terça-feira, 1 de outubro de 2013

Dez anos de ideias e ação

 Arte e cultura pra 10 anos
por maneco nascimento

Na noite do dia 30 de setembro, na sede da Associação Brasileira de Documentaristas no Piauí - ABD PI, na Jônatas Batista, 841, centro norte, reuniram-se artistas, cinéfilos, diretores, atores, produtores e aficcionados em cinema, autoridades municipais, estaduais e federais para tratar de arte e cultura de uma década de serviços prestados pelo Ponto de Cultura e Núcleo de Produção Digital – ABD/NPD Piauí.

                                          











(Autoridades nos festejos de uma década da ABD Piauí/divulgação)

A partir da 18 horas, o Grupo de Teatro de Rua Sinos apresentou o novo espetáculo da Cia., “Contos e Causos do Interior”. Na linguagem da cultura popular da quadrinha e rimados da poesia aproximada de cordel, os atores demonstraram sua arte de rua como pregoeiros à feira vendendo seu peixe. Um bom mercado de futuros e negócios da cena livre que o Sinos de Teatro tem desempenhado em suas experiências de dramaturgia creditada.
 
(Contos e Causos do Interior, do Sinos de Teatro/divulgação)

Na sequência da programação de uma década da ABD PI foram abertos os serviços oficiais de falas e reiterações do aniversário festejado. Leopoldo Nunes, secretário nacional de audiovisual do Ministério da Cultura, iniciou esse momento lembrando nomes que construíram a Associação.
 
 (ABD Piauí 10 anos, na noite do de 30 de setembro de 2013/divulgação)

Entre os lembrados, Dogno Içaiano, um dos criadores do movimento da agremiação audiovisual local. Também apontou Roberto Sabóia, Fred Maia, Fafá Guimarães, Alex Galvão, entre outros, e falou do convênio de recuperação de políticas públicas ao audiovisual em pontos de cultura e cines cultura do estado. Lembrou ter estado no início da criação da ABD Piauí e de sentir-se orgulhoso de voltar em tempo que, uma década de fomento à área estava sendo comemorada.

Bid Lima também acrescentou, em suas falas, sobre o papel de construtores criadores, realizadores apaixonados e facilitadores de registros, através de uma câmera e os desdobramentos às falas sociais que, para a Presidente da Fundac, nos representam e posterizam nossos bens materiais e imateriais de cultura manifestada. O deputado Fábio Novo também homenageou pessoas construtoras da ABD local e provocou a Associação a promover um Festival de Cinema que envolvesse os realizadores e materializadores da boa qualidade audiovisual que já se produz no estado.

O Presidente da ABD Piauí, Leandro Milú, em suas falas, reiterou a campanha eficiente que se tem implementado nesse histórico de uma década e as parcerias que muito deram certo e que continuam rendendo bons resultados. As relações produtivas conquistadas com centros realizadores de audiovisual têm possibilitado que estes emprestem suas experiências e facilitem a capacitação que a cidade e os associados da ABD conquistaram.

Houve ainda o corte do bolo, a exibição do filme documentário “O rio de minha aldeia”, de Rogério Newton e a noite seguiu com shows da Banda Surpresa, Zé Piau e Roraima e Banda.

Quem não curtiu a noite de 10 anos da Associação Brasileira de Documentaristas no Piauí, perdeu uma boa chance de conviver com arte e cultura pra uma década festejada. Que venham + dez, a ABD Piauí está preparada para uma ideia, uma câmera e um amor continuado de documentaristas e cinéfilos em ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário