sábado, 23 de maio de 2015

É dos Nossos

é Nacional. Teatro dos bons.


Paulo Betti vem a Teresina e qual a novidade? 

"Autobiografia Autorizada", um monólogo de Paulo Betti, dirigido por ele e por Rafael Ponzi, vem a Teresina e numa grata temporada nos dias 25 e 26 de julho de 2015, às 21 horas, no Theatro 4 de Setembro. 

(O Paulo Betti que amamos/foto: oglobo.globo.com)

O espetáculo estreou no dia 19 de março, no Centro Cultural Correios e manteve temporada até 10 de maio. Marca as comemorações dos 40 anos de carreira de Betti. A penúltima empreitada do ator foi "Deus da Carnificina".

"Autobiografia Autorizada" é de criação do próprio Paulo e traz inspiração nos textos escritos em grandes blocos durante a adolescência, onde também fazia colagens de fatos da época. Reúne ainda inspiração nos artigos semanais que escreveu por quase trinta anos ao Jornal Cruzeiro do Sul, de Sorocoba, cidade paulistana onde foi criado. O espetáculo já fez carreira nas cidades de Sorocaba, Jundiaí, Araraquara, Piracicaba e, em Brasília.

Nessa última semana de maio, cumpre agenda em Fortaleza, Ceará, dia 29/05, às 21 horas, no Teatro Via Sul Shopping. A facilitação de trânsito cultural em Terras de Iracema é de Robério Belchior Produções & Casa da Gávea.

(Betti por Ele mesmo/foto: vejario.abril.com.br)

O sessentão Paulo Betti, em seus 62 anos, é gente da terra brasilis. Saiu do mundo rural onde o avô, um imigrante italiano, trabalhava, à meia, para um fazendeiro negro. Filho de uma camponesa analfabeta, que mudou para a cidade onde foi empregada. Ela, mãe de 15 filhos (Paulo é o décimo quinto, temporão, dez anos de diferença de seu irmão mais novo). Com pai esquizofrênico, mas, apesar disso, estudou em boas escolas, cursou um Ginásio Industrial em tempo integral, se formou pela Escola de Arte Dramática da USP. Foi professor na Unicamp.

Da própria vida, elementos que vêm compor "Autobiografia Autorizada", o testemunho do ator, autor e diretor, que vai representar o pai, mãe, avó e muitos outros personagens da própria vivência na peça Solo que envolverá o público em tempo dramático divertido e emocionante.

(confissões de memórias afetivas/foto: almanaquevirtual.uol.com.br)

Para o autor da peça, ao ler as anotações realizadas no decorrer de quase uma vida inteira, levou-o à conclusão que, em todo o  tempo, esteve se preparando a revelar as extraordinárias condições que o levaram a sobreviver e a contar como isso aconteceu.

"Minha fixação pela memória da infância e adolescência, passada num ambiente inóspito e ao mesmo tempo poético, talvez mereça ser compartilhado no intuito de provocar emoção, riso, entretenimento e entendimento", confessa Paulo Betti.

(entre memória do inóspito e do poético/foto: almanaquevirtual.uol.com.br)

Paulo também está em fase de trabalhos no longa-metragem "A Fera na Selva", baseada na obra do escritor norte-americano Henry James. A direção é do próprio Betti, que divide o projeto com Eliane Giardini. 

O Filme tem adaptação colhida do espetáculo que ele encenou com a companheira de palco, a atriz e ex-mulher, no ano de 1992. Com a montagem, o artista recebeu o Prêmio Shell de Melhor Ator. "A Fera na Selva" deve ter filmagens realizadas em Sorocoba, cidade em que Paulo passou a infância e adolescência e conheceu Eliane.

Agora, para Teresina, o tema será teatro Solo em "Autobiografia Autorizada".

(Paulo é Betti, é Autobiografia Autorizada/foto: almanaquevirtual.uol.com.br)

Na Ficha Técnica: Texto e Interpretação de Paulo Betti. Direção, Paulo Betti e Rafael Ponzi; Elenco, Paulo Betti; Cenário, Mana Bernardes; Figurino, Letícia Ponzi; Iluminação, Dani Sanchez e Luiz Paulo Neném; Direção de Movimento, Miriam Weitzman; Programação Visual; Mana Bernardes; Trilha Sonora, Pedro Bernardes; Fotografia, Mauro Kury; Assistente de Direção, Juliana Betti; Assessoria de Imprensa, Daniela Cavalcanti; Administração Financeira, Andréia Fernandes/Lya Baptista e Direção de Produção, José Luiz Coutinho e Wagner Pacheco.

O espetáculo tem duração de 90 minutos, para gênero drama cômico, e classificação 12 anos. Em temporada de dois dias, em julho 2015. Dias 25 e 26, às 21 horas, no Theatro 4 de Setembro. 

Só não vem quem já esqueceu, ou não nasceu para provar o quanto é bom poder interagir com artista da boa monta de Paulo Betti, em tempo de felicidade e memórias revisitadas ao tempo de melhor vinho, safra 60 anos!

Serviço: 
"Autobiografia Autorizada"
- de/com Paulo Betti -
Direção: Paulo Betti e Rafael Ponzi
dias: 25 e 26 de julho de 2015
às 21 horas
no Theatro 4 de Setembro


É Nacional!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário