terça-feira, 22 de outubro de 2013

Arte Experiência

Signos e siglas
por maneco nascimento

Textos poéticos e didáticos, fotografias do cotidiano, retratos de comuns para álbum de fotografia, ampliada a modelo de 3 X 4, e arte visual intervencionista compõem Exposição contemporânea em espaço de lazer e entretenimento de comerciários e estudantes pré-vestibulandos que circulam pelo prédio do SESC da Maranhão.

A Instalação, móbiles fotográficos pendidos do teto e ou painéis impostos nas paredes do Auditório Álvaro de Melo Salmito, lado esquerdo da Sala de trânsito, reúne clicks de Maurício Pokemon, textos de apresentação e enunciação poético-educativa, ao olhar transeunte, a licença concretizada pelo poeta e compositor Thiago E. e a intervenção arte visual, Mural de Marquise, assinada pela artista plástica Bayá.

A curadoria da Exposição é praticada por Marina Medeiros. Os textos instrutivos estão impregnados pelo soalho, nas paredes que dão acesso ao segundo pavimento e, em visão de leitura a quem passa, para, olha. No piso encerado, encerra-se gênero textual para ser visto, lido, ou marcado pelos pés e, na marquise, faz dobradinha com a intervenção das tintas e pincéis.

Os registros fotográficos, flagrantes de rua e as fileiras de retratos de estudantes que escondem, entre a plêiade registrada, a foto dos artistas que construíram a efeméride de signos e siglas. As fotografias, em preto e branco, dão charme natural à linguagem e à transversal linguística apresentada.

O preto e branco, dos registros revelados, em simbiose com os textos, em signos brancos, espalhados pelo ambiente completam-se com a cor tatuada na marquise, em quebra das neutras sugestionadas na estética de exposição.

“Viver é só um possível de prazer”, está entre as frases e orações emblemáticas, colhidas pela parede, no percurso de quem segue rumo à Exposição. O simples pensado, o estético premeditado, as informações e comunicação visual e textual complementares e uma proposta à juventude comerciária, estudantil e da cidade que por ali circule.

Quem ainda não percorreu vistas nesta Exposição, perde por esperar uma melhor oportunidade. No prédio da Avenida Maranhão – SESC - Centro, encontra-se uma arte experiência criativa para Fotografia de Maurício Pokemon; Textos de Thiago E. e Mural de Marquise, assinado por Bayá.

Agora só falta conferir, antes que seja desarticulada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário