terça-feira, 9 de outubro de 2012

Teatro para criança


Teatro para criança
por maneco nascimento

O SESC Piauí abriu dia 08 de outubro de 2012, sua semana da criança “VII SESC Teatro Pipoca e Guaraná”, em quatro casas de espetáculos da cidade, Teatro do Boi – Complexo do Matadouro, Theatro 4 de Setembro, Teatro da Assembléia e Teatro Municipal João Paulo II.

Como projeto de descentralização das atividades cênico-culturais infantis do eixo do 4 de Setembro, consegue abrir um leque de oportunidade a novo público em zonas distintas da cidade. Com o agendamento de escolas públicas da capital detém a atenção de crianças que, em alguns casos, estariam indo a um Teatro pela primeira vez. Formação de platéia em andamento.

Dia 08 de outubro, em duas sessões, pela manhã, no palco do Teatro Municipal João Paulo II, o artista e Mestre bonequeiro Afonso Miguel foi a melhor companhia das crianças convidadas ao Projeto. Com o espetáculo “No terreiro de Casimiro Coco”, do Grupo Fantochito, que envolve interação musical com o público, no primeiro momento, e a história de nego Benedito e seus causos de vencer monstros e salvar a mocinha, em seguida, um show de encantos e atração total da atenção infantil.

Com duas sessões realizadas a cada turno, na manhã foi a vez dos divertidos bonecos em musical da cultura popular, com Afonso Miguel. No horário da tarde, a companhia mamulenga que trouxe alegria à criançada foi a do Grupo Biboca de Teatro, com texto e direção de Wellington Sampaio, o divertimento em drama popular doméstico de nego Chico e Catirina, em “O Desejo de Catirina”.

Não há como não se encantar com a magia dos mamulengos e títeres e suas vidas animadas a cargo de humor, picardia popular, causos e contos e o resgate da cultura nativa dos terreiros das fazendas. Suas peculiaridades, mitos e lendas recheados de lúdico e fantasia nas vozes dos bonecos e sua energia dramática de fazer rir em “sketchs” tão simples, mas carregadas de magia infantil.

Tanto Afonso Miguel , nas sessões das 9h e 10h da manhã, como Wellington Sampaio, às 15h e às 16h, uma deliciosa festa popular para prender o público infantil, mas também o adulto que vem em companhia da criança. No fim, se salva a alegria despejada com toda a essência desse teatro popular de mamulengos que nunca perde seu tempo de representatividade no memorial da cultura de raiz do nordeste deste continente de gene ibérico.

Os bonequeiros e artistas da praça e das tendas mágicas dos fantoches e suas peripécias da felicidade sabem de cor o mapa do riso e do entretenimento. Afonso Miguel e Wellington Sampaio têm a arte na veia do teatro popular experienciado e nunca estão prosa.

O SESC Teatro Pipoca e Guaraná acertou em cheio. A Casa sempre recheada de crianças, como uma revoada de pássaros em sombra para assuntar o raiar do dia, ou o começo da tardinha anunciada. Olhos brilhantes, corações abertos à magia do teatro e uma felicidade participativa da vida da cena.

Só por reunir crianças que saem do circuito formal da sala de aula, o Projeto já repercute ação positiva. O SESC Piauí está de parabéns e armazena resultados que os futuros amantes do teatro hão de agradecer.







Nenhum comentário:

Postar um comentário