quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Evoé, Lusofonia!

FestLuso 2015!
por maneco nascimento

Aberto, oficialmente, o 6xto. Festival de Teatro Lusófono - FestLuso 2015, na noite de 17 de agosto de 2015, a partir das 19h30, no Café Literário "Genu Moraes". Artistas, imprensa, diretores de Grupos, autoridade governamental e nós que aqui estamos e que insistimos em manter a chama acesa do oráculo de Baco, artista da terra e do movimento de teatro amador de Teresina Piauí Brasil.

O evento foi aberto com um vídeo sobre o último Festival realizado, FestLuso 2013. Depoimentos de público, artistas, trânsito pelos locais de lusofonia e a interação com as pessoas que repetiam à câmera "língua portuguesa".

Em seguida, a palavra foi franqueada a Francisco Pellé, Coordenador Geral do FestLuso, que testemunhou sua experiência em intercâmbio em Portugal, nos anos de 1998 e 1999, em que conviveu com artistas, atores, diretores, encenadores de países da língua lusófona.

Dessa experiência, a ideia tornada real, o Festival de Teatro Lusófono. Apresentou a Programação do FestLuso e acrescentou que, toda vez que se abre uma nova edição do Lusófono, as pessoas sempre perguntam qual é a novidade do evento em curso e ele sempre responde, "é a realização de mais um Festival", finalizou suas falas.

Arimatan Martins, diretor de teatro e diretor artístico do Harém de Teatro falou de + uma empreitada a somar o histórico da lusofonia instaurada em Teresina e desse  grande encontro que nos reúne à mesma língua e estéticas aproximadas nesse estreitar de fronteiras da língua lusófona. Airton Martins, Presidente do Harém, que fez as vezes de cerimonialista, lembrou que entre os países amigos parceiros que estarão reunidos neste 2015, também contaremos com Macau, China.

Também falou Adriano Abreu, diretor e ator de teatro, que nesta edição do FestLuso, está responsável, juntamente com Silmara Silva, pelas Programação Formativa do Festival (oficinas, palestras, encontros, et al). O artista discorreu da importância de + um edição do Lusófono e que se inscreve na categoria de filho dos que vieram antes dele, ali representados pelos Grupos Harém, Raizes (Aci Campelo) e Grutepe (José Afonso de Araújo Lima).

O Secretário de Estado da Cultura do Piauí, Fábio Novo, também pronunciou-se para falar dessa proximidade que a Secretaria impõe manter com a arte e cultura e artistas e que o Governo do Estado também é muito sensível ao Festival Lusófono.

Lembrou, Fábio Novo, que fora a Portugal e conheceu o projeto do Grupo de Teatro Extremo, que mantém um parceria com o teatro do Harém. Acrescentou que, na manhã seguinte, 18, no Palácio do Karnak, o Ministro da Cultura, Juca Ferreira, seria recebido e participaria do lançamento do Festival de Rabecas de Bom Jesus do Gurgueia e convidou o Harém para também relançar, no Palácio do Governo, o FestLuso na presença do Ministro de Estado.

Finalizou suas falas falando da importância dos projetos culturais Rabecas e Lusófono para o estado e convocando a todos os presentes a comparecerem ao Palácio de Karnak para recepcionar Juca Ferreira.

Noite concorrida e pontapé inicial de dias da Lusofonia que já começam os serviços a partir do dia 20 de agosto, com o Programa Formativo (Oficinas e Palestras) e, no dia 24 a abertura da cena na cidade, com o espetáculo "Um Bico para Velhos Palhaços", montagem do Grupo Harém de Teatro e direção de Arimatan Martins, em recepção aos amigos e países lusófonos.

De 25 a 30 de agosto, na Praça Pedro II (Mostra de Teatro na Rua), 17h; espetáculos no 4 de Setembro, 20h30, Teatro do Boi, 18h30, Espaço Cidadania, em Timon (Ma), 17h, Teatro Estação, 23h e no Espaço Cultural Trilhos (Shows Musicais).

Abertas as Fronteiras da Lusofonia. As naus capitaneas começam a ancorar nos portos lusófonos de Teresina Piauí Brasil. A nós, Portugal África Macau China e Brasil, de todos os ritos e rituais a Bacos contemporaneizados que aqui se instalam, de 24 a 30, e que Deus, que é brasileiro, também comparece na capital do teatro Lusófono a ver onde chegamos.

(Tarciso Prado, nosso Grande ator e diretor homenageado no Lusófono 2015)

(selfie Lusófono de artistas no lançamento do Festival/foto Junior Marks)

Evoé, Lusófono 2015!

Nenhum comentário:

Postar um comentário