segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Tempo de teatro


Tempo de teatro
por maneco nascimento

Corrida uma semana, desde que aberta ao 18º. Festival Nacional de Monólogos “Ana Maria Rêgo” – Prêmio Zezé Lopes e ao 5º. Festival de Teatro da Cidade de Teresina, o último domingo, dia 14 de agosto de 2011, a partir das 18 horas, na Praça Pedro II, às portas do Theatro 4 de Setembro, foi hora de finalização de um bom tempo de teatro, com show da Banda Theregroove e Premiação dos concorrentes.

Pelo 4 de Setembro, durante o concurso de monólogos, dramas e comédias, tragédias e novas licenças poéticas à dramaturgia praticada foram a lei da oferta e das procuras do ator na busca de sua personagem.
 (Claudiana Cotrim: "Medeia"/foto: acervo)

Medéia”: Claudiana Cotrim//Urias de Oliveira (RJ); “Esperando na Rodô”: Reinaldo Facchini//Marco Pavani (SP); “Rainha do Rádio”: Lari Sales//Lari Sales (PI); “O Miolo da Estória”: Lauande Aires//Lauande Aires (Ma); “Balanço”: Bruno Peixoto//Edson de Oliveira (Go) e “Boi”: Guido Campos//Hugo Rodas (Go), um banquete de espetáculos pelas experiências da cena vicejada.
 (Bruno Peixoto: "Balanço"/foto:Layza Vasconcelos)

No palco do Teatro Municipal João Paulo II, sempre às 18 horas, o teatro da cidade se representou bem. Dia 09/08, o espetáculo de dança/teatroEla”, com direção e concepção dramatúrgica de João Vasconcelos e direção de coreografia de Valdemar Santos, encantou pelas imagens de memórias sociais da mulher de ontem e hoje. Um belo projeto de cênicas.
 ("Ela", de João Vasconcelos e Valdemar Santos/foto: OPEQ)

Dona Flor e seu único futuro Marido”, do Grupo Sinos de Teatro, com direção de Jean Pessoa, foi a vedete festejada. Numa linguagem de teatro de rua encantou o público da Praça Pedro II, na abertura do FESTMONÓLOGOS, como também o que prestigiou o espetáculo, dia 10/08, no Teatro João Paulo II.
 ("Dona Flor e seu único futuro Marido"/foto: acervo)

O infantilSenhor Rei, Senhora Rainha”, do Grupo Raizes de Teatro, dirigido por Lorena Campelo para texto de Benjamin Santos, um exercício divertido, em processo de maturidade de linguagem, para a platéia de infantes. As crianças do bairro Dirceu conferiram graça e humor pelo dia 11 de agosto.

Para fábulas e encantos de títeres e mamulengos, dia 12/08, “O desejo de Catirina”, do Biboca de Teatro, com direção de Wellington Sampaio, um gracejo eficiente da ânima de bonecos para a temática do bumba-meu-boi. O calor de alegria recuperando risos de adultos e crianças.

E fechando a semana de teatro da cidade, “O diário da Bruxa”, do Grupo Proposta de Teatro, direção assinada por Roger Ribeiro, reiterou a prática local de teatro à representação, com total efeito de fantasias, lúdico e ciência da cena. A boa prática cênica por aqui investida.
 (Aninha Carvalho, a fada d"O diário da Bruxa"/foto: Amana Dias)

A fábula homenageou Teresina e, especialmente, o Teatro Municipal João Paulo II, em seu aniversário de 6 anos de vida, completados dia 13 de agosto de 2011.
 (Zé Dantas, Aninha Carvalho, um infante e Vitorino Rodrigues/foto: Amana Dias)

Em tempos de teatro, pode-se conferir grandes atores e atrizes, belas montagens com suas delicadas luzes e virtuose dramatúrgicas feitas para brilhar e reinventar o ato fingidor de cada ator.
(Reinaldo Facchini: "Esperando na Rodô"/foto: acervo)

Caso o homem não tivesse inventado o teatro, este teria se auto-gerado. O teatro dessa forja que aquece a máquina das emoções e sentimentos mortais se estabelece pela magia das sombras e luzes da natureza humana investigada e, pelo encanto do fingimento, restitui a epifania de atuação do indivíduo coletivizado.
(Lauande Aires: "O Miolo da Estória"/foto: acervo)

Em seus festejos de aniversário dos 159 anos, premiada é a cidade de Teresina, por sediar a 18ª. Edição do Festival Nacional de Monólogos “Ana Maria Rêgo” – Prêmio Zezé Lopes e o 5º. Festival de Teatro da Cidade.
 (Guido Campos: "Boi"/foto: Layza Vasconcelos)

O maior Prêmio, do ator ao seu ato completo, será grande e terá + elaborado foco quando compreendida a encenação, voltada ao seu “real” fazer teatral. Todos os convidados e participantes dessa semana de teatro saem vitoriosos, em tempo da melhor representação à mímesis de Baco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário