terça-feira, 26 de maio de 2015

De Mulher pra Mulheres

Genuuu!
por maneco nascimento

"Será FORMIDÁVEL! Programe-se: dia 29 deste, a partir das 18 horas, no Theatro 4 de Setembro, em Teresina, lançamento do livro Genu Moraes - a Mulher e o Tempo. Ficaria honrado com a sua presença. Convide amigos e amigas. Obrigado. Com fé, esperança e amor." (Kenard Kruel Fagundes 5h/facebook 26.05.2015)

O proclamo de Kruel é para dia 29 de maio, sexta feira, em que a noite será Formidável e toda a cidade deve acorrer para estar presente nas homenagens à Mulher em Sua Hora, a partir das 18 horas. 
(Genu e sua Obra, em mãos/foto: K. Kruel)

De Mulher pra Mulheres, em seu tempo e para além do seu tempo, a homens, políticos, amigos, familiares, afetos e desafetos políticos. Está tudo lá registrado em Livro as memórias privilegiadas de Maria Genovefa de Aguiar Moraes Correia, ou, simplesmente, Genu. 

O Livro, confeccionado a partir de depoimentos da jornalista ao colega de profissão, Kenard Kruel, chega às mãos da cidade e de amigos e admiradores que conviveram com Genu Moraes, ouviram falar, leram a respeito, cruzaram com ela, entrevistaram-na, ou simplesmente têm-na em conta de alguém para não ser nunca desprezada. Ao contrário, respeitada e louvada porque bem merece!
(a doce Genuzinha/reprodução)

"Em 2 de dezembro de 1934, eu tive o prazer de contracenar com Mário Faustino em uma peça teatral em que ele cantava segurando uma bengalinha. Foi na Hora da Arte, que se realizava pela manhã no Theatro 4 de Setembro. Eu tinha sete e ele quatro anos anos de idade. Participações, ainda, de Celeste Silva, Lígia Martins, Dóris Oliveira, Carmelita Oliveira, Sebastiana Santos, Maria de Lourdes Freitas, Maria Helena Batista, Marilda Batista, Eveline Sedlaceck, Carmelita Paiva, Maria Júlia Santos, Maria Alice Rebelo, Maria Haldine Albuquerque, Odmar Barros, Heloísa Campelo, Jandira Gomes e Maria de Jesus Santos. A renda foi em benefício da Igreja de São Benedito.
Mário Faustino dos Santos e Silva era filho de Francisco dos Santos e Silva e de Celsa Veras e Silva, mas foi criado por seu tio Zuquinha Veras. Nascido em Teresina, em 22 de outubro de 1930, aos dez anos de idade foi para Belém, onde continuou seus estudos até o 3º. ano de Direito. Aos 16 anos de idade, já trabalhava no jornal A Província do Pará; depois Folha do Norte. Em 1959, ingressou no Jornal do Brasil. A condessa Pereira, dona do jornal, confiou-lhe a editoria da página Poesia Experiência, do Suplemento Dominical, que revelou e traduziu novos e consagrados poetas de várias partes do mundo. Ele dominava o inglês, francês, Alemão, italiano e o espanhol. Na época chefiou o setor de imprensa do Plano de Valorização Econômica da Amazônia. No Rio, foi também professor da Escola de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas. Entre os anos de 1959 e 1960, trabalhou na ONU. Foi um dos literatos mais instigantes do Brasil nos últimos anos. A morte, que cantou em versos,chegou rápida e fulminante na madrugada de 27 de novembro de 1962, quando seguia para o exterior a fim de escrever reportagens especiais sobre Cuba, México e Estados Unidos para o Jornal do Brasil. O avião em que viajava explodiu perto de Lima, caindo sobre os Andes (Cerro de los Cruces). Publicou O Homem e Sua Hora (1955). Deixou inéditos fragmentos de um poema longo e inconcluso." (Kruel, Kenard. Genu Moraes - a Mulher e o Tempo. Teresina: Zodíaco, 2015. 608 p. [Mário Faustino, pg. 275])

Este, entre outros assuntos, contêm a Obra de memórias e histórias da construção social piauiense relatadas pela própria Genu. Suas experiências políticas, culturais, artísticas, sociais e o mundo conquistado pela Genuzinha de guerra. O livro que, como se apresenta na capa, trará "Surpreendentes revelações sobre a sua vida, a sociedade e o poder. Genu Moraes - a Mulher e o Tempo. Depoimento ao jornalista Kenard Kruel. Zodíaco"

A programação que abraçará A Mulher em Sua Hora de ser festejada:

Às 18 horas, será tempo de "Ela - Tributo a Genu Moraes", espetáculo de dança teatro, com Produção da Trama Cultura. Roteiro e Direção Dramatúrgica, de João Vasconcelos; Direção de Coreografias, de Valdemar Santos; Assistente de Direção de Coreografias e Ensaiadora, Beth Báttali; Elenco, Jessica Kamila, Cleyde Fernando, Victória Holanda, Carla Sousa, Izadora Myrlla e Jonas Alves. Na Produção de palco e apoio de cena, Artenildes Afoxá e Fran Silva.



Às 19 horas, Lançamento do Livro "Genu Moraes - a Mulher e o Tempo", organizado por Kenard Kruel, acerca dos depoimentos da Genuzinha.

Inauguração do Café Literário "Genu Moraes" e sessão de autógrafos a amigos, admiradores, autoridades, familiares e, comunidade em geral convidada.

A Entrada Franca para uma noite Formidável! 


Serviço:
18h - Espetáculo de dança teatro "Ela - Tributo a Genu Moraes"
19h - Lançamento do livro "Genu Moraes - a Mulher e o Tempo", de Kenard Kruel
         Inauguração do Café Literário "Genu Moraes"
         Sessão de autógrafos.
dia: 29 de maio de 2015
local: Theatro 4 de Setembro
Entrada Franca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário