sábado, 27 de setembro de 2014

Amar gestado

a sabiás
por maneco nascimento

A compositora Fátima Castelo Branco brindou a noite de 26 de setembro de 2014, a partir das 20h30, no Espaço Cultual "Osório Jr."/Bar do Clube dos Diários, com suas canções a sambas e bossas de verão. 

Parceira da Mostra CulturaThe, Fátima cantou e pediu um tom acompanhada da Banda formada por Assis Bezerra, nas cordas de aço, Fábio Mesquita, teclado e sopro e Luís, na percussão.

(Fátima CB & Banda/fotos Francisco de Castro)

No repertório, além de composições autorais já conhecidas e lançadas em cds, também apresentou uma inédita em que varia sobre o tema de sambinhas e amores e recados de atenção ao sentimento desejado e ou traduzido na experiência da memória afetiva da relação de paixão.

"É preciso ter coragem...", diz o verso da inédita e confirma que além da coragem de amar e deixar, a coragem e talento e "feeling" fazem o aparte da compositora e sua criação para a extensão de sua música.

(para sambas e bossas de verão/fotos F. de Castro)

Voar nas canções compostas sob medida das intenções e simetria poética das narrativas musicadas reiteram a mão de compositora que Fátima detém. Encontra em arranjos felizes e de encorpo das suas criações a assinatura significativa e acertada de seu produto composicional. 

Volare, para latins estendidos a voos em música, também acionou cantar em italiano. E, ao laboratório de exercitar seu inglês, incidentou canção datada à década de 80. Ademais fez homenagem a João Vasconcelos e cantou um dos sucessos de Elis Regina, a grande diva daquele que realiza a Mostra CulturaThe até 01 de outubro, com patrocínio do Armazém Paraíba, por meio do SIEC/Governo do Piauí.

(quem canta pede um Tom/fotos F. de Castro)

Do show da Castelo Branco & Banda, uma intérprete + tranquila no palco e concentrada em manter o Tom pedido e estendido na força da melodia aos sambas em bossa nossa autorais. Essa mulher que compõe e também interpreta suas canções, com dignidade afinada no conjunto das experimentações musicais de linguagem popular, iniciada nos morros cariocas, botequins urbanos e clubes do samba.

Revisitou composições de shows e discos, respectivamente,"Pedindo um Tom" e "Bossas de Verão" e sempre cantou com uma alegria de apresentar canções apropriadas do seu "mètier" composicional.

Fátima Castelo Branco reforçou o time de parceiros da Mostra CulturaThe que até o dia 25 já haviam passado pelo "Osório Jr."/BCD. e, na sua noite dedicada aos samba bossa, fez bem cantar acompanhada de corpus de músicos e instrumentos cúmplices da atuação.

Essa bossa é nossa e só canta samba e faz-se voz na intencionada ousadia compensada de Fátima C. Branco. O Mostra CulturaThe orgulhou-se de ter em sua programação uma das artistas locais que mantém acesa o que, segundo João Vasconcelos, recupera um hábito brasileiro em processo de extinção, as boas e "velhas" composições que contam histórias nas cifradas melodias eficientes e musicais.


(Fátima é CulturaThe/fotos de F. de Castro)

Parabéns à Fátima Castelo Branco & Banda. A noite de 26 de setembro deu régua e compasso em seu melhor da canção brasileira e brilhou música no CulturaThe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário