Santa Ignorância Cia. de Artes apresenta uma criação coletiva e doura “Pão com Ovo”, numa radiografia bem humorada das situações, costumes e hábitos ludovicenses.
(o marido da Dijé, Dijé e Clarisse/divulgação)
 Duas personagens demarcam o enredo, uma moradora de bairro da periferia, Dijé, vivida por Adeílson Santos, e Clarisse, uma emergente e vigorosa alpinista social, construída por César Boaes. Amigas de escola, Dijé e Clarisse voltam a se encontrar, alguns anos depois, e rememoram situações engraçadas do cotidiano de suas vidas, energizadas com ilustrada picardia. O dia a dia no trabalho, as próprias vidas, o atendimento a pessoas no ambiente da repartição pública, local em que se reencontram, e os hábitos de determinados extratos sociais, de São Luís, ganham força expressiva na cena.
 Na trama, os atores revezam-se nos vários tipos que a carpintaria forjou. Estrutura simples e adaptável, a qualquer espaço cênico,  e a qualidade composicional das personagens para domínio do premeditado. Linguagem direta e simples, sem apelo aos fácil, nem estratégias de ganhos a riso vulgar. 
A proposta do espetáculo foi cunhada a partir de experimentos de intervencionismo teatral, treinamentos para qualidade de atendimento a diversas empresas da cidade de São Luís do Maranhão.
 “Pão com Ovo”, de texto coletivo, tem direção de César Boaes. No elenco César Boaes, ator e diretor de cena com reconhecida atuação no teatro brasileiro; Adeílson Santos, Prêmio de Melhor Ator, em 2009, conferido pelo SATED – Ma, na atuação em “Uma Linda Quase Mulher” e Charles Jr., ator convidado e que estreou nessa montagem.
(César Boaes, Charles Jr. e Adeílson Santos/divulgação) 
Na consultoria de Figurinos, o estilista maranhense Chico Coimbra. A Iluminação é desenhada por Djair Barros e Oscar Castro. O trabalho fotográfico é assinado por Ayrton Valle. E a Pesquisa e Montagem da Trilha Sonora levam a marca do ator e DJ, Jorge Choairy.
 “Pão com Ovo”, um fenômeno da comédia nordestina, dias 26 e 27 de outubro de 2013, às 20 horas, no Theatro 4 de Setembro.
Informações: 3222 7100/9974 1937

Nenhum comentário:

Postar um comentário