quarta-feira, 10 de outubro de 2012

A Bruxa pegou.

A Bruxa pegou
por maneco nascimento

O terceiro dia do VII SESC Teatro Pipoca e Guaraná, nesse 10 de outubro de 2012, sem o atrativo prometido às crianças que seriam a pipoca e o guaraná, continua de evento em polpa de marmelo desejada. Mas quando o assunto é teatro para infantes, então a atração é chamariz de público.

O Teatro Municipal João Paulo II recebeu, na manhã de 10 de outubro, para duas sessões, às 8h e às 10h, o espetáculo “O Diário de Bruxa”, do Grupo Proposta de Teatro, de Vitorino Rodrigues e Roger Ribeiro. A peça por si só já se garante e o público correspondeu fielmente à bruxa + antipática e carismática da dramaturgia adaptada.

Com argumento em roteiro e texto de Vitorino Rodrigues e direção de Roger Ribeiro, “O Diário da Bruxa” tem mesmo um toque de mídias e consegue não só ter um público já fascinado pelas peripécias de pequenas maldades da vilã Furdúncia, como uma platéia interagente da ação encenada.

Consegue também abrir a guarda para prós e contra quando a personagem central, a Bruxa, rompe a cena querendo conquistar a simpatia e carinho das crianças para que estas a ajudem encontrar o velho diário perdido e recuperar as memórias de magias.

As duas sessões,
 no palco do João Paulo II, foram um luxo de interação e divertida participação das crianças convidadas de Cemeies, em suas filinhas indianas e as alegrias honestas da curiosidade infantil. As intervenções de alerta da plateia aos mocinhos da trama, acerca das “maldades” da Bruxa dissimulada, foram um espetáculo à parte.

Plateia superlotada e cada um(a) da assistência querendo dar seu “pitaco”, ou interferir no andamento do enredo que se vai revelando durante um exercício para crianças sob a linguagem de uma comédia dos erros. Reúne a montagem o mágico da graça, humor qualificado, texto e roteiro inteligente e desfecho peculiar a fábulas de reparação moral e recuperação da felicidade no final.

Um
 Príncipe encantado na forma de caldeirão, uma Fada cansada da profissão e em busca do amor de um Príncipe casamenteiro e uma Bruxa que precisa recuperar seu diário para reconquistar a juventude perdida. Sem memória, a Bruxa não pode recuperar os poderes perdidos, então usa de toda estratégia para encontrar seu livro de magias.

O Diário da Bruxa”, em passagem pelo Projeto que também leva o nome de Festival Infantil do SESC, fez sua parte e, em aparte da cena da cidade, fechou o borderô.

A Bruxa pegou! Pegou e segurou a atenção da criançada que acorreu, à manhã do dia 10 de outubro, ao Teatro Municipal João Paulo II, em conferência das traquinagens e truques de magias da Furdúncia e do troco da Fada Esperança Encantado e do Príncipe Caldeirão em ajuste de contas.

Na semana que antecede o
 Dia da Criança ver a felicidade estampada no rosto das crianças e ouvir de um adulto que “Foi emocionante!”, salva toda a boa intenção, intrínseca, de políticas públicas de arte, cultura e lazer, que há na realização desse Projeto promovido pelo SESC Regional Piauí. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário