domingo, 27 de abril de 2014

É Cultura

Que vinga
Nesta segunda feira, 28, a partir das 9 horas da matina, na Sala Torquato Neto, o Fórum das Artes Cênicas 2014 está de portas abertas para receber a classe artística, comunidade e debatedores culturais. Promovido pelo Sindicato de Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão - SATED PI, o Fórum vai ganhar corpo e abrir discussões acerca do movimento e ações culturais da cidade e estado.
Depois do encontro ocorrido sábado, 26, na Casa da Cultura, que reuniu o Presidente do SATED - CE, Oscar Rooney, a equipe do SATED - PI, artistas associados e profissionais da área de moda (passarela e fotografia) para uma conversa sobre o tema "Modelos e Manequins - Direitos e Deveres da Profissão", nessa manhã da segunda feira, os trabalhos se reiniciam e continuam até quarta feira, 30.
(Oscar Rooney e Lari Salles, presidentes do SATEDs Piauí e Ceará/divulgação)
Dia 28 de abril, as atividades acontecem na Sala Torquato Neto (Complexo Cultural Clube dos Diários/Theatro 4 de Setembro). Às 9 horas, o Debate será sobre “Formação e Qualidade Técnica”. Na mesa de debates estarão Ací Campelo, diretor de cena e dramaturgo; Adriano Abreu, ator e diretor de teatro; Franklin Pires, diretor da Escola Técnica de Teatro Gomes Campos; Luzia Amélia, diretora do Núcleo da Escola Técnica de Dança e Roberto Freitas, coordenador do Grupo Cordão de Dança.
Em seguida, o Parfor (UFPI), com os professores doutores Odailton Aragão e Zozilena Froz, toma a cena. Ainda na manhã, haverá uma pausa às 11 horas e, às 11h30, o tema seráProdução e Mercado”, com César Crispim; Francisco Pellé, Walfrido Salmito, Tio Boscoli, Rui Miranda e Antoniel Ribeiro.
Terça feira, 29, às 9 horas, o tema em questão, “Fundac - Plano Estadual de Cultura 2014”, contará com a palavra de Scheyvan Lima, Liana Santana, Jairo Araújo, Francisco Pellé, Ací Campelo e Francisco de Castro. Um intervalo, às 11 horas, antecederá a discussãoFCMC – Plano Municipal de Cultura – Lei A. Tito Filho”. Os convidados ao tema, Lázaro do Piauí, Daniel de Aracacy, Jairo Araújo, Francisco Pellé, Ací Campelo e Francisco de Castro.
Dia 30, quando serão encerrados os trabalhos do último dia do Fórum, já às 9h, a Palestra a ser proferida apontará a temática O Profissional das Artes Cênicas”. A  Presidente do SATED - PI, Lari Salles, encaminhará o assunto. Às 9h30, a professora doutora Ana Regina Rêgo (UFPI) e o deputado estadual Fábio Novo discorrerão sobreProjetos e Leis em ano Eleitoral”.
Na conclusão, do Fórum das Artes Cênicas 2014, acontecerá uma homenagem, prestada pelo SATED-PI,  a artistas que desenvolvem ações culturais continuadas nas artes cênicas em Teresina e no estado.
 (arte identidade do SATED-PI/divulgação)

A homenagem especial do Fórum 2014 indica a atriz Lorena Campelo. Os demais homenageados receberão Placas de “Prêmio Especial do Teatro Piauiense” e Medalhas de Honra ao Mérito SATED-PI.      
"A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos."   sated piauí       

Nenhum comentário:

Postar um comentário