segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Este é seu espaço

Direito de resposta
por maneco nascimento
Venho, de público, abrir direito de resposta ao iluminador Pablo Erickson, acerca de comentários feitos por mim sobre o espetáculo “Fogo”, adaptação de Adriano Abreu para obra homônima de Vítor Gonçalves Neto.

O direito de resposta é, especificamente, sobre a Luz criada, pelo artista, para o espetáculo. Segue comunicação realizada por Pablo Erickson, via facebook, direcionada pra mim, que reproduzo fielmente para fazer justiça a equívoco que cometi.

“Conversa iniciada hoje

16:53











[opa maneco beleza??obrigado por aceitar ei o pedido e pelo texto sobre o fogo..só queria esclarecer essa parte "que para ilustração a postes de luz a gás, lampiões, candeeiros (lamparinas), velas candentes em tulipas adaptadas, pela Direção de Arte para ilustração a postes de luz a gás, lampiões, candeeiros (lamparinas), velas candentes em tulipas adaptadas, pela Direção de Arte (Vítor Sampaio)"...essas adaptações de velas em tulipas,cabaças,um fogo verde"divino" "castiçais improvisados.."..e lampiões tudo que tenha luz foi de concepção minha, e repassada ao Adriano que acatou meus pedidos e entendeu minhas explicações..a luz foi pesquisada durante 3 meses e foi pensado em começar o trabalho com o espectador logo na entrada..os momentos de "alivio"quando revelo mais os atores aumentando a intensidade da luz e dando um fôlego e esperança para a plateia,tive nesse trabalho total liberdade para criar e fui atendido em tudo q pedi,nesse trabalho tive um trabalho muito de fotografo do espetáculo..já que fiz da luz cenografia com elementos que remetem a época..só para esclarecer já que me perguntaram sobre tudo isso depois do espetáculo e essa é uma projeto que me traz grande satisfação pessoal e como profissional ainda temos muito que evoluir mas esse trabalho me mostrou que posso ser capaz,abç e mais uma vez obrigado pela presença e pelo texto,abç.ps:quando entrei só tinha a ideia de 4 lampiões sendo manipulado pelos atores em determinados momentos,e esses foram estudados distância e altura da incidência da luz neles,e depois o Vitor fez um cartaz com uma lamparina q teve q ser adaptada hehe e q muito deu certo,antes eram dois lampiões no começo...valeu.](Pablo Erickson, via facebook, em 14.10.2013 às 16h53)

“19:44
Manoel da Cruz do Nascimento Da Cruz Nascimento
[ok. obrigado pelas informações. segue um direito de resposta]” (Maneco Nascimento, via facebook, em 14.10.2013 às 19h44)

Vale, também, um pedido de desculpas. Acredito na arte do teatro em que se realiza esforço reunido, de atores e técnicos, na composição de um bom resultado. “Fogo” é um muito bom resultado e é necessário ser justo para nunca ser amargo. E é justo dar a Téspis o que é de Téspis, reanimar ritos de passagem e permanência à epifania a Baco.

Ao tempo em que peço desculpas, reitero a defesa do iluminador Pablo Erickson quanto à criação da Iluminação do espetáculo “Fogo”.

Macktub! 

P.S. imagem colhida do perfil do artista, no facebook.

Um comentário: