quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Partituras na calçada


Partituras na calçada
por maneco nascimento

Foi em noite de 15 de agosto que a Prefeitura de Teresina, através da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves e Semcom, realizou no Adro da Igreja de São Benedito o Concerto erudito-contemporâneo que reuniu a Orquestra Sinfônica de Teresina – OST, o Ockteto Vocal, Luana Campos e Ortiga Jr./Cojobas, em antecipação do aniversário de 159 anos da Cidade.

Em seu requintado e diverso repertório, a OST foi show para enlevar ouvidos e sensibilidades concentradas ao bom som e tons trabalhados.
                                                                     (OST/acervo)
O orgulho da cidade chega pelo grupo de músicos que a cidade produziu à Orquestra Sinfônica da terra cajuína. Caso as melodias das partituras não se tivessem derramado pela calçada e degraus da São Benedito e enleado o vultoso público, ainda assim a OST não seria efeito menor.

O erudito transcendeu a pauta musical das teorias ensaiadas e saltou para o calor da multidão que cercou o espaço construído para receber tamanha virtuose de música em rastro de expansão da terra musical e musicalização refinada para noite de aniversário festejada. 

Quem achava que tinha visto tudo, pasmou quando Ortiga Jr./Cojobas, Luana Campos e Ockteto Vocal juntos e misturados com a Orquestra Sinfônica de Teresina preencheram o céu e o asfalto de luzes dispersadas às melodias transversais ao erudito, pop e rock’ in roll. 

Orquestrou-se uma novidade que encantou até aos velhos, e ainda de pé, casarões no entorno da igreja São Benedito, Palácio do Karnak, Praças da Liberdade e São Benedito.

Um assomo de beleza e talentos equilibrados para rocks e pops e clássico-eruditos e toda sorte de manifestação apaixonada para a música apresentada ao público que concorreu àquela noite.

Quando Luana Campos abriu a boca em solo de Pink Floyd foi como memórias mitológicas de argonautas que, ao esquecerem-se de tapar ouvidos com cera de abelha, não conseguiram evitar a sorte de serem atraídos na armadilha da canção de nereidas. 

Luana Campos provou que não só é a novidade que a cidade espera, mas o melhor registro vocal que Teresina já produziu. A voz da solista deságua sobre os mortais causando desejo de lento reverberar.

Belo presente para Teresina que, em tenra idade, comemora seus arroubos de aniversariante de média cidade em sonho de busca da metropolização. Com + atitude política e melhor olhar ao cidadão talvez durma princesa infante e acorde imperatriz/rainha dos canteiros verticais arranhando nuvens de metrópole versejada.

A noite de aniversário que começou com João Cláudio e seu humor econômico, mas venal, foi evoluindo crítico-construtivo ao puxão da orelha do administrador público e finalizou-se com uma festa de arromba às vezes da OST, Ockteto Vocal e Cojobas e às vozes incomuns de Ortiga Jr. e da bela da noite, Luana Campos. A cidade não foi a mesma depois daquele concerto para Teresina.
 (fotos concerto para Teresina/acervo: site o melhor do piauí)

 Variando entre o rock e o erudito, Luana Campos esteve muito bem acompanhada e, com aquele rostinho de vestal, repercutiu o mito das Nereidas* e encantou homens, mulheres, crianças e até o mundo invisível em redor do show armado para noite de 15 de agosto.

Teresina agradece ao maestro Aurélio Melo por possibilitar encontro de musicalidade ímpar.

(*) Nereidas ou Nereides. Filhas de Nereu e de Dóris. Nereu compartilhava com elas as águas do Mar Egeu. As Nereidas eram veneradas como ninfas do mar, gentis e generosas, sempre prontas a ajudar os marinheiros em perigo.
Por sua beleza, as Nereidas também costumavam dominar os corações dos homens. São representadas com longos cabelos, entrelaçados com pérolas. Caminham sobre golfinhos ou cavalos-marinhos. Trazem à mão ora um tridente, ora uma coroa, ora um galho de coral. Algumas vezes representam-nas metade mulheres, metade peixes.
(Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Acesso 17/08/2011, 19h)

Nenhum comentário:

Postar um comentário