quinta-feira, 21 de maio de 2015

Ela é Formidável!

ou, simplesmente, Genu.
por maneco nascimento

(Genuzinha Moraes/reprodução)

"Eu nasci em Teresina, em 15 de fevereiro de 1927, no casarão da Rua Odilon Nunes (hoje Avenida Antonino Freire), número 1371, que fica entre a sede do poder político - Palácio de Karnak, e um dos centros do poder popular teresinense - a Praça Pedro II, que antigamente se chamou Aquidabã, Independência e João Pessoa (...) A Rua Odilon Araújo teve esse nome em homenagem ao oficial do Exército, lente de Matemática da Escola Militar. Odilon Araújo aderiu à sublevação dos militares do Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro, em 1922. Abafado o movimento de rebeldia, foi preso no Quartel dos Fuzileiros Navais (Ilha das Cobras). Era piauiense. Faleceu em 1930, ano em que Getúlio Vargas chegaria ao poder e meu tio Joca Pires seria deposto do governo do Estado e preso por mais de 45 dias no quartel do Exército (25º BC), em Teresina. Papai e o Tio Antonino Freire, que eram senadores, tiveram os mandatos cassados (...) Eu fui uma criança muito desejada. Papai, depois de ter tido dois filhos homens - José e Milton - queria uma filha para colocar o nome de sua mãe, Maria Genovefa de Aguiar, ou, simplesmente, Genu (...)" (Kruel, Kenard. Genu Moraes - a Mulher e o Tempo. Teresina: Zodíaco, 2015. 608 p. [Uma criança desejada])



Este, entre tantos outros temas, estão assunto do livro Genu Moraes - a Mulher e o Tempo, obra realizada a partir de depoimentos concedidos ao jornalista Kenard Kruel. O Lançamento da obra acontece no dia 29 de maio (sexta feira), a partir das 18 horas, no Theatro 4 de Setembro.


Para a noite, estão planejadas as atrações: 

"Ela - Tributo a Genu Moraes", espetáculo de dança teatro, com argumento dramatúrgico e direção geral de João Vasconcelos e coreografias de Valdemar Santos, numa realização da Trama Cultura. No elenco, Beth Battali, Victória Holanda, Cleyde Fernando, Márcio Gomes, Artenildes Afoxá, Carla e Izadora Myrlla.


Lançamento da Obra "Genu Moraes - a Mulher e o Tempo", de Kenard Kruel, a partir de depoimentos da protagonista da Obra, Genu. Às 19 horas.

Inauguração do Café Literário "Genu Moraes", onde ocorrerá a noite de autógrafos e, um piano ao fundo abrilhantará a recepção aos convidados, amigos, admiradores e à comunidade que sempre a respeitou e procurou-a para apreender temas da memória viva da construção social de Teresina do século XIX e áureos tempos do século XX até nossos contemporâneos, com sua presença.

Essa noite é para não perder de vista. Será Formidável!
Serviço:

Uma noite de homenagens à Genu Moraes -
Espetáculo de dança teatro "Ela - Tributo a Genu Moraes"
Lançamento do livro "Genu Moraes - a Mulher e o Tempo"
Inauguração do Café Literário "Genu Moraes"
- dia 29 de maio de 2015
- a partir das 18h
- no Theatro 4 de Setembro

Uma noite Formidável!

Nenhum comentário:

Postar um comentário