quinta-feira, 7 de maio de 2015

As tintas e cores em Maio

assinadas pela Mulher
por maneco nascimento

 As Cores de Maio - às tintas e tratos o Olhar Feminino pintam o set da Galeria do Club dos Diários até dia 9 de maio, sábado, e as artistas plásticas teresinenses definem seu Nome, sua Arte em tratados pictóricos.

Maria Nazareth Maia Rufino - NAZA; Alexandra Teodoro; Jacinta Ramos; Maria Amélia de Faria Araújo MAFA; Elizabete Paz; Nilma Gomes; Salete Vasconcelos; Tainá Mendes; Fernanda Rios; Alda Veloso; Aucci Valente; Constança Nobre; Vilma Mascarenhas; Zeneide Alves; Delma Braga; Bid Lima; Josefina Gonçalves e Lúcia Lopes.

Aos visitantes que percorrerem a Galeria em vistas à Exposição, o sentido horário reúne as obras: "Margaridas Coloridas", pintura sobre tela, de Nilma Gomes. Um tapete de primavera acomoda temática floril para magias das tintas pinceladas; "A Natureza Infinita", técnica mista de Tainá Mendes Sousa, um idílio do azul ilustrativo para córrego e pedras lavadas pela água em natureza romântica; Zeneide Alves apresenta duas obras, em acrílica sobre telas, "Flores Silvestres", natureza morta espelhada em jarro de sobrevivência e "Hortência", para buquê de maio.

Fernanda de Jesus Rios assina "Ansiedade", acrílico sobre tela e reflete a noite do mundo de mulher negra, sem um bem; Alda Veloso também traz duas obras, "Mandala Infinito", uma Andrômeda circulada em leques de rabo de pavão a luzes e espelhos pastilhados e "Amanhecer 1, 2 e 3", peça em série a auroras e janelas em mimetismo do dia. "Madona no Azul", de Salete Vasconcelos, um acrílico sobre tela, tematiza a Madona e seu filho, sem rostos, qual os anônimos da fé popular, em direção ao sol de entrecruzamentos de gradação áurea.

(As cores de maio.../fts: m. nascimento)

Fernanda de Jesus Rios, ainda apresenta "Mandala Pessoal", acrílico sobre tela, para a roda da fortuna e o dialogismo de peixes circulares; "Divino", de Aucci Valente, cena reproduzida, na memória religiosa, do presépio ilustrado; Alexandra Teodoro também traz sua "Mandala", misto tecido, tinta, verniz e cola. Um coração em fibras retorcidas em puro sangue de Mamãe Coragem. O romantismo em carnaval, outra obra de Aucci Valente, repercute "Corcel e Colombina".

Nilma Gomes e sua "Mandala Tripé", acrílico sobre tela, círculos caleidoscópicos a peixes variando mitoses a novas mandalas. Da técnica de cerâmico colado, Nilma assina ainda "Vaso Negro com Margaritas Blancas", revisita pós moderna sobre sutileza classicista, "Conjunto de Vasos Azuis com Flor Laranja", sobreposição de ilustrado cerâmica pastilhada sobre vaso de barro e "Vaso Azul com Lírio", cerâmico e vidro colado. Sobreposição cerâmica pastilhada e janelas vitrô incrustadas com tema de buquês de lírios coloridos.

(Vaso Azul com Lírio, de Nilma Gomes/fts: m. nascimento)

A obra "Família", de Josefina Gonçalves, cortejo de tradição a novas chegadas, saídas e proteção de rebentos; Elizabete Paz insurge com "Terra: Use Não Abuse (Uti, Non Abuti!). Em acrílico sobre tela, tematiza sinais de entre o céu e a Terra, as terras traduzidas ao vermelho em gradações; "Traço Urbano", de Lúcia Lopes, na técnica do acrílico sobre tela, cores e linguísticas arquitetônicas rompem o silêncio das geometrias planificadas e imprimem formas humanas.

(Sonho, Delma Braga/fts: m. nascimento)

Em acrílica, Delma Braga nos impõe "Sonho" para desejos e inconscientes revelados na entrega do casal nu. "Asas pra que te quero", em acrílico sobre tela, o direito e o esquerdo colibris de cores sóbrias aquecidas na leveza do ar, se faz obra assinada por Jacinta Ramos.

(Asas pra que te quero, de Jacinta Ramos/fts: m. nascimento)

NAZA e sua "Florida Panther", o felino traduzido entre o matiz da própria natureza mergulhado no azul do lago; De Josefina Gonçalves, "Saudação", ritos e rituais de poder e ostentação sobre a humildade registrada do outro.

(Saudação, de Josefina Gonçalves/fts: m. nascimento)

Maria Amélia F. Araújo - MAFA, com seu óleo e colagem, registra "Campo de Flores", flores giram no campo e fogo em ciranda de imposição da beleza de buquês; Bid Lima compõe "Perfume I e II, na técnica aquarela, delicadeza em sutil de flor e buquê, entre o negro desbotado ao cinza e os céus terrais do sol ao ocre. (Natureza vivo, natureza morro); de Vilma Rodrigues Mascarenhas, "A Corrida", acrílico sobre tela, cavalos em close de rostos humanizados, na disputa de espaço, tela cheia de intenções animais.

(Perfume I e II, de Bid Lima/fts: m. nascimento)

"Carnavalesca Negra", acrílica sobre tela, de Constança Ma. M. Nobre, traduz melindrosa em olhar melancólico; De Salete Vasconcelos, "Pedra Furada (Parque Nacional da Serra da Capivara)", acrílico sobre tela a ilustrativo turístico de memorização simbólica do sítio arqueológico; "Fênix", de Alexandra Teodoro, um acrílico sobre tela e verniz ás cores pirofágicas que delineiam o pássaro mitológico em combustão e "Homem", acrílico sobre tela. O homem desliza do céu em melancólico de decaído.

O acrílico sobre tela, de Vilma Rodrigues Mascarenhas, "Justiça ainda que tardia", o mito da justiça traz à mão esquerda o pincel das tintas da vida e pesam das orelhas velhas balanças aquecidas pelas apelações que comovem a deusa, chorosa, com suas madeixas onduladas qual medusa sem veneno; "Abstrato", acrílico sobre tela, define o Palácio de Jade sobre o rio da pedra verde, prédio rupturado ao meio em meio às cores quentes gradadas, assinado por Salete Vasconcelos.

(Abstrato, Salete Vasconcelos/fts: m. nascimento)

Lúcia Lopes, em "Traço Olhar", acrílico sobre tela, uma espécie olha ao leste e conta o que vê da paisagem ocre que se espalha às suas costas; Maria Nazareth M. Rufino - NAZA e sua "Florida Phanter II", felinos observam o oeste enquanto planejam o cotidiano a observadores da caça e brinquedo.

(Traço Olhar, de Lúcia Lopes/fts: m. nascimento)

"Carnavalesca Branca", acrílico sobre tela, melindrosa ariana de olhar melancólico, gentia ilustrada no reverso da etnia de raizes brasis, tela de Constança Maria M. Nobre fecha o relógio da Exposição As Cores de Maio - às tintas e tratos o Olhar Feminino.

(A Corrida, Vilma Mascarenhas/fts: m. nascimento)

A homenagem à Mulher, em dias de maio, nas tintas da artista plástica teresinense, representa sua arte e sua ação pictórica que amplia o olhar de identidade e cultura de quem interage e integra o fazer artístico de assinatura piauiense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário