quinta-feira, 28 de maio de 2015

A Sexta é d'Ela

a Mulher em Tempo
por maneco nascimento

Nesta sexta feira, 29, a noite será d'Ela.

"Ela", espetáculo de dança teatro em Tributo a Genu Moraes. A partir das 18 horas, no palco do Theatro 4 de Setembro, a Mulher em Tempo será tema de estética, arte, estética, plástica expressionista, ato cênico.
 (Arte do "Ela", criação de Tupy)

 "Ela - Tributo a Genu Moraes" abre a noite de homenagens e festejos a Maria Genovefa de Aguiar Moraes Correia. A dramaturgia e roteiro do espetáculo foram concebidos por João Vasconcelos, que convidou Dona Genu para uma luxuosa participação e, como Ela mesma disse: foi Formidável!

(Genu, a Diva do espetáculo)

Do espetáculo diz-se que:

“Ela”, a ideia original de João Vasconcelos reúne paixão incondicional por Elis Regina, Chico Buarque, Tom Jobim, Joyce (Ela, a canção), dança, teatro, direção de cena e dramaturgia de espetáculos e, essa Mulher que nos pariu a todos e debelou as veredas da salvação para contar seu próprio memorial de destinos.
Da flor rubra, que tem como estrume e raiz de oxigênio a Mulher, nasce o macho. Despencado da alcova do gineceu. Em meio às tempestades da criação, o gérmen criador (a gestação) ganha espacialidade e, no milagre da evolução natural, perde a casca primordial para dar nascença à Mulher primitiva que recolhe as peles transmutadas do rebento. Ela acolhe os filhos na manjedoura (colo) confeccionada dos cabelos de palha da Velha (ancestrais Obaluayê, senhor da terá, da morte e da vida).
A Mulher primordial, Eglantine (do francês, referente a diversas flores, como Dália, Jasmin, Lis, Lótus, Rosa Violeta, entre outras) mimetiza-se na flor rubra e pare novos rebentos, determinantes da revelação, pelo útero (gineceu ancestral), da garantia da continuidade da própria espécie. Em gerações, a Mulher parideira (história, memória, crença da fêmea revelada) confronta o alter ego da Mulher (menina moça) que faz o corte e alinhavos do tecido antropológico da história.
O idílio do acasalamento ilustra momentos de lazer e vaidade naturais das kunhãs, cunhatãs e curuminhas em volta do lago. Preparam-se para as festas da escolha/encontro do parceiro prometido. A emblemática dança das virgens e a apresentação do varão percorrem linguísticas culturais. O abayoni, encontro feliz em yorubá, entre a cunhã e o guerreiro da tribo a quase “uma caça premiada” emprenhará o futuro branco dos centros urbanos e suas fábricas de produção moto contínua. 

À representação do libelo da liberdade, o coletivo de “Ela” transmuta o tempo para o ano de 1857: no dia 8 de março de 1857 “(...) as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas trabalhadas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde se declarara um incêndio e, cerca de 130 mulheres morreram queimadas.” (www.eselx.ipi.pt/cienciassociais/temas/direitosmulher...)
(Elas queimam na fábrica/foto: Cleyde Fernando)

Renascida das cinzas, qual fênix, “Ela” queima o sutiã e revela-se em Ela, a canção de Joyce. O alter ego da Mulher prepara a casa da Mulher contemporânea em seu diverso de sedução ao homem, seu parceiro de memórias. Do oitavo andar "Ela" repassa sua história e flagra o álbum de fotografia em cores.
Serviço:      

"Ela - Tributo a Genu Moraes", espetáculo de dança teatro, com Produção da Trama Cultura. Roteiro e Direção Dramatúrgica, de João Vasconcelos; Direção de Coreografias, de Valdemar Santos; Assistente de Direção de Coreografias e Ensaiadora, Beth Báttali; Elenco, Jessica Kamila, Cleyde Fernando, Victória Holanda, Carla Sousa, Izadora Myrlla e Jonas Alves. Na Produção de palco e apoio de cena, Artenildes Afoxá e Fran Silva.
Músicas tema: “Ela”, de Joyce, na voz de Elis Regina; Figurino Siro Siris; Cenografia: Tupy e João Vasconcelos; Iluminação: Renato Caldas; Operação de Luz: Renato Caldas; Operação de Sonoplastia: Maneco Nascimento; Confecção de Figurino: Aureni da Figurinos e Fantasias e Siro Siris; Consultoria Artística: J. Vasconcelos; Classificação etária: Livre; Duração: 45 minutos.
Sobre quem Trama Cultura do d'Ela
A Trama Cultura surgiu como necessidade de compor, no quadro do contributo sócio cultural de Teresina, arte e cultura na cidade em ações e manifestações que envolvam teatro, dança, performances, música, artes visuais e audiovisual.
Criada em agosto de 2014 a Trama Cultura realiza produções artísticas e monta atos e práxis das artes cênicas et al. Espetáculos produzidos pela Cia.: Mostra CulturaThe (quinze dias de ações que envolveram show de música, teatro, dança, artes visuais, exposição e audiovisual) em setembro de 2014; Comida de Boteco (culinária típica local) dentro do SESI Bonecos do Mundo, em novembro de 2014.


O que acontece nesta sexta feira, 29, quando a noite é d'Ela:
(De Genu pra Genu: a Mulher e o Tempo/reprodução)

18h - Espetáculo de dança teatro "Ela - Tributo a Genu Moraes"
19h - Lançamento do livro "Genu Moraes - a Mulher e o Tempo", de Kenard Kruel
         Inauguração do Café Literário "Genu Moraes"
         Exposição de Fotografias "Genu Moraes", por Valdyr Fortes
         Sessão de autógrafos.
dia: 29 de maio de 2015
local: Theatro 4 de Setembro
Entrada Franca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário