domingo, 20 de abril de 2014

Bela do Norte

 A nereida de Belém, do Brasil
por maneco nascimento

Vem aí uma das vozes + carismáticas, calientes e determinantes da canção do norte do país. O contralto Fafá que o Belém, do Brasil, nos rendeu. Seria só + uma Maria de Fátima se não tivesse a força e a alegria de mulher porreta do Belém do Pará, terra de carimbó, merengue a la bralisiana e não fosse de um refinado calor vocal para assinar como a bela da hora, Fafá de Belém.

A cantora Fafá de Belém chega a Teresina, dia 24 de abril (quinta feira), para + uma edição do Projeto Seis & Meia. O Seis & Meia acontece, na Galeria do Clube dos Diários, a partir das 18h30. 

O show musical da Bela de Belém será de Voz e Piano e, seguramente, haverá tempo para rememorar os maiores sucessos d'Ela, que marcou gerações e hits na discografia nacional e nos desdobramentos na mídia que compunha, à época, aos nomes da melhor MB.

Bendita entre as vozes de Elis Regina, Maria Bethânia, Gal Costa, Clara Nunes, Zizi Possi e um infindável rosário de belos exemplos de vocal brasileiro, Fafá de Belém "foi assim como um resto de sol no mar, como a brisa da..." sorte de pré-amar, que a amamos, enfim. 

Um dos melhores sorrisos e gargalhada doce e de felicidade intensa registrados aos anais da música e da memória cultural brasis. Fafá de Belém, amada pelo Brasil e também em terras de além-mar (Portugal), a cantora continua na crista da onda a cantar loas de amor e paixão para licenças poéticas de casa e fados de sua segunda terra, natal de origens familiares.

Nesta quinta, 24, o Projeto Seis & Meia nos brinda com a voz, sensualidade, prazer em cantar e, bem, o muito do pano às mangas da árvore da boa e velha (conformidade ao novo) MPB. Sem perder-se do norte de suas raizes, também não abriu mão do conselho recebido de Elis Regina, a grande mãe dos iniciantes, para que nunca permitisse que alguém roubasse seu sorriso.

E, sem tirar o sorriso do caminho, para lembrar Nelson Cavaquinho, Ela passa cumprindo história, porque assim nasceu o pássaro do norte, filha da Amazônia Legal, em legal intensidade de trazer alegria aos corações brasileiros. 

Para corações canta a olhares em "Vermelho", à "Abandonada", a "Nuvens de Lágrima" e "Corações do Agreste" porque "Foi Assim" que a canção nacional rezou orgulho e, em "Ave Maria", selou o milagre da voz que de Belém nos legou Fafá, esse "Pássaro Sonhador".

Sobre a artista.

Fafá de Belém, nome artístico de Maria de Fátima Palha de Figueiredo, é uma cantora e atriz brasileira, que começou sua carreira musical fazendo pequenas apresentações em eventos em cidades como Bahia. Nasceu em 9 de agosto de 1956, em Belém do Pará. Aos cinquenta e sete anos bem vividos, Maria de Fátima é filha de Eneida Palha e Joaquim de Figueiredo. Mãe de Mariana de Figueiredo Mascarenhas. Recebeu indicações ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Regional ou de Raizes Brasileiras. (wikipédia)

  • Mas seu maior Prêmio foi ter sido escolhida pelo destino para ser filha do Brasil e colhida como a nossa Fafá de Belém.

  • Fafá de Belém entra em cena, logo após a apresentação dos artistas convidados, locais, Silmara Castro & Alcides Valeriano. O casal 20 da música piauiense chega ao século 21 mantendo a mesma cor e emoção de quem cantou sucessos e compôs a agenda da cidade, como "quem foi por ai, levando o violão embaixo do braço, em qualquer esquina eu paro, em qualquer botequim..." (Zé Keti) e quem perguntar por eles, dirão que a saudade rói, o peito dói, estão nas ruas, na cidade, no mundo da vila do coração e da canção. Têm amigos, são populares, estão por ai sempre pensando na música, na canção e na arte de ser feliz e do fazer o cultural.
    (Silmara & Alcides cantarão no Seis & Meia/Divulgação)

    Então, dia 24 de abril, uma das filhas do furacão Elis, será mote da felicidade na agenda do Projeto Seis & Meia. Fafá de Belém, em Voz e Piano, brindará Teresina com sua energia agreste de norte do país continental de Deus brasileiro. 

    (Fafá de Belém, a musa de Belém/Divulgação)

    Essa nereida que o tempo confirmou, será régua e compasso ao memorial da MB repercutido e Silmara Castro & Alcides Valeriano energizam, de entrada, uma noite para não ser esquecida, que dirá perdida. 

    Serviços -

    Projeto SEIS E & MEIA 
    Show Musical - Fafá de Belém em Voz & Piano
    Quinta Feira, 24 de abril
    às 18h30
    Na Galeria do Clube dos Diários
    Artistas Convidados - Silmara Castro & Alcides Filho.
    INGRESSOS LIMITADOS, à Venda, a partir da Terça Feira, 22
    R$ 30,00 (Inteira) e R$ 15,00 (Meia).
    Informações: 3222 7100.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário