segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Encontro de artistas lusófonos

diálogos integrativos
por maneco nascimento

Nesta manhã do dia 24 de agosto, a partir das 11h30, em uma das Salas Auditório do Luxor Hotel, rede de hotelaria que sempre hospedou os convidados do FestLuso em todas as edições, foi franqueado o Encontro de artistas lusófonos, em diálogos integrativos e interação das pátrias lusófonas aqui reunidas.

Artistas de África, Portugal, Macau/China e Brasil dividiram impressões de chegada e ficaram frente à frente com a organização do FEstLUso e dos artistas locais que os recebem.

Encenadores, diretores, atores, atrizes, técnicos, dramaturgos, autores, oficineiros e palestrantes estavam presentes à saudação do primeiro encontro oficial, antes que comece a maratona de cenas lusófonas espalhadas por equipamentos culturais da cidade de Teresina e, em Timon, no Maranhão.

(Encontro de artistas lusófonos/foto: Avelar Amorim)

Representantes e representáveis de Teresina/PI Brasil; Cubatão/SP; Maputo/Moçambique;Porto/Portugal; Sintra/Portugal; Macau/China; Recife/PE Brasil; Salvador/BA Brasil ; Timon/MA BrasilRio de Janeiro/RJ Brasil; Mindelo/Cabo Verde; Fortaleza/CE Brasil; São Paulo/SP Brasil  aproximaram as primeiras impressões e conheceram uns aos outros. Trocaram informações e demonstraram alegria de estarem incluídos nesse grande encontro da Lusofonia. 

O país Luanda/Angola, ainda em trânsito rumo a Teresina, mas já participa dos diálogos de aproximação, enquanto não marca chão em terras mafrensinas.

Francisco Pellé, Coordenador Geral do FestLuso, deu as boas vindas aos amigos artistas e convidados e norteou a plateia sobre o surgimento do FestLuso, que tem uma ligação direta com a estadia que ele, Pellé, teve em Portugal, em 1998, quando integrou nações lusófonas reunidas, em interações estética. 

Falou, em seguida, das dificuldades em realizar o evento, em anos eleitoreiros, e da decisão da Comissão FestLuso em transformar o Festival para realizações bienais. Depois vieram assuntos práticos de logística, hospedagem, alimentação, transporte e outras afinidades às montagens de espetáculos, etc. 

Discorreu sobre a ideia da itinerância do Festival, e das perspectivas já em planejamento de realizar o evento em São Luís, do Maranhão, e que estão abertas as perspectivas a que o FestLuso possa sair de Teresina, para outras edições, em outros estados ou países, haja vista ele não ter sido pensado para ocorrer só no Piauí. 

Também sinalizou para a programação da noite de 24 de agosto, com a apresentação de "Um Bico para Velhos Palhaços", montagem do Harém, no Theatro 4 de Setembro, a partir das 20h e que a Abertura Solene do FestLuso ocorrerá logo após a apresentação da peça. Para noite pensada haverá um único espetáculo. Na sequência um show musical, no Espaço Cultural "Osório Jr.", com a Banda Vermelha.


Airton Martins lembrou que, em uma das edições anteriores, o FestLuso estendeu-se a Salvador, na Bahia, e aquele estado recebeu as companhias de teatro africanas. Os espetáculos se apresentaram em Teresina e seguiram para a Bahia

Falou, ainda, o Presidente do Harém, acerca do cerimonial, de logo mais à noite, quando será aberto, oficialmente, o FestLuso para os espetáculos. E que as falas locais, representando o Brasil, serão apresentadas pelo ator, dramaturgo e diretor de teatro José Afonso de Araújo Lima e as de representação dos países convidados ficarão a cargo do ator e diretor português, Fernando Jorge Lopes, do Teatro Extremo, de Almada, Portugal.

Arimatan Martins, diretor artístico do Harém, também deu suas falas, reiterou assuntos já comentados pelo Pellé e finalizou saudando os convidados e convidadas. Lourimar Veira, de Cubatão, São Paulo, pediu aparte para falar de quando conheceu Francisco Pellé, há 29 anos, e que estava sendo um grande prazer estar em Teresina, participando do Lusófono. 

O ator e diretor de teatro, Lourimar Vieira, convidou os presentes para assistirem a seu espetáculo, "Os sapatos que deixei pelo caminho", na terça feira, 25,  às 20h30, no Theatro 4 de Setembro, e disse que a peça é uma declaração de amor ao Piauí.

Após  consignadas todas as conversas e finalizados os informes aos artistas e convidados, seguiram todos para o almoço.

Foi uma manhã produtiva e proativa no Encontro de artistas lusófonos em diálogos interativos.
 (diálogos integrativos em manhã do Encontro de artistas lusófonos/foto: Avelar Amorim)

FestLuso - Festival Internacional de Teatro Sem Tradução!

Nenhum comentário:

Postar um comentário