sábado, 22 de agosto de 2015

FestLuso chancelado

Abertas as Fronteiras da Lusofonia
Chanceladas todas as entradas e bandeiras da Lusofonia. Está deflagrado o tempo de convergir ao Estado Lusófono. 
De 24 a 30 de agosto, na Praça Pedro II, Theatro 4 de Setembro, Teatro Estação, Teatro do Boi e em Timon, no Maranhão, a cena lusófona ganha os palcos e divide, com Teresina, o que há de mais sagrado, nesse templo profano de loas ao deus Baco.
6º. Festival de Teatro Lusófono – FestLuso 2015, na hora e vez da augusta matraca atomizar falas, vozes, cenas, estéticas, interações sócio culturais que ampliam mais as fronteiras da lusofonia.
Teresina, Piauí; Cubatão, São Paulo; Luanda, Angola; Maputo, Moçambique; Porto, Portugal; Sintra, Portugal; Recife, Pernambuco; Macau, China; Salvador, Bahia; Timon, Maranhão; Rio de Janeiro, RJ; Mindelo, Cabo Verde; Fortaleza, Ce; São Paulo, SP e Almada, Portugal serão os códigos e licenças poéticas aos palcos de Teresina. A cidade será a Capital da Lusofonia.
Já nesta segunda feira, 24, o Grupo Harém de Teatro abre a cena e recepciona os parceiros e amigos de língua e linguagem do Teatro sem Tradução. 
Às 20h30, no palco do Theatro 4 de Setembro, se poderá conferir a última montagem do Grupo. Harém 30 Anos comemorando-se com “Um bico para Velhos Palhaços”, texto do romeno Matéi Visniec.
Três Palhaços se reencontram depois de percorrerem seus próprios mundos do riso e da felicidade. Numa sala de espera aguardam a hora para uma entrevista de emprego. Humor refinado e venal, picardias perversas e ironias de caprichos da inteligência da e à cena brasileira, colhidos da pedra base do riso romeno à expansão hareniana, será o mote da felicidade na abertura da cena lusófona no 4 de Setembro.
(Velhos Palhaços em cena/fotos Margareth Leite)
Um Bico para Velhos Palhaços”, com acento de dramaturgia de cena construída por Arimatan Martins e reúne os atores Fernando Freitas, Francisco de Castro e Francisco Pellé. Produção executiva, Soraya Guimarães; iluminação, Assai Campelo; cenografia e adereços, Manu Andrade; figurinos, Bid Lima; pesquisa e música incidental, Zé Dantas; músicas compostas Daniel Hulk e André de Sousa e consultoria de corpo e movimento, de Lenora Lobo. A realização do espetáculo às expensas do próprio Grupo.
Emocionar e revelar novos risos na ironia política e refinada hareniana que encontra identidade de interações estéticas em Matéi Visniec, é o que os convidados lusófonos terão, nesta segunda feira, 24, 20h30, na abertura da cena lusófona na cidade. O homem brasileiro ao centro da cena em afinada ação teatral com grande autor do leste europeu.
Depois da segunda feira, 24, a cidade pipoca em ações de teatro na rua, nos palcos, salas às oficinas, estas já iniciadas, desde o dia 20 de agosto, e os encontros naturais entre amigos, convidados, público, amantes e curiosos que se concentram para ver, interagir a nossa língua, nossas pátrias, as lusofonias expressadas.
Na terça feira, 25, os espetáculos acontecem, no Teatro do Boi, às 18h30, com “Um punhado de terra”, montagem do Teatro Art’Imagem, de Porto, Portugal; 
no Theatro 4 de Setembro, às 20h30, a peça  “Os sapatos que deixei pelo caminho”, Teatro do Kaos, de Cubatão, São Paulo, Brasil e, no Teatro Estação (Miguel Rosa com Frei Serafim, antiga Estação Ferroviária RFFSA), às 23h, na Mostra HomoAfetiva, o espetáculo “Sobre Borboleta”, do Grupo de Teatro “Procópio Ferreira”, de Teresina, Brasil.
Para as horas dos encontros e confraternizações, os Shows Musicais acontecem no Espaço Cultural Trilhos, às 00h00, e dia 25 de agosto, a feliz atração é Gonzaga Lu.
Ventos Lusófonos arejam arte e cultura em Teresina, de agosto. Abertas as Fronteiras da Lusofonia. De 20 a 30 deste, fala, vozes e pensamentos cultuam a cena Lusófona. É o tempo da capital do Teatro Lusófono. FestLuso 2015.
Harém 30 Anos. Fronteiras Livres. Entradas e bandeiras Lusófonas Francas. Teatro Sem Tradução!
 
Bônus:
O Programa Formativo segue, de vento em popa. Começou dia 20 e seguiu até dia 24, das 9h às 12h, a Prática Oficina Teatro de Rua - Práticas de rua; Performances; Intervenções e pensamentos; Formas de habitar a cidade, com Vanéssia Gomes, do Grupo Caretas de Teatro de Rua, de Fortaleza, Ceará. A prática na Escola Técnica Estadual de Teatro "Professor José Gomes Campos"

De 25 a 28 de agosto (terça a sexta), de 9h às 12h, a Oficina Teatro Documentário: nem tudo é ficção, com Luiz Antonio Sena Júnior, d'A Outra Cia. de Teatro, de Salvador, Bahia. Local, Sala de Oficinas, no Theatro 4 de Setembro.

A Oficina Voz em Gil Vicente, de 25 a 28 de agosto, com Daniela Pêgo, do Teatro Art'Imagem, de Porto, Portugal, na Sala Oficina "Procópio Ferreira", de 14 às 18 horas.

Dia 26 de agosto, na quarta feira, às 10 horas, Projetos Vozes da Terra - "As Marionetas asiáticas - raízes culturais". Palestra com Elisa, Curadora do Museu de Marionetas de Macau (em fase de implantação), sob a tutela da Casa de Portugal em Macau, na China. O encontro, no Teatro Sala Torquato Neto.

Dia 30 de agosto, domingo, A Grande Festa. Em estreia mundial, "A Grande Festa", numa co-produção entre o FestLuso e o Teatro Extremo, de Almada, Portugal. A oficina, diálogo, interação direta de construção do pensamento integrado é uma performance multidisciplinar dirigida pelo encenador do Teatro Extremo, Fernando Jorge Lopes, que conta com a participação de artistas piauienses de várias disciplinas e vieses artístico afins. A prática será construída a partir da Declaração dos Direitos Humanos, uma visão em fragmentos lúcidos e lúdicos do mundo contemporâneo.

Harém 30 Anos. Fronteiras Livres. Entradas e bandeiras Lusófonas Francas. Teatro Sem Tradução!
Informações:
86 9 95148466/ 86 988512959 (Francisco Pellé, Coordenação)
86 9 9975 8155 (Francisco de Castro)
86 9 9514 8466 (whatsapp)/86 9 8830 8653 (sorayathe@yahoo.com.br)
86 9 99462613/ 86 9 95148466/ 86 9 88512959

 (Um Bico para Velhos Palhaços/Fotos: Margareth Leite)

Nenhum comentário:

Postar um comentário